Acessibilidade / Reportar erro

PERCEPÇÃO DE DANOS E BENEFÍCIOS DO USO DE CANNABIS ENTRE ADOLESCENTES DA AMÉRICA LATINA E CARIBE

RESUMO

Objetivo:

investigar a percepção de danos e benefícios associados ao uso de maconha entre os adolescentes e como as mudanças regulatórias podem afetar a intenção de usar maconha.

Método:

estudo multicêntrico de corte transversal. Os participantes foram 2.717 alunos com idades entre 15 e 17 anos de 10 cidades em Belize, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Jamaica, México, São Cristóvão e Nevis e Trinidad e Tobago.

Resultados:

prevalência de uso de maconha na vida de 30,6% (25,8% no ano passado, 15,8% nos últimos 30 dias). Os participantes relataram que os amigos mais próximos usam maconha (60%); e metade (55%) afirmou que não usariam maconha, mesmo se ela estivesse legalmente disponível.

Conclusão:

as estatísticas revelaram que percepção elevada de benefícios, percepção de baixo risco e uso de maconha por parte de amigos estavam associados ao uso individual, bem como à intenção de usar a maconha em um contexto hipotético de mudanças regulatórias.

DESCRITORES
Comportamento do adolescente; Cannabis; Fatores de risco; Regulamentação governamental

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br