Pesquisa qualitativa e desenvolvimento do conhecimento em enfermagem

Carmen de la Cuesta Benjumea Sobre o autor

A pesquisa é o aspecto crucial para o desenvolvimento da disciplina de enfermagem e a pesquisa qualitativa gera um tipo de conhecimento que permite generalizações relacionadas com o fenômeno em estudo. O artigo focaliza inicialmente a disciplina de enfermagem entendendo-a como uma ciência humana, orientada para a prática cujo fenômeno central é o cuidado. O conhecimento da disciplina surge da relação recíproca entre a teoria, o trabalho teórico e a prática. Esta relação permite que os profissionais enfrentem melhor suas obrigações para com a sociedade. Com relação à pesquisa qualitativa, o artigo argumenta que o conhecimento que provém desses estudos permite intervenções de enfermagem eficazes, baseadas realmente nas necessidades do paciente e contextualizadas em situações específicas. Um exemplo ilustra como a pesquisa qualitativa produz um conhecimento científico que fortalece a prática de enfermagem e, portanto, contribui para o desenvolvimento da disciplina.

Pesquisa em enfermagem; Teoria de enfermagem; Pesquisa qualitativa


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br