Acessibilidade / Reportar erro

FATORES ASSOCIADOS AO ALEITAMENTO MATERNO NA PRIMEIRA HORA DE VIDA EM UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA1 1 Artigo extraído do Trabalho de Conclusão de Curso - Aleitamento materno na primeira hora de vida em um hospital amigo da criança, apresentado ao Programa de Residência em Enfermagem do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2017.

FACTORES ASOCIADOS AL ALCANCE MATERNO EN LA PRIMERA HORA DE VIDA EN UN HOSPITAL AMIGO DEL NIÑO

RESUMO

Objetivo:

avaliar os fatores associados à prática do aleitamento materno na primeira hora pós-parto.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, do tipo transversal, cuja amostra foi constituída por 244 puérperas internadas no Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto do Hospital das Clínicas, Recife, Brasil.

Resultados:

a taxa de amamentação na primeira hora de vida foi de 28,7%. Dentre as variáveis sociodemográficas, nenhuma se apresentou como fator de proteção para a amamentação na primeira hora pós-parto com p-valor>0,05. Através do ajuste do modelo de Poisson final observou-se que os fatores associados a esta prática foram a presença do enfermeiro na sala de parto (p<0,001), o peso de recém-nascido ser igual ou maior que de três quilos (p 0,05) e o contato pele a pele entre mãe e filho (p 0,003).

Conclusão:

a amamentação, na primeira hora pós-parto, ficou aquém do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, mesmo a instituição estudada sendo considerada como Hospital Amigo da Criança, e, que os principais fatores associados a esta prática foram o parto vaginal, enfermeiro prestador da assistência ao parto e o contato pele a pele entre mãe e filho.

DESCRITORES:
Aleitamento materno; Salas de parto; Enfermagem obstétrica; Saúde da Mulher; Leite humano

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br