Acessibilidade / Reportar erro

PERCEPÇÃO DOS PACIENTES COM ESTOMIA INTESTINAL EM RELAÇÃO ÀS MUDANÇAS NUTRICIONAIS E ESTILO DE VIDA

RESUMO

Objetivo:

descrever as percepções das pessoas com estomias intestinais sobre as mudanças relacionadas aos aspectos nutricionais e de estilo de vida.

Método:

estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizada com 17 pacientes com estomia intestinal, os quais participam de um grupo de estomizados em um município do interior do Rio Grande do Sul (Brasil). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados a partir da análise temática da qual emergiram duas categorias: “Mudança nos hábitos alimentares e no perfil nutricional dos estomizados” e “Vivendo e convivendo com o novo”.

Resultados:

são muitas as mudanças que ocorrem com a pessoa estomizada como alterações relacionadas ao peso corporal, preferências e e hábitos alimentares. Existem situações cotidianas que exigem adaptação para serem vivenciadas, dentre elas: os afazeres domésticos, a sexualidade, a prática de esportes, o trabalho e as atividades de lazer. Os sujeitos que utilizam o método de irrigação apresentaram autonomia no seu cotidiano e enxergam a estomia como uma nova possibilidade diante da doença.

Conclusão:

para minimizar as repercussões que ocorrem no estilo de vida das pessoas estomizados, evidenciam-se a necessidade de acompanhamento nutricional e psicológico individualizado e de ampliação nas orientações das equipes de profissionais que atuam com eles, bem como a divulgação do método de irrigação aos estomizados que estão aptos para realizar tal procedimento.

DESCRITORES
Estomia; Qualidade de vida; Comportamento alimentar; Estilo de vida; Nutrição; Reabilitação

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br