PRIMEIRA GERAÇÃO DE ENFERMEIROS(AS) FORMADOS(AS) EM MAGALLANES, CHILE: ELEMENTOS DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Helena Pinochet Barrientos Maria Itayra Padilha Sheila Saint-Clair da Silva Teodósio Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

conhecer os principais elementos da construção da identidade profissional na primeira geração de enfermeiros titulados do Curso de Enfermagem em Magallanes, entre 1972 e1976.

Método:

pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, na qual os cinco titulados da primeira geração e uma docente conformam a principal fonte de reconstrução do passado atráves da história temática oral. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram organizados com a ajuda do programa Atlas Ti®, realizando-se, posteriormente, a análise de conteúdo temático, basada nos conceitos de Claude Dubar sobre formas identitárias.

Resultados:

há elementos presentes nas considerações de Dubar, como as identidades como enfermeira individual e como enfermeira social que, de fato, começam a ser construidas antes mesmo do início da formação acadêmica, e través de sucessivos procesos de reconstrução durante o desenvolvimento curricular, formam uma nova identidade. No entanto, neste grupo destaca-se como elemento fundamental de construção de identidade, a importância do corpo docente da época.

Conclusão:

evidencia-se a importância da identidade que projetam os docentes a cargo das atividades acadêmicas, teóricas, práticas e projetoras de valores, pois modelam a identidade que será construída pelos alunos que forem formados em suas aulas. Desta forma, quem dirige a formação de futuros enfermeiros deve considerar o momento histórico e social da geração que está sendo formada, bem como as competências, os valores e a identidade própria dos encarregados de sua formação.

DESCRITORES:
História; Enfermagem; História da enfermagem; Seleção de profissão; Educação em enfermagem; Identidade profissional; Identificação social

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br