RESUMO
Objetivo:
conhecer os principais elementos da construção da identidade profissional na primeira geração de enfermeiros titulados do Curso de Enfermagem em Magallanes, entre 1972 e1976.
Método:
pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, na qual os cinco titulados da primeira geração e uma docente conformam a principal fonte de reconstrução do passado atráves da história temática oral. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram organizados com a ajuda do programa Atlas Ti®, realizando-se, posteriormente, a análise de conteúdo temático, basada nos conceitos de Claude Dubar sobre formas identitárias.
Resultados:
há elementos presentes nas considerações de Dubar, como as identidades como enfermeira individual e como enfermeira social que, de fato, começam a ser construidas antes mesmo do início da formação acadêmica, e través de sucessivos procesos de reconstrução durante o desenvolvimento curricular, formam uma nova identidade. No entanto, neste grupo destaca-se como elemento fundamental de construção de identidade, a importância do corpo docente da época.
Conclusão:
evidencia-se a importância da identidade que projetam os docentes a cargo das atividades acadêmicas, teóricas, práticas e projetoras de valores, pois modelam a identidade que será construída pelos alunos que forem formados em suas aulas. Desta forma, quem dirige a formação de futuros enfermeiros deve considerar o momento histórico e social da geração que está sendo formada, bem como as competências, os valores e a identidade própria dos encarregados de sua formação.
DESCRITORES:
História; Enfermagem; História da enfermagem; Seleção de profissão; Educação em enfermagem; Identidade profissional; Identificação social