Acessibilidade / Reportar erro

Utilização da caderneta de saúde da criança pela família: percepção dos profissionais1 1 Artigo originado da dissertação - A Caderneta de Saúde da criança na percepção dos profissionais que atuam na rede básica de saúde de Cuiabá/MT, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 2014.

Estudo qualitativo e exploratório, realizado em Cuiabá com 20 profissionais da saúde, cujo objetivo foi analisar a utilização da caderneta de saúde da criança pela família, a partir da percepção dos profissionais que atuam na rede básica de saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, com análise de conteúdo temática. Para os profissionais, o papel da família é zelar pela caderneta e levá-la em todos os atendimentos de saúde. No entanto, apesar das orientações oferecidas, a família utiliza muito pouco este instrumento. Os participantes reconhecem também que é direito da família exigir o preenchimento adequado dos dados na caderneta, atitude essa que demonstra o seu interesse pela saúde do filho, além de auxiliar o trabalho dos profissionais. A caderneta é um instrumento para a vigilância e promoção da saúde infantil, portanto, a sua utilização deve ser conhecida e valorizada pelos profissionais e também pelos familiares da criança.

Saúde da criança; Vigilância em saúde pública; Relações profissional-família; Registros de saúde pessoal


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br