Acessibilidade / Reportar erro

REVISÃO SISTEMÁTICA DE MÉTODOS MISTOS: MÉTODO DE PESQUISA PARA A INCORPORAÇÃO DE EVIDÊNCIAS NA ENFERMAGEM

RESUMO

Objetivo:

descrever algumas considerações metodológicas sobre a Revisão Sistemática de Métodos Mistos desenvolvida pelo Instituto Joanna Briggs, buscando divulgar o uso desta metodologia, exemplificando sua utilização e demonstrando os benefícios para a pesquisa em enfermagem.

Método:

trata-se de um artigo de reflexão.

Resultado:

percebe-se que a Revisão Sistemática de Métodos Mistos demonstra ser um método de pesquisa que se alinha às características do cuidado em enfermagem, possibilitando fazer uma análise mais ampla dos diferentes aspectos do cuidado como: a viabilidade de uma atividade ou intervenção, sua adequação a um determinado contexto, a significância da intervenção para o paciente e a sua eficácia.

Conclusão:

vislumbra-se a possibilidade de incorporar evidências científicas à prática clínica pela tomada de decisão, ampliando o foco de cuidado e trazendo benefícios aos pacientes bem como às políticas públicas. Este método valoriza o contexto da prestação de cuidados, a relação custo-eficácia e as preferências dos pacientes, cuidadores e provedores de cuidados de saúde.

DESCRITORES:
Enfermagem; Prática clínica baseada em evidências; Revisão Sistemática; Método; Metodologia

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br