Acessibilidade / Reportar erro

ESTRATÉGIAS DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM PRONTO-SOCORRO PEDIÁTRICO: A BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DA INTEGRALIDADE1 ¹ Artigo baseado na dissertação - Ações de cuidado da família à criança atendida em Pronto-Socorro Pediátrico a partir do seu universo sociocultural, apresentada ao Programa de Pós-Graduação de Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2013.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa que objetivou compreender as estratégias de famílias na busca pela assistência em saúde à criança atendida em pronto-socorro pediátrico. Desenvolveu-se a entrevista semiestruturada com doze familiares cuidadores de crianças atendidas em pronto-socorro pediátrico de um hospital de ensino no período de abril a junho de 2013. Os dados foram analisados segundo os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a falta de resolutividade da atenção primária em saúde aumentam a demanda de atendimento nos serviços de urgência e emergência. Os familiares buscam o pronto-socorro pediátrico como primeira escolha de atendimento, tecendo redes alternativas como estratégia para garantir o atendimento de qualidade a seus filhos. Recomenda-se uma reestruturação dos serviços de saúde, baseada nos atributos da atenção primária em saúde, superando o paradigma atual, centrado na doença e na consulta médica, por outro que considere a integralidade do cuidado à criança e sua família.

Família; Enfermagem pediátrica; Saúde da criança


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br