Acessibilidade / Reportar erro

TRANSIÇÃO DO CUIDADO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE HEPÁTICO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

RESUMO

Objetivo:

apresentar a experiência vivenciada na transição do cuidado para alta hospitalar de pacientes submetidos ao transplante hepático em razão da pandemia da COVID-19.

Método:

relato de experiência sobre planejamento da alta hospitalar e transição do cuidado de pacientes submetidos ao transplante hepático em um hospital-escola.

Resultados:

após a declaração da pandemia da COVID-19 foram utilizados diversos meios tecnológicos para apoiar as estratégias de autocuidado no momento da transição entre hospital e domicílio. Assim como, atendimento remoto aos pacientes com foco em dúvidas acerca da rotina de cuidados e tratamentos. Além disso, novas estratégias de contrarreferência foram estruturadas, priorizando a segurança e o isolamento social.

Conclusão:

os ajustes na transição de cuidado com apoio das tecnologias oportunizaram acesso aos pacientes transplantados a todas as informações que orientam o autocuidado. Igualmente, regularam o fluxo da rede de apoio e rede de saúde, diminuindo a possibilidade de propagação, infecção e desenvolvimento da COVID-19.

DESCRITORES
Continuidade da assistência ao paciente; Infecções por coronavírus; Transplante hepático; Enfermagem; Alta do paciente

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br