Acessibilidade / Reportar erro

CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS, CONCEBIDAS PARA OS PAIS, NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO: REVISÃO INTEGRATIVA

RESUMO

Objetivo:

analisar as contribuições das tecnologias educacionais digitais, concebidas para os pais, na promoção do aleitamento materno.

Método:

revisão de literatura, tipo integrativa, realizada em dezembro de 2022, após consultas eletrônicas nas bases de dados CINAHL, Web of Science, EMBASE, Medline, BDENF, IBECS e LILACS, sem restrição de idioma e de tempo de publicação. A seleção dos artigos e extração de informações foi realizada por pares de forma independente.

Resultados:

amostra de sete artigos publicados entre os anos de 2017 e 2022, na Austrália, no Canadá e na Etiópia. As tecnologias educacionais digitais desenvolvidas para os pais foram os aplicativos móveis, os recursos eHealth e as mensagens de texto. Essas tecnologias contribuíram para melhorar o acesso à informação, o compartilhamento de experiências, a autoeficácia paterna para apoiar o aleitamento materno, o conhecimento e a atitude sobre alimentação infantil, consequentemente, melhorando as taxas de Aleitamento Materno.

Conclusão:

as tecnologias educacionais digitais sobre aleitamento materno, concebidas para os pais, são pouco estudadas. No entanto, são fundamentais para melhorar o apoio paterno na promoção do aleitamento materno, portanto, mais pesquisas são necessárias para o desenvolvimento de outras tecnologias educacionais digitais para esse público-alvo.

DESCRITORES:
Tecnologias educacionais; Aleitamento materno; Promoção da saúde; Pai

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br