Acessibilidade / Reportar erro

PROCESSO DE TRABALHO E FLUXO DE ATENDIMENTO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

RESUMO

Objetivo:

conhecer o processo de trabalho e o fluxo de atendimento em saúde mental na Atenção Primária à Saúde sob a ótica dos profissionais da Estratégia Saúde da Família.

Método:

estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido em seis das 34 Unidades Básicas de Saúde de um município do Noroeste do Paraná. Participaram do estudo 29 profissionais da Estratégia Saúde da Família. Os dados foram coletados no período de fevereiro a junho de 2018 por meio de entrevista aberta, única, individual e gravada. As falas foram transcritas na íntegra e o material resultante foi organizado no software IRaMuTeQ® e submetido ao processo de análise de conteúdo modalidade temática.

Resultados:

a partir dos relatos dos participantes pôde-se criar um fluxograma do atendimento, e após as etapas de processamento dos dados no software, juntamente com a análise de conteúdo, emergiram três categorias. Destacou-se a importância do trabalho do agente comunitário de saúde, a presença da família, o direcionamento dos pacientes para os grupos terapêuticos e para a rede especializada, a assistência dispensada aos indivíduos em momentos de agudização do transtorno e o retorno do mesmo para a unidade.

Conclusão:

pode-se compreender que a rede de atendimento em saúde mental, na Atenção Primária à Saúde, é complexa e há necessidade da comunicabilidade entre os serviços, pois a desarticulação gera ambiguidades na continuidade do cuidado.

DESCRITORES:
Saúde mental; Fluxo de trabalho; Atenção primária à saúde; Estratégia saúde da família; Assistência à saúde mental

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br