Acessibilidade / Reportar erro

PERCEPÇÃO DE DANOS, BENEFÍCIOS E INTENÇÃO DE USO DA MACONHA NO CONTEXTO DE ALTERAÇÕES REGULATÓRIAS EM BELIZE

RESUMO

Objetivo:

avaliar a percepção de danos e benefícios do uso de maconha em adolescentes, para determinar a prevalência de uso de maconha ao longo da vida, no último ano e no último mês; e analisar a relação entre o consumo de maconha e a percepção de danos e benefícios do seu uso.

Métodos:

foi utilizado método de levantamento multicêntrico de desenho de corte transversal quantitativo para esta pesquisa. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado, padronizado e aprovado. Um total de 273 estudantes de 3 escolas de ensino médio de duas cidades do país de Belize participaram da pesquisa realizada em 2015.

Resultados:

os resultados mostraram que a prevalência do uso de maconha ao longo da vida foi de 41,4% (39,2% no ano passado, 24,9% nos últimos 30 dias) e idade média de início foi de 12 anos. A prevalência do uso da maconha pela primeira vez entre os estudantes por sexo indicou que 53,1% dos estudantes do sexo masculino usavam maconha, em comparação com 46,9% das estudantes do sexo feminino, sem diferença estatística significativa (p> 0,05) entre os gêneros. Os participantes relataram que seus amigos usam maconha (45,1%); enquanto 68,1% dos usuários de maconha tiveram alguns amigos que usam maconha. 51% dos estudantes entrevistados declararam que não usariam maconha, mesmo que estivessem legalmente disponíveis. A maioria (70%) não percebeu nenhum risco em usar maconha ocasionalmente. A análise estatística revelou que uma alta percepção de benefícios, uma percepção de baixo risco e o uso de maconha por amigos estavam associados ao uso individual, bem como a intenção de usar em um contexto hipotético de mudanças regulatórias.

Conclusão:

é mais do que provável que os adolescentes em idade escolar de Belize fumem maconha por causa da influência dos amigos, baixa percepção de riscos e se a maconha for legalmente disponível e acessível a eles.

DESCRITORES
Cannabis Comportamento do Adolescente; Tomada de risco; Abuso de maconha; Maconha Medicinal

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br