Acessibilidade / Reportar erro

PROCESSO DE BUSCA DE FAMÍLIAS PARA A COLETA DE DADOS EM PESQUISA QUALITATIVA

PROCESO DE BÚSQUEDA DE FAMILIAS PARA LA RECOLECCIÓN DE DATOS EN LA INVESTIGACIÓN CUALITATIVA

RESUMO

Objetivo:

refletir o processo de busca de famílias para pesquisa na área rural.

Método:

reflexão sobre o processo de busca realizado em duas pesquisas (A e B) a partir de quatro fatores: o tema, os critérios de seleção, o papel do mediador e a posição do pesquisador em relação ao gênero, idade, profissão e filiação.

Resultados:

a análise destes quatro fatores no processo de busca dos participantes mostra que o auxilio dos mediadores foi fundamental para selecionar e acessar as famílias em seus domicílios. Houve dificuldade em ouvir diferentes membros das famílias. Na pesquisa A, houve maior participação dos homens adultos, e na pesquisa B, das mulheres adultas, o que coincidiu com o gênero dos entrevistadores e mediadores de cada pesquisa. Reflete-se que há necessidade da reflexividade dos pesquisadores sobre suas posições, escolha do tema, critérios de seleção dos participantes, papel do mediador para avaliar as razões das dificuldades no recrutamento dos participantes e impactos nos resultados das pesquisas em área rural.

Conclusão:

o processo de recrutamento dos participantes deve ser melhor considerado pelos pesquisadores para a maior qualidade das pesquisas qualitativas.

DESCRITORES:
Pesquisa qualitativa; População rural; Família; Sujeitos da pesquisa; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br