Acessibilidade / Reportar erro

COMPORTAMENTO DE RISCO À SAÚDE DE ADOLESCENTES ESCOLARES1 1 Artigo extraído da dissertação - Comportamento de risco à saúde em adolescentes, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em 2014.

RESUMO

O objetivo deste estudo foi descrever os comportamentos de risco à saúde de adolescentes escolares do ensino médio das escolas públicas de um município do Nordeste brasileiro. Estudo epidemiológico, transversal, de base populacional, com amostra aleatória simples. Para obter os dados, utilizaram-se questionários estruturados e validados. Para análise dos dados, utilizou-se o teste qui-quadrado de Pearson, com nível de significância 5%. Verificou-se que a inatividade física está associada ao sexo, turno que estuda e idade. O consumo de tabaco está associado significativamente ao sexo, turno que estuda e idade e o consumo de álcool ao turno que estuda e idade. Quanto aos hábitos alimentares inadequados, o consumo de frituras está associado ao turno em que estuda e o de doces e refrigerantes ao turno em que estuda e idade. Constatou-se alta prevalência de comportamentos de riscos entre os adolescentes, sendo necessárias políticas voltadas para a saúde dessa população.

DESCRITORES:
Comportamento do adolescente; Estilo de vida sedentário; Etanol; Tabaco; Hábitos alimentares

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br