Acessibilidade / Reportar erro

Características psicométricas da Moral Distress Scale em profissionais de enfermagem brasileiros1 1 Artigo derivado da tese - Reconfigurando o sofrimento moral na enfermagem: uma visão foucaultiana, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), 2012.

A Escala de Sofrimento Moral foi projetada para avaliar intensidade e frequência de sofrimento moral vivenciado por profissionais de enfermagem a partir de situações cotidianas. Objetivou-se analisar as características psicométricas da Escala de Sofrimento Moral adaptadas para a enfermagem brasileira. A análise estatística permitiu identificar cinco constructos: falta de competência na equipe de trabalho, desrespeito à autonomia do paciente, condições de trabalho insuficientes, negação do papel da enfermagem como advogada do paciente na terminalidade e negação do papel da enfermagem como advogada do paciente. A solução pentafatorial proposta demonstra maior adequação estatística e semântica ao contexto de enfermagem brasileiro. Com base nos resultados encontrados, considera-se que a escala é válida e fidedigna, demonstrando os requisitos necessários quanto às validades convergente e discriminante, bem como de consistência interna para ser utilizada na avaliação da intensidade e frequência do sofrimento moral em profissionais de enfermagem brasileiros.

Estudos de validação; Esgotamento profissional; Ética; Enfermagem


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br