Acessibilidade / Reportar erro

A REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE TRABALHADORES UTILIZANDO A INTERVENÇÃO BREVE

RESUMO

Objetivo:

analisar o efeito da Intervenção Breve na redução do padrão de consumo de álcool entre trabalhadores, na perspectiva da saúde do trabalhador.

Método:

estudo quase-experimental com amostra única de 36 servidores, e Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Álcool positivo (>8), e seleção da amostra, utilizando dados do Caderno de Saúde do Servidor associado ao referido teste. Os participantes receberam três sessões de Intervenção Breve por meio de entrevista motivacional, semanal, e após três meses foram reavaliados. Os dados foram analisados quantitativamente. Foi utilizado o teste de Wilcoxon na redução do padrão de consumo, adotando-se significância de p<0,05.

Resultados:

o consumo de risco apresentou maior frequência (61,1%), seguido de provável dependência (27,8%) e nocivo (11,1%). Após três meses de Intervenção Breve, score encontrado no teste foi inferior ao do resultado inicial com Z=-4,709 e p<0,000. Quanto às características sociodemográficas e ocupacionais, todos apresentaram redução significativa. Em relação às questões do Teste de Identificação de Problemas Relacionados ao Álcool, reduziram principalmente na frequência (Z=-3,880 e p<0,000) e no consumo binge drinking (Z=-4,144 e p<0,000).

Conclusão:

o efeito da Intervenção Breve, associado à entrevista motivacional, reduziu o padrão de consumo de álcool entre os trabalhadores de uma universidade pública.

DESCRITORES
Abuso de álcool; Trabalhadores; Saúde do trabalhador; Entrevista motivacional; Atenção primária à saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br