Acessibilidade / Reportar erro

ASSOCIAÇÃO ENTRE CARGA DE TRABALHO E ABSENTEÍSMO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO

RESUMO

Objetivo:

identificar o absenteísmo da equipe de enfermagem de nível médio em uma Unidade de Terapia Intensiva e verificar a associação entre absenteísmo e carga de trabalho.

Método:

estudo transversal, retrospectivo, de fonte documental e abordagem quantitativa. Foi realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva para adultos com 4.920 mensurações do Nursing Activities Score no ano de 2017, para extrair a carga de trabalho da enfermagem, além do controle do absenteísmo, considerando as faltas registradas na planilha de gerenciamento do setor. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial, dividindo a Unidade de Terapia Intensiva em dois segmentos (UTI I e UTI II), de acordo com escalas de equipes.

Resultados:

no período analisado, foram observadas 461 ausências, com maior proporção no segmento UTI II (5,35%, p-valor=0,00). Este segmento também apresentou maior média de pontuação do Nursing Activities Score (99,76). No entanto, a carga de trabalho e o absenteísmo não apresentaram correlação estatística significativa em ambos os segmentos analisados (UTI I, r=0,02 e UTI II, r=0,06).

Conclusão:

não houve associação estatística significativa entre absenteísmo e carga de trabalho dos trabalhadores de enfermagem de nível médio da Unidade de Terapia Intensiva. Porém, a equipe com maior carga de trabalho foi a mais ausente.

DESCRITORES
Carga de trabalho; Absenteísmo; Administração de recursos humanos; Unidades de terapia intensiva; Assistentes de enfermagem; Técnicos de enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br