Acessibilidade / Reportar erro

COMUNICAÇÃO NA PASSAGEM DE PLANTÃO DE ENFERMAGEM: SEGURANÇA DO PACIENTE PEDIÁTRICO1 1 Texto extraído da dissertação - A comunicação na passagem de plantão de enfermagem e sua repercussão na segurança do paciente pediátrico, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2012.

RESUMO

Estudo qualitativo, exploratório-descritivo com o objetivo de conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem sobre a comunicação durante a passagem de plantão e sua repercussão na segurança do paciente pediátrico. Realizado em Unidade de Internação Pediátrica de um Hospital Universitário do sul do Brasil. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com 32 profissionais de enfermagem. Utilizou-se a análise temática para análise dos dados, agrupados na categoria: a passagem de plantão e sua interface com a comunicação. Os resultados evidenciaram a importância da passagem de plantão, sendo essencial a comunicação eficaz para o cuidado seguro. Porém, há necessidade de maior objetividade na transmissão das informações, redução do tempo utilizado e sistematização dos registros para a passagem de plantão.

DESCRITORES:
Comunicação; Trabalho em turnos; Segurança; Enfermagem pediátrica; Criança hospitalizada

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br