Acessibilidade / Reportar erro

RESILIÊNCIA E AUTOCUIDADO EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS

RESUMO

Objetivo:

investigar a associação entre resiliência e autocuidado em pessoas com diabetes mellitus atendidas na Atenção Primária à Saúde.

Método:

Estudo transversal, amostra composta por 362 pessoas, com idade igual ou superior a 18 anos, com diagnóstico de diabetes há pelo menos um ano. Foram realizadas análises descritivas e de comparação de médias, assumindo significância estatística com valor de p <0,05. Aplicou-se Escala de Resiliência e Questionário de Atividades de Autocuidado com Diabetes, contendo seis dimensões: alimentação geral, alimentação específica, atividade física, monitorização da glicemia, cuidados com pés, uso de medicamento, acrescidos de três itens sobre tabagismo. A coleta de dados ocorreu entre dezembro a maio de 2016, em dez Centros de Saúde de uma capital do sul do país.

Resultados:

das 15 atividades de autocuidado, quatro apresentaram associação estatisticamente significativa quando comparadas à média de resiliência, destacando-se: alimentação saudável e orientação profissional, consumo de doces desejável, avaliação do açúcar no sangue conforme recomendado.

Conclusão:

os resultados obtidos apontam a relação entre médias altas de resiliência e o desempenho adequado nos cuidados do diabetes mellitus.

DESCRITORES:
Enfermagem; Diabetes mellitus; Resiliência psicológica; Autocuidado; Atenção primária à saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br