RESUMO
Objetivo:
identificar as concepções dos professores sobre a relação entre teoria e prática na enfermagem.
Método:
estudo descritivo analítico, qualitativo. Participaram 18 professores de duas universidades (uma federal e outra privada) da Região Sul do país. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho e setembro de 2014, por meio de entrevista semiestruturada. Para tratamento dos dados foi utilizada a codificação aberta e axial conforme proposta por Strauss e Corbin, com o auxílio do software Atlas ti® 7.
Resultados:
emergiram as seguintes categorias: A centralidade da prática para o exercício docente e A dicotomia especialista x generalista: discursos em contraposição.
Conclusão:
as concepções dos professores sobre teoria e prática na enfermagem são amplamente conflituosas. Nas áreas consideradas de maior complexidade, o domínio do conteúdo é considerado vantajoso e preferível. As relações que enfermeiros e professores de enfermagem mantem com o saber influenciam na desvinculação entre teoria e prática.
DESCRITORES:
Docentes de enfermagem; Educação superior; Prática do docente de enfermagem; Prática profissional; Identificação (Psicologia); Enfermagem