PERCEPÇÃO DO IMPACTO NO TRABALHO DE UM TREINAMENTO ON-LINE SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO1 1 Artigo extraído da tese - Treinamento on-line sobre úlcera por pressão: aprendizagem, reação e o impacto no trabalho, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), em 2016.

PERCEPCIÓN DEL IMPACTO EN EL TRABAJO DE UN ENTRENAMIENTO ON-LINE SOBRE PREVENCIÓN DE LESIÓN POR PRESIÓN

Juscilynne Barros da Costa Aroldi Heloisa Helena Ciqueto Peres Vera Lucia Mira Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

avaliar a percepção do impacto em amplitude e o suporte à transferência do treinamento on-line sobre prevenção de lesão por pressão.

Método:

estudo exploratório-descritivo, desenvolvido no município de São Paulo, no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. A população da pesquisa abrangeu 97 enfermeiros que atuavam em unidades com pacientes de maior risco de desenvolvimento de lesão por pressão. Além disso, foram aplicados dois instrumentos para avaliação de suporte à transferência e de percepção do impacto. Os dados foram submetidos às análises estatísticas descritivas e coeficientes de correlação de Pearson, com auxílio do software R® 3.2.2. O coeficiente Alpha de Cronbach foi utilizado para verificar a consistência interna das escalas.

Resultados:

a percepção de impacto do treinamento no trabalho apresentada teve um valor médio de 7,05±1,60. Na avaliação do Suporte à Transferência, a média foi de 5,82±1,45. A análise de impacto no trabalho evidenciou valores significativos, indicando que houve transferência e construção de conhecimentos, bem como habilidades desenvolvidas pelos enfermeiros no treinamento on-line para a prática assistencial na prevenção de lesão por pressão. A avaliação do suporte à transferência permitiu examinar o tipo de ambiente encontrado pelo enfermeiro para fazer com que os conteúdos assimilados fossem transferidos para sua prática profissional.

Conclusão:

os resultados das avaliações evidenciam que o treinamento on-line agrega conhecimento aos enfermeiros e contribuem para a implementação de novas tecnologias educacionais nas ações permanentes de treinamento e desenvolvimento dos profissionais da enfermagem.

DESCRITORES:
Úlcera por pressão; Educação à distância; Tecnologia educacional; Educação continuada em enfermagem; Capacitação; Informática em enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br