IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DOS BUNDLES NA REDUÇÃO DAS INFECÇÕES DA CORRENTE SANGUÍNEA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

IMPACTO DE LA IMPLEMENTACIÓN DEL BUNDLES EN LA REDUCCIÓN DE LAS INFECCIONES DE LA CORRIENTE SANGUÍNEA: UNA REVISIÓN INTEGRATIVA

Alanna Gomes da Silva Adriana Cristina de Oliveira Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

analisar as produções científicas nacionais e internacionais sobre o impacto dos bundles na prevenção de infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central em unidade de terapia intensiva adulta.

Método:

revisão integrativa de artigos publicados no Portal Capes, Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed, Science Direct, Cochrane, CINAHL e SCOPUS, entre 2011 e 2016.

Resultados:

encontraram-se 16 artigos, 100% relacionados à implementação dos bundles para a inserção do cateter venoso central e 50% à manutenção deste dispositivo. O tempo de intervenção foi variado, bem como o número de medidas e o período analisado (inserção/manutenção do cateter). No entanto, a redução da infecção da corrente sanguínea relacionada ao dispositivo foi apontada em todos os estudos entre 26% e 100%.

Conclusão:

a adoção de bundle evidenciou um impacto positivo na redução da infecção. Todavia, não se observou uma relação direta entre o número de medidas descritas nos estudos ou o maior tempo de implementação e taxas mais altas de redução da infecção.

DESCRITORES:
Infecções relacionadas a cateter; Cateteres; Unidade de terapia intensiva; Infecção hospitalar; Segurança do paciente

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br