TRABALHO DE ENFERMAGEM: VISÃO DE ENFERMEIRAS/OS E USUÁRIOS

María Clara Pesutic Barrientos Denise Elvira Pires de Pires Rosani Ramos Machado Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

compreender a percepção de usuários e enfermeiras/os sobre o trabalho de enfermagem.

Método:

pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, realizada em uma unidade de clínica médica de um hospital público e em um Centro de Saúde da Família, na cidade de Punta Arenas, Chile. Para a coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada e a análise orientou-se pela análise temática de conteúdo. Participaram 35 usuários e 16 enfermeiros. A coleta de dados ocorreu entre setembro e dezembro de 2018.

Resultados:

os resultados foram organizados de acordo com a percepção de enfermeiros e usuários em quatro categorias temáticas: 1) enfermagem como profissão de cuidado humano; 2) enfermagem e sua função administrativo- gerencial; 3) enfermagem como profissão educadora; 4) enfermagem como profissão da saúde. No caso dos usuários, também emergiu a qualificação de enfermagem como trabalho pesado e árduo.

Conclusão:

enfermeiros e usuários consideram a enfermagem uma profissão de saúde que lida com o cuidado humano, envolvendo não apenas a cura, mas também as dimensões da educação em saúde e gestão de recursos materiais e humanos. A profissão está baseada na ciência e requer formação acadêmica para o desenvolvimento adequado do trabalho nos diferentes âmbitos de atenção.

DESCRITORES:
Enfermagem; Relações enfermeiro-paciente; Cuidados de enfermagem; Papel da enfermeira; Percepção social; Humanização da assistência

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br