Acessibilidade / Reportar erro

CUIDADO HUMANO À LUZ DA FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY

RESUMO

Objetivo:

refletir sobre a noção de intersubjetividade de Maurice Merleau-Ponty como um referencial possível para pesquisas e ações voltadas ao cuidado humano.

Método:

análise reflexiva, que desvelou três eixos temáticos: intersubjetividade e o cuidado integral; intersubjetividade e interdisciplinaridade no contexto do cuidado; e a descrição de vivências do corpo próprio no contexto do cuidado em saúde.

Resultados:

a discussão mostra elementos estruturantes da noção Merleau-Pontyana de intersubjetividade, tais como: o diálogo, o respeito, o vínculo e a linguagem. Por outro lado, revela ambiguidades inerentes ao entrelaçamento do mundo da vida e da cultura, produzidas na intersubjetividade, que faz surgir diferentes perfis de cuidado, tendo em vista seu potencial para produzir interdisciplinaridade e integralidade no contexto das práticas de saúde.

Conclusão:

a intersubjetividade pode contribuir para que o cuidado de si, do outro e do mundo ocorra de forma mais criativa e inovadora.

DESCRITORES:
Enfermagem; Cuidados de enfermagem; Saúde pública; Filosofia em enfermagem; Integralidade em saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br