Acessibilidade / Reportar erro

ATITUDES EM RELAÇÃO A PESSOAS QUE ABUSAM DE DROGAS EM UMA COMUNIDADE URBANA DE WOODBROOK EM PORT OF SPAIN - TRINIDAD E TOBAGO

RESUMO

Objetivo:

este estudo apresentará insights sobre a situação na amostra pesquisada no que se refere a atitudes em relação às pessoas que abusam de álcool por idade e sexo e que constituiria uma plataforma sobre a qual mais pesquisas podem ser conduzidas por pesquisadores no campo das drogas.

Método:

transversal que examina o perfil de uma amostra de residentes no Distrito Eleitoral de Woodbrook, Port of Spain, Trinidad e Tobago. A amostra foi composta por 121 respondentes.

Resultados:

o álcool foi a droga mais utilizada (85,2%), seguido pela maconha (86%), cocaína (69%) e derivado de cocaína (41,8%). A atitude predominante em relação às pessoas que abusaram do álcool foi a ambivalência (64,8%); isso foi seguido em menor medida por uma atitude de negatividade (34,4%), e a atitude menos significativa entre os entrevistados foi baseada na positividade (0,8%). Os entrevistados também mantiveram uma atitude negativa em relação àqueles que abusaram de cocaína e maconha.

Conclusão:

o alto nível de ambivalência em relação ao uso de álcool pode estar interligado com a aceitabilidade social e alto uso dessa droga relatada entre os entrevistados no Distrito Eleitoral de Woodbrook.

DESCRITORES
Drogas; Distribuição espacial; Comportamento de procura de droga; Características familiares; Atitude Frente a Saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br