Acessibilidade / Reportar erro

GERÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DISCURSIVIDADES SOBRE A BUSCA DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS DA TUBERCULOSE1 1 Artigo extraído da dissertação - Análise discursiva de gerentes da Atenção Primária à Saúde: busca de sintomáticos respiratórios em São José do Rio Preto/SP, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP), 2013. Com auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP).

RESUMO

Objetivou-se analisar discursos de gerentes da Atenção Primária à Saúde sobre a busca de sintomáticos respiratórios como ação de vigilância epidemiológica da tuberculose. Estudo qualitativo, norteado pelo referencial teórico-analítico da Análise de Discurso de matriz francesa. Os dados foram produzidos em maio de 2012, por meio de entrevistas semidirigidas com 14 sujeitos. Produziram-se dois blocos discursivos: vestígios de poder na efetivação da busca de sintomáticos respiratórios; estratégias de resistência na busca de sintomáticos respiratórios. Posições discursivas pautadas no modelo de gestão tradicional, dificultam a incorporação da busca de sintomáticos respiratórios como ação participativa que integre equipe de saúde, gestores e comunidade. Insuficiência de recursos humanos, sobrecarga de trabalho e rigorosidade no alcance de metas favorecem posturas de imobilismo dos profissionais. Conclui-se que o trabalho gerencial pautado no modelo de vigilância em saúde estimule práticas de mobilização que contribuam na qualificação da busca de sintomáticos respiratórios na Atenção Primária à Saúde.

DESCRITORES:
Tuberculose; Poder; Administração de serviços de saúde; Pesquisa qualitativa

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br