Acessibilidade / Reportar erro

CARGAS DE TRABALHO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: PESQUISA E ASSISTÊNCIA NA PERSPECTIVA CONVERGENTE-ASSISTENCIAL1 1 Artigo extraído da tese - A organização do trabalho e as cargas de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde: uma abordagem convergente assistencial, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em 2017.

CARGAS DE TRABAJO DEL AGENTE COMUNITARIO DE SALUD: INVESTIGACIÓN Y ASISTENCIA EN LA PERSPECTIVA CONVERGENTE-ASISTENCIAL

RESUMO

Objetivo:

conhecer a percepção dos Agentes Comunitários de Saúde acerca das cargas de trabalho presentes na sua dinâmica laboral e realizar prática assistencial relacionada às cargas de trabalho junto ao grupo.

Método:

estudo qualitativo, fundamentado na Pesquisa Convergente-Assistencial, realizado em duas unidades de atenção primária à saúde, com três equipes de Estratégia de Saúde da Família, em um município ao Sul do Brasil. Os participantes foram 14 Agentes Comunitários de Saúde atuantes nesses cenários. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, grupos focais e grupos de convergência. Os dados foram analisados, conforme a análise do discurso do sujeito coletivo.

Resultados:

os Agentes Comunitários de Saúde convivem com intensa carga física (expressa pela exposição física na comunidade, estrutura precária na unidade e risco de violência); cognitiva (evidenciada pela necessidade de acúmulo de informações e conhecimentos técnicos para a orientação da comunidade e mudanças nos sistemas de informação); e psíquica (manifesta na fragilidade das relações interpessoais na equipe, na sobrecarga de trabalho e frustrações frente à falta de resolutividade do sistema e na falta de reconhecimento). A prática assistencial consistiu na mediação de um espaço de reflexão/ação/reflexão no qual os participantes puderam identificar estratégias para a minimização das cargas.

Conclusão:

a partir da prática assistencial os participantes realizaram uma reflexão crítica, problematizando a sua realidade laboral, envolvendo-se no desafio da transformação da realidade através da construção de estratégias para minimizar as cargas a que estavam expostos.

DESCRITORES:
Enfermagem; Saúde do trabalhador; Agentes comunitários de saúde; Carga de trabalho; Condições de trabalho; Pesquisa qualitativa; Pesquisa participativa baseada na comunidade

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br