Acessibilidade / Reportar erro

VIVÊNCIA DA REVELAÇÃO DO DIAGNÓSTICO PARA O ADOLESCENTE QUE TEM HIV1 1 Estudo extraído da dissertação - Ser-adolescente-que-vivenciou-a-revelação-do-diagnóstico-de-soropositividade-ao-HIV/aids: contribuições para o cuidado de enfermagem e saúde, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), financiado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), em 2013.

RESUMO

Estudo fenomenológico com o objetivo de compreender o movimento existencial do adolescente no vivido da revelação do diagnóstico do vírus da imunodeficiência humana. A pesquisa de campo ocorreu em um hospital universitário do Sul do Brasil, com entrevista fenomenológica com 12 adolescentes. A análise foi realizada com base no referencial de Martin Heidegger. Os resultados apontaram que o adolescente mostrou que tem regras e limites por ter algo que os outros não têm e aceita tomar o remédio. Mantem-se ocupado com o tratamento devido à solicitude dominadora dos familiares. Com o tempo, aprende a se cuidar. Ao compreender os motivos do tratamento, a partir da solicitude libertadora dos familiares e/ou dos profissionais de saúde, preocupa-se em se cuidar. As ações profissionais precisam contemplar a dimensão biológica e subjetiva, com o intuito de ir além da prescrição, para comprometer o adolescente com o cuidado de si.

DESCRITORES:
Enfermagem; Revelação da verdade; Saúde do adolescente; Síndrome da imunodeficiência adquirida; HIV.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br