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Texto & Contexto - Enfermagem, Volume: 29, Número: spe, Publicado: 2020
  • PROGRAMA DE MESTRADO INTERNACIONAL EM ENFERMAGEM BRASIL-CHILE: UMA COLABORAÇÃO INÉDITA Editorial

    Martini, Jussara Gue; Bustos, Elide Mariela Alarcón
  • PONTOS FORTES E FRAQUEZAS PARA ENFRENTAR O PROCESSO DE MORRER E A MORTE: REFLEXÕES DOS ALUNOS Original Article

    Sandoval, Sylvia Álvarez; Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira; Zilli, Francielly

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar os pontos fortes e fracos reconhecidos pelos alunos para enfrentar o processo de morrer e a morte hospitalar. Método: pesquisa qualitativa descritiva. A amostra foi composta por 19 estudantes do quinto ano do curso de enfermagem, conforme a prática profissional hospitalar, realizada em uma universidade da região de Magallanes e Antártica Chilena, entre os meses de setembro e outubro do ano de 2018. Os dados coletados foram submetidos aos preceitos da Análise de Conteúdo. Resultados: entre os pontos fortes identificados estão a experiência anterior diante da morte, o apoio prestado pelo enfermeiro durante a internação hospitalar, a maturidade mental do aluno, suas habilidades sociais e sensibilidade. Por sua vez, as limitações identificadas incluem a falta de experiência, a imaturidade psicológica, as poucas ferramentas que possuem, os fatores associados ao paciente, como idade e vínculos afetivos criados com o paciente que podem acabar causando sofrimento ao aluno. Conclusão: os pontos fortes e fracos reconhecidos pelos alunos devem ser trabalhados no curso durante todo o treinamento, a fim de que os alunos adquiram as ferramentas necessárias para enfrentar o processo de morte e morrer. A morte deve ser discutida como fenômeno integral, para que o aluno compreenda melhor esse tópico e possa agir da melhor maneira possível diante do paciente terminal, proporcionando atendimento humanizado e de qualidade ao paciente e /ou sua família.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: identificar las fortalezas y debilidades reconocidas por los estudiantes para afrontar el proceso de morir y la muerte hospitalaria. Método: abordaje cualitativo, de carácter descriptivo. La muestra estuvo compuesta por 19 estudiantes de la carrera de enfermería de quinto año, cumpliendo con la práctica profesional intra hospitalaria, realizada en una universidad de la Región de Magallanes y Antártica Chilena, Chile, entre los meses de septiembre y octubre del año 2018. Los datos recolectados fueron sometidos a los preceptos del Análisis de Contenido. Resultados: entre las fortalezas identificadas se encuentran la experiencia previa frente a la muerte, el apoyo que entrega la enfermera guía durante la estadía hospitalaria, la madurez mental del estudiante, las habilidades blandas y la sensibilidad. A su vez, entre las limitaciones identificadas se encuentran la falta de experiencia, la inmadurez psicológica, las escasas herramientas que poseen, factores asociados al paciente como la edad, los vínculos afectivos creados con el paciente que pueden llegar a provocar sufrimiento al estudiante. Conclusión: tanto fortalezas y debilidades reconocidas por los estudiantes deben ser trabajadas en la academia durante toda la formación, de tal manera que los estudiantes adquieran las herramientas necesarias para hacer frente al proceso de la muerte y el morir. La muerte debe ser discutida como un fenómeno integral para lograr una mejor comprensión acerca de esta temática por parte del estudiante, y así este pueda actuar de la mejor forma posible frente al paciente terminal, entregando cuidados de calidad y humanizados para el paciente y/o familia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to identify the strengths and weaknesses recognized by the students to face the dying process and death in the hospital setting. Method: a qualitative and descriptive approach. The sample was made up of 19 students of the fifth-year of the Nursing course, complying with the in-hospital professional practice, and the study was carried out at a university in the Magallanes and Chilean Antarctic Region, Chile, between September and October 2018. The collected data were submitted to the precepts of Content Analysis. Results: among the identified strengths, the following are to be mentioned: previous experience with death, the support provided by the guiding nurse during hospital stay, the student's mental maturity, soft skills, and sensitivity. In its turn, the limitations identified include lack of experience, psychological immaturity, the few tools they possess, factors associated with the patient such as age, and the affective bonds created with the patient that may end up causing suffering to the student. Conclusion: both the strengths and weaknesses recognized by the students must be worked on in the academy throughout the training, in such a way that the students may acquire the necessary tools to face the process of death and dying. Death must be discussed as an integral phenomenon in order to achieve a better understanding of this topic by the students, so that they can act in the best possible way in front of terminal patients, providing quality and humanized care for the patients and/or families.
  • ESTILOS DE APRENDIZAGEM: PREFERÊNCIA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE MAGALLANES, CHILE Original Article

    Mancilla, Patricia Nicolle Bravo; Backes, Vânia Marli Schubert; Canever, Bruna Pedroso

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar a preferência dos estilos de aprendizagem dos estudantes de enfermagem da Universidade de Magallanes. Método: foi realizado um estudo quantitativo transversal, descritivo e correlacional, envolvendo 186 alunos do primeiro ao quinto ano do curso de enfermagem, com faixa etária entre 18 e 45 anos. O Questionário de Estilos de Aprendizagem Honey-Alonso foi aplicado durante o segundo semestre de 2018. Para a análise dos dados, foi utilizada a distribuição de frequências, estatística descritiva e correlações (Spearman) para estilos de aprendizagem, empregando o programa SPSS v. 22.0. Resultados: o estilo de aprendizagem que prevaleceu, com preferência moderada nos estudantes de enfermagem foi o Reflexivo, com média de 53,20%, segundo o curso e os anos de estudo, seguido do Teórico, com 39%. Por outro lado, não foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre os anos de estudo e os estilos de aprendizagem (p>0,05). A maioria dos estudantes pesquisados apresentou um e dois estilos de aprendizagem. Conclusão: conhecer os estilos de aprendizagem permitirá elaborar estratégias metodológicas adaptadas aos estilos de aprendizagem dos alunos, que possibilitem aperfeiçoar o processo de aprendizagem. Os alunos objeto deste estudo são indivíduos analíticos e reflexivos, fator correlacionado com o perfil do estudante de enfermagem quando se trata de colocar em prática seu trabalho como enfermeiro.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: identificar la preferencia de los estilos de aprendizaje de los estudiantes de enfermería de la Universidad de Magallanes. Métodos: se realizó un estudio cuantitativo, descriptivo y correlacional, de tipo transversal, participaron 186 estudiantes de primer a quinto año y años de estudio en la carrera, con rango de edad entre 18 y 45 años. Se aplicó el Cuestionario de Honey-Alonso de Estilos de Aprendizaje durante el segundo semestre del año 2018. Para el análisis de los datos se realizó distribución de frecuencia, estadística descriptiva y correlaciones (Spearman) para los estilos de aprendizaje, utilizando el SPSS v. 22.0. Resultados: el estilo de aprendizaje de mayor preferencia moderada en los estudiantes de enfermería fue el Reflexivo con una media de 53,20%, según curso y años de estudio, seguido del Teórico con 39%. No se encontraron correlaciones estadísticamente significativas entre los años de estudio y los estilos de aprendizaje (p>0,05) por otra parte, la mayoría de los estudiantes encuestados presentan uno y dos estilos de aprendizaje. Conclusión: conocer los estilos de aprendizaje, permitirá diseñar estrategias metodológicas adecuadas a los estilos de aprendizaje de los estudiantes, que permitan optimizar el proceso aprendizaje. Los estudiantes objeto de este estudio, son individuos analíticos y reflexivos lo que va muy bien con el perfil del estudiante de enfermería al momento de poner en práctica su quehacer enfermero.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to identify the preference of the Nursing students of the University of Magallanes as regards learning styles. Method: a quantitative, descriptive and correlational study of the cross-sectional type was conducted with 186 students from first to fifth year of the undergraduate course, with an age range between 18 and 45 years old. The Honey-Alonso Questionnaire of Learning Styles was applied during the second semester of 2018. For data analysis, distribution of frequencies, descriptive statistics and correlations (Spearman) for the learning styles, using the SPSS v. 22.0. Results: the learning style of highest moderate preference of the Nursing students was the Reflexive one, with a mean value of 53.20%, according to class and to years of study, followed by the Theoretical, with 39%. No statistically significant correlations were found between the years of study and the learning styles (p>0.05); on the other hand, most of the surveyed students present one and two learning styles. Conclusion: knowing the learning styles will allow designing methodological strategies which are adequate for the students' learning styles, and which allow streamlining the learning process. The students object of this study are analytical and reflexive individuals, which very well matches the profile of the Nursing students when it comes to putting their Nursing chores into action.
  • EXPERIÊNCIAS DAS MULHERES IMIGRANTES NO ACESSO À SAÚDE EM PUNTA ARENAS, CHILE Original Article

    Ojeda, Mackarena Alejandra Antilef; Santos, Evangelia Kotzias Atherino dos; Damiani, Pattrícia da Rosa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: compreender a experiência das mulheres imigrantes sobre o acesso à saúde na cidade de Punta Arenas, no Chile. Método: estudo qualitativo, exploratório, de abordagem descritiva, no qual participaram 13 mulheres imigrantes. A coleta de dados ocorreu entre março e julho de 2019, por meio de quatro grupos focais diferentes. Foi realizada uma análise temática. Resultados: a partir da análise das narrativas dos participantes, emergiram as categorias analisadas à luz de outros estudos relacionados ao tema: Uso dos serviços de saúde; Satisfação no uso dos serviços de saúde e Barreiras ao uso dos serviços de saúde. Conclusão: Em geral, é necessário promover a educação da população imigrante sobre seus direitos e deveres como usuários do sistema de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: comprender la experiencia de las mujeres inmigrantes sobre el acceso a la salud en la ciudad de Punta Arenas, Chile. Método: estudio de enfoque cualitativo, exploratório, descriptivo, en el cual participaron 13 mujeres inmigrantes. La recolección de datos se realizó entre marzo y julio de 2019, a través de cuatro grupos focales distintos. Se ejecutó un análisis de tipo temático. Resultados: a partir del análisis de las narraciones de las participantes, emergieron las siguientes categorías detalladas y analizadas a la luz de otros estudios relacionados a la temática: Utilización de los servicios de salud; Satisfacción en el uso de los servicios de salud y Barreras para el uso de los servicios de salud. Conclusión: en general, se requiere de educación a la población inmigrante sobre sus derechos y deberes como usuario del sistema de salud.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to understand the experience of immigrant women on access to health care in the city of Punta Arenas, Chile. Method: a qualitative, exploratory, and descriptive approach study, in which 13 immigrant women took part. Data collection was carried out between March and July 2019, through four different focus groups. A thematic analysis was carried out. Results: from the analysis of the participants' narratives, the following categories emerged, detailed and analyzed in the light of other studies related to the theme: Use of the health services; Satisfaction in using the health services, and Obstacles to the use of the health services. Conclusion: in general, the immigrant population is required to know about their rights and duties as users of the health system.
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE FRENTE À EPIDEMIA DE HIV/AIDS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PUNTA ARENAS Original Article

    Velásquez, Mónica Rosas; Meirelles, Betina Hörner Schlindwein; Suplici, Samara Eliane Rabelo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar as atitudes e ações dos profissionais de saúde na promoção da saúde frente à epidemia de HIV/Aids na Atenção Primária de Saúde, Punta Arenas, região de Magalhães e Antártica Chilena, Chile. Método: estudo de enfoque qualitativo, descritivo, exploratório, realizado em estabelecimentos de Atenção Primária de Saúde da cidade de Punta Arenas, Chile. Participaram 16 profissionais que atuam nos cinco Centros de Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada entre março e maio de 2019. Os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada. Foi utilizado o ATLAS-ti® para a organização dos dados, e estes foram analisados segundo a análise de conteúdo temática. Resultados: resultou em duas categorias. A primeira categoria, Ações de promoção da saúde e prevenção frente ao HIV/Aids descreve as ações realizadas pelas enfermeiras em seu trabalho diário, como o aconselhamento em prevenção de IST/Aids, saúde sexual/reprodutiva e a educação para profissionais e a comunidade. A segunda categoria, Atitudes das enfermeiras e parteiras frente à atenção de pessoas vivendo com HIV/Aids, abarca cuidar sem preconceitos, com escuta ativa e empatia diante da alta carga de trabalho. Conclusão: as ações de promoção da saúde e prevenção realizadas pelos profissionais de Atenção Primária de Saúde se relacionam principalmente com o aconselhamento e educação para profissionais e comunidade. Destaca a necessidade de transversalizar as medidas de prevenção a outros profissionais e grupos vulneráveis da comunidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: identificar las actitudes y acciones de los profesionales de la salud en promoción de la salud frente a epidemia del VIH/SIDA en Atención Primaria de Salud, Punta Arenas, región de Magallanes y Antártica Chilena, Chile. Método: estudio de enfoque cualitativo, descriptivo, exploratorio, realizado en establecimientos de Atención Primaria de Salud de la ciudad de Punta Arenas, Chile. Participaron 16 professionales que desempeñan en los cinco Centros de Salud Familiar. La recolección de datos se realizó entre marzo y mayo de 2019. Los datos fueron obtenidos a través de entrevista semiestructurada. Para la organización de los datos, se utilizó ATLAS ti®, los cuáles fueron analizados según a análisis de contenido temática. Resultados: se obtuvo como resultados dos categorías. La primera categoría, Acciones de promoción de la salud y prevención frente al VIH/SIDA, describiu las acciones que realizan las enfermeras en su trabajo diario, como la consejería en la prevención de ITS/SIDA, salud sexual/reproductiva y la educación para profesionales y la comunidad. La segunda categoría, Actitudes de las enfermeras y matronas frente a la atención de personas viviendo con VIH/SIDA, inclue atender sin preconceitos, com escuta activa e empatía diante da alta carga laboral. Conclusión: las acciones de promoción de la salud y prevención realizadas por los profesionales de Atención Primaria de Salud se relacionan principalmente con la consejería y educación para profesionales y comunidad. Destaca la necesidad de transversalizar las medidas de prevención a otros profissionales y grupos vulnerables de la comunidad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to identify the attitudes and actions of health professionals in health promotion before the HIV/AIDS epidemic in Primary Health Care (PHC), Punta Arenas, Magallanes and Chilean Antartica Chilena region, Chile. Method: a qualitative, descriptive, and exploratory study carried out at PHC facilities in the city of Punta Arenas, Chile. Sixteen professionals who work in the five Family Health Centers participated. Data collection was carried out between March and May 2019. Data was obtained through a semi-structured interview. To organize data, ATLAS ti® was used, which were analyzed according to thematic content analysis. Results: two categories have emerged. The first category, Health promotion and prevention actions before HIV/AIDS, described the actions carried out by nurses in their daily work, such as counseling on STI/AIDS prevention, sexual/reproductive health and education for professionals and the community. The second category, Nurse-midwives’ attitudes towards caring for people living with HIV/AIDS, includes caring without prejudice, active behavior and empathy due to high workload. Conclusion: health promotion and prevention actions carried out by PHC professionals are mainly related to counseling and education for professionals and the community. The need to integrate prevention measures with other professionals and vulnerable groups in the community stands out.
  • ETNOENFERMAGEM: CUIDADOS CULTURAIS EM UMA COMUNIDADE MAPUCHE EM PUERTO AGUIRRE, AYSÉN, CHILE Original Article

    Ojeda, Marisa Angélica Mansilla; Heidemann, Ivonete Teresinha Schulter Buss; Villa, Sergio Eduardo Contreras

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: compreender as crenças, expressões e práticas genéricas de cuidado utilizadas pela comunidade mapuche em Puerto Aguirre e reconhecer o cuidado profissional oferecido à promoção da saúde. Método: pesquisa qualitativa baseada na etnoenfermagem, realizada durante sete viagens a Puerto Aguirre, realizadas entre julho de 2018 e janeiro de 2019. Foram entrevistados sete informantes-chave e sete informantes gerais. As informações foram compiladas por meio de observações, anotações de campo, conversas e entrevistas. Resultados: confirmou-se a propriedade científica da etnoenfermagem, identificando três temas que estruturam as práticas de cuidado cultural na comunidade estudada: A identidade mapuche como principal valor para preservar o cuidado cultural; A presença de mulheres é essencial para realizar experiências e práticas de cuidado significativas entre os mapuches; e Os mapuches valorizam e usam práticas de cuidado cultural e profissional para promover a saúde. Conclusão: a pesquisa reconhece a validade plena da Teoria do Cuidado Cultural, uma vez que a enfermagem e, em geral, as diferentes profissões da saúde, tendem a se popularizar e o conhecimento profissional é complementado, aprendendo e aprimorando o cuidado cultural na comunidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: comprender las creencias, expresiones y prácticas de cuidados genéricos utilizados por la comunidad mapuche en Puerto Aguirre y reconocer la atención profesional ofrecida a la Promoción de la Salud. Método: investigación cualitativa basada en la Etnoenfermería, llevada a cabo durante siete viajes a Puerto Aguirre realizado entre julio de 2018 y enero de 2019. Se entrevistó a un total de siete informantes claves y siete informantes generales. Las informaciones fueron recopiladas por intermedio de observaciones, notas de campo, conversaciones y entrevistas. Resultados: se constató la propiedad científica de la Etnoenfermería, identificándose tres temas que estructuran las prácticas de cuidado cultural en la comunidad estudiada: La identidad mapuche como principal valor para preservar el cuidado cultural; La presencia de mujeres es esencial para la realización de experiencias y prácticas de atención significativas entre los mapuches; y Los mapuches valoran y utilizan las prácticas de cuidado cultural y profesionales para promover la salud. Conclusión: la investigación reconoce la plena vigencia de la Teoría del Cuidado Cultural, pues la enfermería y, en general, las diferentes profesiones de la salud, tienden a popularizarse y el conocimiento profesional se complementa, aprendiéndose y mejorando así el cuidado cultural en la comunidad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to understand the beliefs, expressions, and practices of generic care used by the Mapuche community in Puerto Aguirre and acknowledge the professional care offered to promote health. Method: a qualitative research based on ethnonursing carried out during seven trips to Puerto Aguirre between July 2018 and January 2019. A total of seven key informants and seven general informants were interviewed. Information was collected through observations, field notes, conversations, and interviews. Results: the scientific property of ethnonursing was verified. Three themes that structure the cultural care practices in the studied community emerged: Mapuche identity as the main value to preserve cultural care; The essesntial presence of women to carry out meaningful experiences and care practices among the Mapuche; and Mapuche value and use of cultural and professional care practices to promote health. Conclusion: the research recognizes the full validity of the Cultural Care Theory. Nursing and, in general, the different health professions tend to become popular, and professional knowledge is complemented, thus learning and improving cultural care in the community.
  • RELAÇÃO ENTRE AS CAUSAS DE HOSPITALIZAÇÃO E O AUTOCUIDADO EM IDOSOS COM DIABETES MELLITUS 2 Original Article

    Figueiroa, Viviana Patricia Manão; Echevarría-Guanilo, Maria Elena; Fuculo Junior, Paulo Roberto Boeira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a relação entre o autocuidado e as causas de hospitalização de pessoas idosas com Diabetes mellitus tipo 2. Método: abordagem quantitativa, do tipo descritiva. Participaram idosos maiores de 60 anos, hospitalizados em um Centro de Responsabilidade Médico-cirúrgica, atendidos de agosto a dezembro de 2018, por complicações por Diabetes mellitus tipo 2. Foi aplicado instrumento de caracterização e o Teste de Capacidade e Percepção para autocuidado do idoso. Foram realizadas análises descritivas, de tendência central e de associação. Resultados: participaram 32 idosos, sendo 18 (56,3%) do sexo masculino. O tempo médio de diagnóstico foi de 17,1 anos (DS=12,6), 13 (31,7) idosos ingressaram ao hospital com problema de pé diabético e 10 (31,7) com descompensação metabólica. Com relação a capacidade e percepção para o autocuidado, 8 (25%) apresentaram-se adequados, 16 (50%) parcialmente adequado e 8 (25%) sem capacidade para o autocuidado ou déficit parcial. Houve associação significativa entre autocuidado e pertencer a um grupo social (p=0,009). Não houve associação estatística entre a capacidade e percepção para o autocuidado e as causas de hospitalização: pé diabético (p=0,587) e descompensação metabólica (p=0,225). Em sete das oito dimensões se observou maior frequência de autocuidado adequado, mas na dimensão atividade física houve maior percentual de autocuidado inadequado 12 (37,5%). Conclusão: Não se identificou relação entre a capacidade e percepção para o autocuidado e as causas de hospitalização, entretanto, houve percepção baixa e déficit para o autocuidado. O estudo do autocuidado nesses pacientes é importante e permite intervir nos aspectos que estão inadequados ou com déficit.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: analizar la relación entre las causas de hospitalización y el autocuidado de personas adultas mayores con Diabetes mellitus 2. Método: abordaje cuantitativo, de tipo descriptivo. Participaron adultos mayores de 60 años y más, hospitalizados en centros de responsabilidad médico y quirúrgico, atendidos de agostos a diciembre de 2018, por complicaciones del Diabetes. Aplicado instrumento de caracterización y el Test de Capacidad y percepción del autocuidado del adulto mayor. Fueron realizados análisis descriptivos, de tendencia central, y de relación. Resultados: participaron 32 personas, siendo 18(56,3%) de sexo masculino. Los años de diagnóstico tuvieron una media de 17,1 años (DS=12,6), 13 personas (31,7%) ingresaron al hospital por problemas de Pie diabético y 10(24,4%) con descompensación metabólica. Con relación a la Capacidad y percepción del autocuidado, 8(25%) presentaron Percepción de autocuidado adecuado, 16(50%) Percepción de autocuidado parcialmente adecuada y 8(25%) Sin capacidad de autocuidado déficit parcial. Hubo asociación significante entre autocuidado y pertenecer a grupo social (p=0,009). No hubo asociación estadística entre Capacidad y percepción de autocuidado y las causas de hospitalización: pie diabético (p=0,587) y descompensación metabólica (p=0,225). En siete de las ocho dimensiones se observó mayor frecuencia de Autocuidado adecuado, pero en la Actividad física hubo un mayor porcentaje de Autocuidado inadecuado 12(37,5%). Conclusión: no se identificó relación entre la capacidad y la percepción de autocuidado y las causas de hospitalización, entretanto, hubo percepciones bajas y déficit del autocuidado. El estudio del autocuidado en este tipo de pacientes es relevante y permite intervenir en los aspectos inadecuados o en déficit.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze the relationship between self-care and the causes of hospitalization, in older adults with Diabetes mellitus 2. Method: quantitative, descriptive approach. Adults over 60 years old and older, hospitalized in medical and surgical centers, attended from August to December 2018, due to diabetes complications, A characterization instrument and the Older Adult Self-Care Capacity and Perception Test was applied. Descriptive, central tendency and relationship analyses were applied. Results: 32 people participated, 18 (56.3%) of whom were men. The years of diagnosis averaged 17.1 years (SD=12.6), 13 people (31.7%) were admitted to hospital for diabetic foot problems and 10(24.4%) for metabolic disorders. In relation to the Capacity and perception of self-care, 8(25%) presented an adequate self-care perception, 16(50%) a partially adequate self-care perception and 8(25%) without a partial deficit self-care capacity. There was a significant association between self-care and belonging to a social group (p=0.009). There was no statistical association between Capacity and perception of self-care and the causes of hospitalization: diabetic foot (p=0.587) and metabolic disorder (p=0.225). Seven of the eight dimensions showed a higher frequency of adequate self-care, but there was a higher percentage of a poor self-care 12(37.5%) in physical activity. Conclusions: no relationship was identified between capacity and perception of self-care and causes of hospitalization, meanwhile, there were low perceptions and deficits of self-care. The study of self-care in this type of patient is relevant and allows us to intervene in poor aspects or deficits.
  • IMAGINÁRIO DAS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO COTIDIANO Original Article

    Nabarro, Marta; Nitschke, Rosane Gonçalves; Tafner, Daniela Priscila Oliveira do Vale

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: compreender o imaginário da promoção da saúde nas famílias, bem como seu potencial e seus limites no cotidiano familiar. Método: pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-exploratório. A pesquisa foi realizada com 12 famílias cujos filhos pertencem a um centro educacional municipal de educação pré-escolar e ensino fundamental. A coleta de dados ocorreu entre outubro e novembro do ano de 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas individuais. A organização do material realizou-se codificando as informações para alcançar o núcleo de significado do texto, descobrindo assim as classes e suas conexões. A análise dos dados envolveu processos de análise preliminar, classificação, conexões principais, codificação e categorização. Resultados: emergiram três subcategorias: o imaginário de pais e mães sobre a promoção da saúde no cotidiano familiar; potenciais que podem contribuir para promover a saúde no cotidiano das famílias; limites das famílias para promover a saúde no cotidiano da família. Conclusão: a importância desta pesquisa reforça, na perspectiva do imaginário, a possibilidade de apoiar estratégias que promovam a melhoria do cotidiano dessas famílias, reforçando ainda mais a saúde da comunidade para alcançar um estilo de vida saudável.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Entender el imaginario de las familias en el fomento de la promoción de la salud, así como limitar y fortalecer es la rutina familiar. Método: investigación cualitativa, del tipo descriptivo-exploratorio. Se llevó a cabo con 12 familias cuyos hijos pertenecen a un centro educativo municipal de enseñanza pre básica y básica. La recolección de datos se realizó entre octubre y noviembre de 2018, mediante entrevistas semiestructuradas individuales. El material se organizó codificando la información para alcanzar el núcleo de sentido del texto, descubriéndose así las clases y sus conexiones. El análisis de los datos involucró processos de análisis preliminar, ordenación, conexiones clave, codificación y categorización. Resultados: Tres subcategorías surgidas: El imaginario de padres y madres acerca de la promoción de la salud en lo cotidiano familiar; Fuerza que puede contribuir para promover la salud en la rutina de las familias; y límites das familias para promover la salud en la rutina familiar. Conclusión: Desde la perspectiva del imaginario, la importancia de esta investigación refuerza la posibilidad de sostener estrategias que favorezcan una mejora de la vida cotidiana de estas familias, reforzando aún más la salud comunitaria para lograr un estilo de vida saludable.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to understand the imaginary of families on health promotion, as well as its limits and strengths in the family routine. Method: a qualitative research of the descriptive-exploratory type. It was conducted with 12 families whose children attend a Municipal preschool and elementary educational center. Data collection was conducted between October and November 2018 by means of individual semi-structured interviews. The material was organized by coding the information until reaching the sense nucleus of the text, thus discovering the classes and their connections. Data analysis involved processes of preliminary analysis, ordering, key connections, coding, and categorization. Results; three subcategories emerged: The imaginary of fathers and mothers about health promotion in the family routine; Strengths that can contribute to the promotion of health in the family routine; and Limits of the families to promote health in the family routine. Conclusion: from the perspective of the imaginary, the importance of this research strengthens the possibility of sustaining strategies which favor an improvement in the everyday life of these families, further reinforcing community health to attain a healthy lifestyle.
  • DELIBERAÇÃO MORAL POR ENFERMEIRAS (OS) E INTEGRANTES DO COMITÊ DE ÉTICA ASSISTENCIAL EM UMA CLÍNICA DE MAGALLANES, CHILE Original Article

    Barrientos, Mireya Inés Triviños; Schneider, Dulcinéia Ghizoni; Bustos, Elide Mariela Alarcón

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: conhecer como as enfermeiras(os) da Unidade de Pacientes Críticos para adultos e os membros do Comitê de Ética em Saúde deliberam sobre os problemas de saúde em uma Clínica situada em Magallanes, Chile. Método: pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada em uma clínica de Magallanes, Chile. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, entre março e maio de 2018, com dez enfermeiras(os) da Unidade de Pacientes Críticos para adultos e quatro membros do Comitê de Ética em Saúde, sendo profissionais clínicos de diversas áreas. Os relatos coletados foram organizados em Atlas.ti e analisados considerando o referencial teórico da ética, da bioética principista e do método deliberativo moral de Diego Gracia. Resultados: ambas as equipes profissionais que participaram da pesquisa demonstraram possuir valores e princípios éticos: proteção da dignidade humana; respeito pelos direitos dos pacientes de todas as áreas, em todos os contextos e intervenções, com o objetivo de assegurar práticas clínicas humanizadas, com base em evidências científicas e garantir a proteção e o cumprimento dos direitos dos pacientes. Conclusão: as enfermeiras demonstram conhecimento, empatia e sensibilidade moral ao desenvolverem o método deliberativo moral nos problemas de saúde. Os membros do Comitê de Ética em Saúde deliberam em equipe e chegam a uma conclusão consensual, sempre pensando no maior respeito e benefício ao bem-estar do paciente, tendo como referência empatia e prudência na tomada de decisão.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: conocer cómo las enfermeras(os) de la unidad del paciente crítico adulto y los integrantes del comité de ética asistencial deliberan frente a los problemas éticos asistenciales en una Clínica de Magallanes, Chile. Método: investigación cualitativa de carácter exploratoria y descriptiva realizada en una Clínica de Magallanes, en Chile. La recolección de datos fue realizada por medio de entrevista semiestructurada, en el período de marzo a mayo de 2018, con diez enfermeras (os) de la Unidad de Pacientes Críticos adultos y cuatro integrantes del Comité de Ética Asistencial que eran profesionales clínicos de diferentes disciplinas. Los discursos obtenidos fueron organizados en Atlas.ti y analizados a la luz del referencial teórico de la ética, bioética principialista y del método deliberativo moral de Diego Gracia. Resultados: ambos equipos profesionales que participaron en la investigación demostraron poseer valores y principios éticos: protección a la dignidad humana; respeto a los derechos de los pacientes desde todos los ámbitos, contextos e intervenciones, dirigidos a entregar prácticas clínicas humanizadas, basadas en evidencia científica y en velar por la protección y cumplimiento de los derechos de los pacientes. Conclusión: las enfermeras demuestran conocimiento, empatía y sensibilidad moral al desarrollar el método deliberativo moral en los problemas asistenciales. Los integrantes del Comité de Ética Asistencial deliberan en equipo y llegan a una conclusión en consenso, siempre pensando en el mayor respeto y beneficio para el bienestar del paciente, teniendo como referencias la empatía y la prudencia en la toma de decisión.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to know how the nurses working in the Critical Care Unit for adults and the members of the Assistential Ethics Committee deliberate on the assistential ethical issues in a Clinic of Magallanes, Chile. Method: a qualitative research of an exploratory and descriptive character conducted in a Clinic of Magallanes, Chile. Data collection was performed by means of a semi-structured interview in the period from March to May 2018, with ten nurses working in the Critical Care Unit for adults and with four members of the Assistential Ethics Committee who were clinical professionals in different disciplines. The statements obtained were organized in Atlas.ti and analyzed in the light of the theoretical reference framework of ethics, of principalist bioethics, and of Diego Gracia's moral deliberative method. Results: the two professional teams that participated in the research showed having ethical values and principles: protection of human dignity; respect for the patients' rights in all scopes, contexts, and interventions, targeted to provide humanized clinical practices based on scientific evidence and in safeguarding the protection and fulfillment of the patients' rights. Conclusion: nurses show knowledge, empathy, and moral sensitivity when conducting the moral deliberative model in assistential problems. The members of the Assistential Ethics Committee deliberate as a team and come to an agreed upon conclusion, always thinking in the best respect and benefit for the patient's well-being, with empathy and prudence in decision-making as references.
  • A VIDA APÓS A HEMODIÁLISE Original Article

    Santana, Mariela Beatriz Andrade; Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da; Lopes, Soraia Geraldo Rozza

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: conhecer os problemas enfrentados pelas pessoas como consequência da doença renal crônica e seu tratamento hemodialítico. Método: estudo qualitativo, exploratório e descritivo, com 12 pessoas submetidas a hemodiálise em um hospital de referência. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas nas residências das pessoas durante os meses de setembro a dezembro de 2018. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo dirigida, iniciando com a identificação dos códigos, que, posteriormente, foram agrupados em subcategorias e categorias. Resultados: as pessoas vivenciaram uma mudança significativa em suas vidas no início da hemodiálise, apresentando problemas decorrentes do tratamento que são enfrentados com a intenção de manter seu estilo de vida ou resignando-se a viver, abandonando aspectos que lhes davam prazer. A importância de manter a força de vontade para continuar o tratamento foi destacada, adicionada ao processo de aceitação que foi diferente para cada pessoa. Por fim, evidenciou-se familiaridade com a morte devido à exposição frequente a ela pela morte de seus colegas em hemodiálise, preparando-a para tal evento. Conclusão: a mudança que ocorre na vida das pessoas como resultado de doenças e tratamentos é uma situação complexa para a qual elas devem mobilizar ferramentas pessoais que envolvem grandes esforços, vivendo um processo de aceitação que pode levar anos. A atenção da equipe de saúde deve ter proximidade, empatia, humanidade no tratamento, para promover recursos próprios que favoreçam o bem-estar pessoal.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: conocer los problemas presentados por las personas como consecuencia de la enfermedad renal crónica y su tratamiento de hemodiálisis. Método: estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo con 12 personas que realizaban su hemodiálisis en un hospital de referencia. Fueron realizadas entrevistas semi-estructuradas en el domicilio de las personas, durante los meses de septiembre a diciembre del 2018. Los datos fueron analizados de acuerdo a análisis de contenido dirigido, iniciando con la identificación de códigos, los cuales posteriormente fueron agrupados en subcategorías y categorías. Resultados: las personas vivieron un cambio significativo en sus vidas al momento de comenzar la hemodiálisis, presentando problemas derivados del tratamiento que fueron enfrentados con la intensión de mantener el estilo de vida o resignándose a vivir abandonando aspectos que le provocaban placer. Se apreció la importancia de mantener la fuerza de voluntad para seguir el tratamiento, sumado al proceso de aceptación que fue diferente para cada persona. Finalmente se evidenció una familiaridad con la muerte debido a la exposición frecuente a ella a través de la muerte de sus compañeros de hemodiálisis, provocando una preparación ante ella. Conclusión: el cambio que se produce en la vida de las personas a consecuencia de la enfermedad y tratamiento es una situación compleja para lo cual deben movilizar herramientas personales que conllevan grandes esfuerzos, viviendo un proceso de aceptación que puede llevar años. La atención por el equipo de profesional de salud debe lograr cercanía, empatía, humanidad en el trato para fomentar los recursos propios que favorezcan el bienestar personal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to know the problems people face as a consequence of chronic kidney disease and their hemodialysis treatment. Method: a qualitative, exploratory and descriptive study with 12 people who were undergoing hemodialysis in a reference hospital. Semi-structured interviews were carried out at the people’s homes from September to December 2018. Data were analyzed according to directed content analysis, starting with identification of codes, which were later grouped into subcategories and categories. Results: people experienced significant changes in their lives after starting hemodialysis, presenting problems derived from treatment that were faced in order to maintain their lifestyle or resigning themselves to living abandoning aspects that gave them pleasure. The importance of maintaining power of will to continue treatment was appreciated, added to the acceptance process that was different for each person. Finally, a familiarity with death was evidenced due to frequent exposure to it through the death of hemodialysis colleagues, causing preparation for it. Conclusions: change in people’s lives as a result of disease and treatment is a complex situation for which they must mobilize personal tools that entail great efforts, living an acceptance process that can take years. Attention by health professionals must achieve closeness, empathy, humanity in treatment to promote own resources that favor personal well-being.
  • SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA CIDADE DE PUNTA ARENAS, CHILE Original Article

    Gutiérrez, Karina Pamela Martinic; Ramos, Flávia Regina Souza; Dalmolin, Graziele de Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar a prevalência da síndrome de burnout entre os profissionais de enfermagem da cidade de Punta Arenas, Chile. Método: investigaçāo quantitativa, descritiva, de corte transversal, com uma amostra de profissionais de enfermagem da cidade de Punta Arenas, Chile. Para a coleta dos dados, realizada entre janeiro e março de 2019, utilizou-se a escala Maslach Burnout Inventory e o questionário sociodemográfico. Para a análise dos dados aplicou-se a estatística descritiva. Resultados: 163 indivíduos participaram do estudo. 18% da amostra sofría da síndrome de burnout, correspondendo a mulheres no grupo etário de jovens adultos, isto é, entre 20 e 40 anos de idade e trabalhando na área assistencial ou de atençāo direta aos usuários. Conclusāo: a prevalência do burnout no local ainda nāo investigado e em diferentes cenários ocupacionais, tais como a educaçāo, a gestāo e a atençāo, hospitalária e primária de saúde, confirma as implicações deste trabalho para a saúde ocupacional desta populaçāo. Este conhecimento proporciona evidências atualizadas para fundamentar a implementaçāo de políticas e estratégias de promoçāo da saúde ocupacional em profissionais de enfermagem chilenos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: identificar la prevalencia de síndrome de burnout en los profesionales de enfermería de la ciudad de Punta Arenas, Chile. Método: investigación de enfoque cuantitativo, descriptivo, de corte transversal, con una muestra de profesionales de enfermería de la ciudad de Punta Arenas, Chile. Para la recolección de datos, realizada entre enero y marzo de 2019, se utilizó la escala Maslach Burnout Inventory y el cuestionario sociodemográfico. Se aplicó estadística descriptiva para el análisis de datos. Resultados: participaron 163 individuos en el estudo. El 18% de la muestra tenía síndrome de burnout, correspondiente a personas de sexo femenino, del grupo etario adulto joven, es decir entre 20 y 40 años de edad y que se desempeña en el área asistencial o de atención directa de usuarios. Conclusión: la prevalencia del burnout en el local aún no explorado y en diferentes escenarios de trabajo, como educación, gestión y atención, hospitalaria y primaria de salud, confirma las implicaciones de este trabajo em la salud ocupacional en esta población. Este conocimiento proporciona evidencia actualizada para fundamentar la implementación de políticas y estrategias de promoción de la salud laboral en profesionales de enfermería chilenos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to identify the prevalence of burnout syndrome in nursing professionals in Punta Arenas, Chile. Method: quantitative, descriptive, cross-sectional research in a sample of nursing professionals from Punta Arenas, Chile. Data were collected between January and March 2019, using the Maslach Burnout Inventory and a sociodemographic questionnaire. Descriptive statistics were applied in the data analysis. Results: 163 individuals participated in the study. 18% of the sample suffered from burnout syndrome, who were female young adults, i.e. between 20 and 40 years of age, and who worked in direct user care. Conclusion: the prevalence of burnout in the as-yet-unexplored place of study and in different work scenarios, such as education, management, and hospital-based and primary health care, confirms the implications of this study for occupational health in this population. This knowledge offers recent evidence to ground the implementation of occupational health promotion policies and strategies in Chilean nursing professionals.
  • TRABALHO DE ENFERMAGEM: VISÃO DE ENFERMEIRAS/OS E USUÁRIOS Original Article

    Barrientos, María Clara Pesutic; Pires, Denise Elvira Pires de; Machado, Rosani Ramos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: compreender a percepção de usuários e enfermeiras/os sobre o trabalho de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, realizada em uma unidade de clínica médica de um hospital público e em um Centro de Saúde da Família, na cidade de Punta Arenas, Chile. Para a coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada e a análise orientou-se pela análise temática de conteúdo. Participaram 35 usuários e 16 enfermeiros. A coleta de dados ocorreu entre setembro e dezembro de 2018. Resultados: os resultados foram organizados de acordo com a percepção de enfermeiros e usuários em quatro categorias temáticas: 1) enfermagem como profissão de cuidado humano; 2) enfermagem e sua função administrativo- gerencial; 3) enfermagem como profissão educadora; 4) enfermagem como profissão da saúde. No caso dos usuários, também emergiu a qualificação de enfermagem como trabalho pesado e árduo. Conclusão: enfermeiros e usuários consideram a enfermagem uma profissão de saúde que lida com o cuidado humano, envolvendo não apenas a cura, mas também as dimensões da educação em saúde e gestão de recursos materiais e humanos. A profissão está baseada na ciência e requer formação acadêmica para o desenvolvimento adequado do trabalho nos diferentes âmbitos de atenção.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: comprender la percepción de los usuarios y de las enfermeras/os respecto a la labor de enfermería. Método: investigación de abordaje cualitativo exploratorio descriptivo en un área médica de un Hospital público y en un Centro de Salud Familiar, de la ciudad de Punta Arenas, Chile. Para la recolección de datos se trabajó con entrevista semi estructurada y el análisis de la información se realizó orientado por el análisis temático de contenido. Participaron 35 usuarios y 16 enfermeras/os, la colecta de datos transcurrió entre septiembre y diciembre de 2018. Resultados: los resultados fueron organizados según la percepción de los enfermeros y de los usuarios en cuatro categorías temáticas 1) Enfermería como profesión de cuidado humano, 2) Enfermería y su función de administración/gestión, 3) Enfermería como profesión educadora, 4) Enfermería como profesión. En el caso de los usuarios, también emergió la calificación de enfermería como trabajo pesado y arduo. Conclusión: enfermeros y usuarios consideran a enfermería como una profesión de la salud que trata de cuidado humano, que envuelve no solo el curar, si no que dimensiones de educación en salud y de gestión de recursos materiales y humanos, que está fundamentada en ciencia y que exige una formación académica para el desarrollo adecuado en los distintos niveles de atención.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to understand the perception of users and nurses about nursing work. Method: a descriptive exploratory qualitative research in a clinic inpatient unit of a public hospital and in a Family Health Center, in the city of Punta Arenas, Chile. For data collection, we worked with a semi-structured interview, and analysis of the information was carried out guided by thematic content analysis. Thirty-five users and sixteen nurses participated; data collection took place between September and December 2018. Results: the results were organized according to the perception of nurses and users into four thematic categories Nursing as a profession of human care; Nursing and its role in administration/management; Nursing as a profession with educational role; Nursing as a health profession. In the case of users, nursing qualification as heavy and arduous work also emerged. Conclusion: nurses and users consider nursing as a health profession that deals with human care, which involves not only healing, but also dimensions of health education and management of material and human resources, which is based on science and requires academic training for proper development at different levels of care.
  • PRIMEIRA GERAÇÃO DE ENFERMEIROS(AS) FORMADOS(AS) EM MAGALLANES, CHILE: ELEMENTOS DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL Original Article

    Barrientos, Helena Pinochet; Padilha, Maria Itayra; Teodósio, Sheila Saint-Clair da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: conhecer os principais elementos da construção da identidade profissional na primeira geração de enfermeiros titulados do Curso de Enfermagem em Magallanes, entre 1972 e1976. Método: pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, na qual os cinco titulados da primeira geração e uma docente conformam a principal fonte de reconstrução do passado atráves da história temática oral. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram organizados com a ajuda do programa Atlas Ti®, realizando-se, posteriormente, a análise de conteúdo temático, basada nos conceitos de Claude Dubar sobre formas identitárias. Resultados: há elementos presentes nas considerações de Dubar, como as identidades como enfermeira individual e como enfermeira social que, de fato, começam a ser construidas antes mesmo do início da formação acadêmica, e través de sucessivos procesos de reconstrução durante o desenvolvimento curricular, formam uma nova identidade. No entanto, neste grupo destaca-se como elemento fundamental de construção de identidade, a importância do corpo docente da época. Conclusão: evidencia-se a importância da identidade que projetam os docentes a cargo das atividades acadêmicas, teóricas, práticas e projetoras de valores, pois modelam a identidade que será construída pelos alunos que forem formados em suas aulas. Desta forma, quem dirige a formação de futuros enfermeiros deve considerar o momento histórico e social da geração que está sendo formada, bem como as competências, os valores e a identidade própria dos encarregados de sua formação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: conocer los principales elementos de la construcción de identidad profesional en la primera generación de titulados de la carrera de Enfermería en Magallanes, en el período de 1972-1976. Método: investigación histórica, con abordaje cualitativo, donde los cinco titulados de la primera generación y una docente, constituyen la principal fuente de reconstrucción del pasado a través de la historia oral temática. La recolección de los datos fue a través de una entrevista semiestructurada. Los datos obtenidos fueron organizados con la ayuda del programa Atlas Ti®, para posteriormente realizar el análisis de contenido temático, basándose en los conceptos de Claude Dubar sobre formas identitarias. Resultados: existen elementos presentes en lo expuesto por Dubar, como son las identidades como enfermera individual y como enfermera social, que efectivamente se comienzan a construir previo al inicio de la formación académica, para a través de sucesivos procesos de reconstrucción durante todo el proceso curricular, formar una nueva identidad, sin embargo, en este grupo destaca como elemento fundamental de construcción de identidad, la importancia del cuerpo docente de la época. Conclusión: evidencia la importancia de la identidad que proyectan los docentes a cargo de las actividades académicas, teoricas, prácticas y valóricas pues modelarán la identidad que construirán los estudiantes que egresen de sus aulas, es por ello que quienes dirigen la formación de las futuras enfermeras y enfermeros deben considerar tanto el momento histórico y social de la generación que se está formando, cómo las competencias, valores y propia identidad de quienes los forman.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to know the main elements of the construction of the professional identity in the first generation of graduated students from the Nursing course in Magallanes, from 1972 to 1976. Method: a historical research study with a qualitative approach, where the five graduated students from the first generation and a woman professor constitute the main source for reconstructing the past through oral thematic history. Data collection was performed by means of a semi-structured interview. The collected data were organized with the help of the Atlas Ti® program, then performing thematic content analysis based on Claude Dubar's concepts on identity types. Results: there are elements present in Dubar's exposition, such as the identities as an individual nurse and as a social nurse, whose constructions actually start prior to the beginning of the academic training in order to shape a new identity through successive reconstruction processes during the whole curricular process; however, in this group the importance of the faculty of that time stands out as a fundamental element in the construction of identities. Conclusion: the importance is evidenced of the identity projected by the professors in charge of the academic, theoretical, practical, and value-related activities, since they will model the identity the students will build when exiting their classrooms, reason why those who direct the training of the future nurses must consider both the historical and social moment of the generation being trained, as well as the competences, values, and own identities of those who train them.
  • PAPEL DO ENFERMEIRO PARA A CONTINUIDADE DO CUIDADO NA ALTA HOSPITALAR Original Article

    Guzmán, Magaly Del Carmen Gallardo; Ferreira, Alexandra; Andrade, Selma Regina de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: reconhecer o papel do enfermeiro em manter a continuidade do cuidado do usuário com a alta hospitalar. Método: estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. O estudo foi aplicado na alta hospitalar, originária da unidade de saúde mais complexa de Magallanes, o Hospital Clinico de Magallanes, Chile. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com enfermeiros, realizadas entre maio e agosto de 2018. Para a análise do material, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Resultados: foram obtidas três categorias, que reúnem as expressões dos enfermeiros: Como vêem a implantação dos serviços de enfermagem hospitalar, que facilitam a continuidade do cuidado na rede de atenção do paciente com alta hospitalar (denominada rede de atenção); Quem eles identificam no serviço de enfermagem para a continuidade dos cuidados pós-alta (redes de atenção), que esses profissionais de enfermagem fazem e sugestões para seu desempenho; e, Como as redes de atendimento afetam o usuário na continuidade de seus cuidados pós-alta. Conclusão: o papel da enfermagem é fundamental na alta hospitalar do paciente. Com autonomia e competências para o cuidado integral, o profissional facilita a transição da assistência à saúde; gerencia a alta hospitalar, convocando a rede institucional de enfermagem e as redes emergentes com a atenção primária à saúde; aspira a desenvolver estratégias para uma rede de atenção inter-nível, com participação sistemática.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: reconocer rol enfermero para mantener la continuidad del cuidado del usuario con alta hospitalaria. Método: estudio de carácter exploratorio, descriptivo, con abordaje cualitativo. El estudio se aplicó en el alta hospitalaria, que se origina en el centro de salud de mayor complejidad de Magallanes, el Hospital Clínico de Magallanes, Chile. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas con enfermeras, que se realizaron entre mayo y agosto de 2018. Para el análisis del material, se utilizó la técnica análisis de contenido. Resultados: se obtienen tres categorías, que reúnen lo que los enfermeros mencionan en su discurso: Como ven la implementación de servicios de enfermería hospitalaria, que facilitan continuidad de la atención en la red asistencial del paciente con alta hospitalaria (conocido como redes de cuidado); A quiénes identifican en el servicio de enfermería para la continuidad de la atención post alta (redes de cuidado), que hacen estos profesionales de enfermería y sugerencias para su desempeño; y Como redes de cuidado afectan al usuario en la continuidad de su cuidado post alta. Conclusión: el rol enfermero es clave en el alta hospitalaria del paciente. Con autonomía y competencias para la atención integral, el profesional facilita la transición asistencial; gestiona el alta hospitalaria, convocando la red de enfermería institucional y las incipientes redes con Atención Primaria de Salud; aspira a desarrollar estrategias para una red de cuidado interniveles, con participación sistemica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to recognize the role of nurses to maintain continuity of care for users after hospital discharge. Method: an exploratory, descriptive study with a qualitative approach. The study was applied at hospital discharge originating from the most complex health center in Magallanes, the Hospital Clinico Magallanes, Chile. Data were collected through interviews with nurses, carried out between May and August 2018. To analyze the material, the content analysis technique was used. Results: three categories emerged, which bring together what nurses mention in their discourse: How they see the implementation of hospital nursing services, which facilitate continuity of care in the healthcare network of discharged patients (known as care networks); Who they identify in the nursing service for continuity of care after discharge (care networks), which these nursing professionals make and suggestions for their performance; and How care networks affect users in continuity of care after discharge. Conclusion: the role of nurses is key in patient discharge from hospital. With autonomy and competencies for comprehensive care, professionals facilitate the healthcare transition; manage hospital discharge, convening the institutional nursing network and the emerging networks with primary health care; aspire to develop strategies for an inter-level care network, with systematic participation.
  • FATORES DE RISCO EM ERROS DE MEDICAÇÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO CHILENO DE ALTA COMPLEXIDADE Original Article

    Cárcamo, Ana María Pilquinao; Tourinho, Francis Solange Vieira; Alves, Thaís Fávero

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar os fatores de risco para erros de medicação em um hospital público chileno de alta complexidade. Método: estudo com abordagem quantitativa, exploratório, descritivo e transversal, com cortes temporais retrospectivos. A população do estudo consistiu em 50 notificações de eventos adversos relacionados ao processo de administração de medicamentos gerados entre 2014 e 2017 nos serviços de clínica médica e cirurgica do Hospital Clínico em Magallanes, Chile. A classificação do National Coordinating Council for Medication Error Reporting and Preventions, foi utilizada para a coleta de dados, realizada em maio e Junho de 2018, e os dados foram analisados ​​por meio de estatística descritiva. Resultados: entre os envolvidos nos erros de medicação, as seguintes profissões são predominantes: enfermeiros, 21 (42%); Técnicos de enfermagem que atuam nas clínicas médicas e cirúrgicas, 18 (36%) e técnicos de enfermagem que atuam na Farmácia, 7 (14%). Os erros de medicação mais frequentes foram: transcrição de medicamentos, 16 (32%); preparação, 13 (26%); e administração, 11 (22%). Os seguintes fatores de risco se destacam nos casos notificados: problemas de comunicação e interpretação, 13 (26%); interpretação incorreta da prescrição na dispensação, 7 (14%); fatores associados à organização do trabalho, como cumprimento insuficiente das práticas prioritárias de segurança, 11 (22%), e fatores individuais, 9 (18%). Conclusão: são necessárias mais informações sobre erros de medicação para identificar os fatores de risco e estabelecer estratégias para sua prevenção; consequentemente, a notificação de eventos adversos deve ser promovida como medida preventiva.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: identificar los factores de riesgo en errores de medicación, en un hospital público de alta complejidad en Chile. Método: investigación de abordaje cuantitativa, estudio de tipo exploratorio, descriptivo de corte transversal, de recorte temporal retrospectivo. La población de estudio estuvo compuesta por 50 reportes de eventos adversos relacionados con el proceso de administración de medicamentos generados en los servicios de medicina y cirugía del Hospital Clínico Magallanes, Chile, entre los años 2014 al 2017. Se utilizó para la recolección de datos la clasificación de la National Coordinating Council for Medication Error Reporting and Preventions, se realizó durante los meses de mayo y junio del 2018 y fueron analizados por medio de estadística descriptiva. Resultados: los involucrados en los errores de medicación predomina enfermeros 21 (42%), técnicos de enfermería de medicina y cirugía 18 (36%) y Técnicos de enfermería que se desempeñan en farmacia 7 (14%); Los errores de medicación más frecuentes: transcripción 16 (32%), preparación 13 (26%) y administración de medicamentos 11 (22%). Destacan los siguientes factores de riesgo en los casos notificados: problemas de comunicación e interpretación 13 (26%), interpretación incorrecta de la prescripción en la dispensación 7 (14%), factores asociados a la organización del trabajo como insuficiente cumplimiento de las prácticas de seguridad prioritarias 11 (22%), factores individuales 9 (18%). Conclusión: se requiere mayor información sobre errores de medicación para identificar los factores de riesgo y establecer estrategias para su prevención, así se debe promover la notificación de eventos adversos como medida preventiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to identify the risk factors in medication errors in a high-complexity chilean public hospital. Method: a research study with a quantitative approach; an exploratory, descriptive and cross-sectional study, with retrospective temporal cuts. The study population consisted of 50 reports of adverse events related with the medication administration process generated between 2014 and 2017 in the Medical and Surgery services of the Magallanes Clinical Hospital, Chile. The classification of the National Coordinating Council for Medication Error Reporting and Prevention was used for data collecting, performed during May and June 2018, and the data were analyzed by means of descriptive statistics. Results: among those involved in the medication errors, the following professions are predominant: nurses, 21 (42%); Medical and Surgery nursing technicians, 18 (36%), and nursing technicians working in the Pharmacy, 7 (14%). The most frequent medication errors were the following: medication transcription, 16 (32%); preparation, 13 (26%); and administration, 11 (22%). The following risk factors stand out in the notified cases: communication and interpretation problems, 13 (26%); incorrect interpretation of the prescription at dispensation, 7 (14%); factors associated with work organization such as insufficient compliance with the priority safety practices, 11 (22%), and individual factors, 9 (18%). Conclusion: more information is required about medication errors to identify the risk factors and to establish strategies for their prevention; consequently, the notification of adverse events must be promoted as a preventive measure.
  • PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E NOTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS Original Article

    Maldonado, Ximena Alejandra Navarro; Nascimento, Eliane Regina Pereira do; Lazzari, Daniele Delacanal

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar como os enfermeiros relatam eventos adversos; conhecer os elementos que influenciam a notificação de eventos adversos e quais estratégias eles sugerem para a notificação. Método: estudo qualitativo, do tipo Pesquisa Convergente Assistêncial, realizada em uma unidade de pacientes críticos de um centro de saúde privado da região de Magallanes, Chile. Treze enfermeiros participarão do estudo, por meio de entrevista e grupo de discussão. Resultados: enfermeiros que relatam eventos adversos ou o fazem verbalmente e por escrito ao enfermeiro coordenador imediatamente. O não relato de eventos adversos ocorre principalmente devido à falta de conhecimento da cultura de segurança, medo de retaliação e punição no local de trabalho. Como estratégias para relatar eventos adversos, sugerimos educação continuada em relação à cultura de segurança, criando consciência e confiança de que relatar um erro não terá uma resposta punitiva e que um plano de melhoria será feito para evitar cometer o erro. errar outra vez, melhorar a comunicação e liderança. Conclusão: apesar dos enfermeiros relatarem a ocorrência de um evento adverso, existe uma preocupação com a punição, apontando a necessidade de rever a cultura de segurança do paciente em uma unidade crítica de pacientes no contexto do estudo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: identificar como los enfermeros notifican los eventos adversos; conocer los elementos que influencian una notificacion de los eventos adversos y que estrategias sugieren para notificacion. Método: estudio cualitativo, de tipo Pesquisa Convergente Asistencial, realizado en una unidad de paciente crítico de un centro de salud privado en la región de Magallanes, Chile. Participaran do estudio trece enfermeros, por medio de entrevista y grupo de discusión. Resultados: los enfermeros que realizan notificación de eventos adversos o la hacen de forma verbal y escrita a la enfermera coordinadora inmediatamente. La no realización de notificacion de eventos adversos se da, principalmente, por el desconocimiento de cultura de seguridad, el temor a represalias y castigos dentro del ambiente laboral. Como estrategias para la notificacion de eventos adversos se sugiere educación continua con respecto a cultura de seguridad, crear conciencia y confianza en que notificar un error no va a tener una respuesta punitiva y que del error se realizara un plan de mejora que evite cometer el mismo error en otra oportunidad, mejorar la comunicación y el liderazgo. Conclusión: a pesar que los enfermeros notifiquen la ocurrencia de evento adverso, existe a preocupación de la punición, señalando la necesidad de revisar la cultura de seguridad del paciente en una unidad de paciente critico en el contexto de estudio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to identify how nurses report adverse events; to know what elements influence adverse event reporting and which reporting strategies they suggest. Method: qualitative study with a convergent care research design, conducted in a critical patient unit of a private health center in the region of Magallanes, Chile. Thirteen nurses participate in the study, through interviews and a discussion group. Results: the nurses who report adverse events do so verbally and in writing to the nurse coordinator immediately. Failure to report adverse events is mainly due to lack of knowledge of the safety culture, fear of reprisals and punishment within the workplace. As adverse event reporting strategies, they suggest continuing education about the safety culture, raising awareness and trust in that error reporting will not be met with punishment and that the error will lead to an improvement plan that avoids committing the same error on another occasion, improving communication and leadership. Conclusion: although nurses report adverse events, they are concerned with punishment, indicating the need to review the patient safety culture at a critical care unit in the study context.
  • SIMULAÇÃO CLÍNICA NO ENSINO DE ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA DO ESTUDANTE NO CHILE Original Article

    Cabrera, Thania Andrea Aballay; Kempfer, Silvana Silveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever as experiências vividas em simulação clínica por estudantes de enfermagem da Universidad de Magallanes, Punta Arenas, Chile, em relação ao uso da simulação clínica como metodologia de aprendizagem para o alcance de competências para o cuidado de enfermagem. Método: a simulação pelos alunos foi realizada em 2017, enquanto eles cursavam o sétimo e o oitavo semestres de formação profissional. O estudo realizado foi qualitativo, exploratório descritivo, no qual participaram oito alunos por meio do instrumento de entrevista semiestruturada aplicado durante o segundo semestre de 2018. Resultados: observou-se que a experiência de simulação foi boa e muito boa. Destaca-se que os principais pontos de discussão para os participantes foram que a simulação clínica lhes deu ferramentas que lhes permitiram adquirir identidade profissional, empoderamento do papel profissional, raciocínio clínico, prática profissional e organização. Por outro lado, também lhes permitiu aplicar conhecimentos teóricos. Conclusões: embora esta vivência tenha permitido aos alunos adquirir competências abrangentes, também tem como limitação o surgimento de sentimentos de medo e ansiedade que podem impossibilitar o seu desenvolvimento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: describir las experiencias vividas en simulación clínica por los estudiantes de enfermería de la Universidad de Magallanes, Punta Arenas, Chile, en relación al uso de la simulación clínica como metodología de aprendizaje para el logro de habilidades para el cuidado en Enfermería. Método: la simulación por los estudiantes se realizó el año 2017, mientras cursaron séptimo y octavo semestre de formación profesional. El estudio realizado fue cualitativo, exploratorio descriptivo, en el cual participaron ocho estudiantes utilizando el instrumento de entrevista semiestructurada aplicada durante el segundo semestre año 2018. Resultados: se observó que la experiencia en simulación fue bueno y muy bueno. Destaca que los principales puntos de discusión para los participantes fue que la simulación clínica les entrego herramientas que les permitió adquirir identidad profesional, empoderamiento del rol profesional, razonamiento clínico, práctica profesional y organización. Por otra parte, también les permitió aplicar los conocimientos teóricos. Conclusiones: si bien esta experiencia les permitió a los estudiantes adquirir habilidades integrales también posee la limitante que afloran sentimientos de temor, ansiedad que pueden imposibilitar el desarrollo de la misma.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe the experiences lived in clinical simulation by nursing students at the University of Magallanes, Punta Arenas, Chile, in relation to the use of clinical simulation as a learning methodology for the achievement of skills for nursing care. Method: the simulation by the students was carried out in 2017, while they attended the seventh and eighth semester of professional training. The study carried out was qualitative, exploratory descriptive, in which eight students participated using the semi-structured interview instrument applied during the second semester of 2018. Results: it was observed that the simulation experience was good and very good. It stands out that the main points of discussion for the participants were that the clinical simulation gave them tools that allowed them to acquire professional identity, empowerment of the professional role, clinical reasoning, professional practice and organization. On the other hand, it also allowed them to apply theoretical knowledge. Conclusion: although this experience allowed the students to acquire comprehensive skills, it also has the limitation that feelings of fear and anxiety emerge that may make it impossible to develop it.
  • EMPODERAMENTO DE ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL NO SUL DO CHILE Original Article

    Masias, Karen Andrea Antiquera; Santos, José Luís Guedes dos; Erdmann, Alacoque Lorenzini

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar o nível de empoderamento dos enfermeiros de um hospital no sul do Chile e verificar as possíveis associações com variáveis de caracterização pessoal e profissional. Método: estudo transversal e descriptivo com uma amostra de 117 enfermeiros de um hospital no sul do Chile. A coleta de dados foi realizada em 2018 usando um formulário de caracterização pessoal e profissional e a versão em espanhol do Conditions of Work Effectiveness Questionnaire II. Os dados foram analisados usando estatísticas descritivas e inferenciais. Resultados: as médias dos fatores da escala de empoderamento foram: Oportunidade (4,11±0,82); Informação (3,81±0,90); Suporte (3,81±0,86) e Recursos (3,13±0,97). Diferenças statisticamente significativas foram encontradas entre empoderamento e maior experiência professional, trabalhar no Bloco Médico Cirúrgico, ter de 3 a 10 pacientes sob responsabilidade, satisfação com o trabalho e intenção de abandonar o emprego. Conclusão: os enfermeiros têm uma percepção positiva de empoderamento em seus papéis, especialmente com relação à oportunidade de realizar tarefas que contribuem para a aquisição de novos conhecimentos e habilidades no trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: identificar el nivel de empoderamiento de los enfermeros de un hospital en el Sur de Chile y verificar posibles asociaciones con variables de caracterización personal y profesional. Método: se realizó un estudio transversal y descriptivo, con un muestreo de 117 enfermeros de un Hospital del sur de Chile. La recogida de datos fue realizada en 2018, con una ficha de caracterización personal y profesional y la versión en español del Conditions of Work Effectiveness Questionnaire II. Los datos fueron analizados a través de estadísticas descriptivas e inferenciales. Resultados: las medias de los factores de la escala de empoderamiento fueron: Oportunidad (4,11 ± 0,82); Información (3,81 ± 0,90); Suporte (3,81 ± 0,86) y Recursos (3,13 ± 0,97). Se identificó diferencia estadísticamente significativa del empoderamiento con más tiempo de experiencia profesional, el servicio Bloque Médico Quirúrgico, con una cantidad de 3 a 10 pacientes bajo su responsabilidad, satisfacción con el trabajo e intención de dejar el trabajo. Conclusión: los enfermeros tienen una percepción positiva acerca del empoderamiento en su rol, especialmente con relación a las oportunidades de desarrollar tareas que contribuyen para la adquisición de nuevos conocimientos y habilidades en el trabajo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to identify the level of empowerment among the nurses from a hospital located in the south of Chile and verify its potential association with personal and professional characterization variables. Method: cross-sectional and descriptive study conducted with 117 nurses from a hospital in the south of Chile. Data were collected in 2018 using a personal and professional characterization form and the Spanish version of the Conditions of Work Effectiveness Questionnaire II. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics. Results: the means of the factors of the empowerment scale were: Opportunity (4.11±0.82); Information (3.81±0.90); Support (3.81±0.86), and Resources (3.13±0.97). Statistically significant differences were found between empowerment and having greater professional experience, working in the medical-surgical unit, having from 3 to 10 patients under responsibility, job satisfaction, and intention to quit their jobs. Conclusion: the nurses reported a positive perception of empowerment in their roles, especially concerning having opportunities to perform tasks that contribute to acquiring new knowledge and skills at work.
  • SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM COM A PRÁTICA DE SIMULAÇÃO CLÍNICA EM CENÁRIOS DE ALTA FIDELIDADE Original Article

    Vera, Patricia Irene Ruiz; Martini, Jussara Gue

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever a satisfação com a dimensão prática dos cenários de simulação clínica de alta fidelidade desenvolvida pelos estudantes de enfermagem. Método: abordagem quantitativa, descritiva e correlacional. Coleta de dados, questionário de avaliação da satisfação dos estudantes de enfermagem com as experiências clínicas simuladas na prática. Escala de 1 a 10, sendo 10 o valor máximo de satisfação e 1 o valor mínimo de satisfação. Participaram 115 estudantes. Foram cumpridos os requerimentos éticos. Resultados: satisfação com a aprendizagem alcançada: média de 7,08 no quarto ano e de 7,05 no quinto ano. Motivação para assistir às aulas práticas: média de 7,46 no quarto ano e de 7,16 no quinto ano. Dinamismo das aulas práticas: média de 7,27 no quarto ano e de 6,66 no quinto ano. Participação ativa nos cenários desenvolvidos: média de 7,41 no quarto ano e de 7,30 no quinto ano. Interação com os colegas: média superior a 8,14 no quarto ano e média de 7,45 no quinto ano. Interação com os docentes: ambas as turmas apresentaram uma média de 7,73. Satisfação com o grau de dificuldade dos cenários: média de 7,25 no quarto ano e de 7,32 no quinto ano. Produtividade durante as aulas práticas: média de 7,12 no quarto ano e de 6,95 no quinto ano. Conclusão: Os alunos do quarto ano apresentaram maior satisfação para com a prática, com índice superior a 70 %, ao passo que os alunos do quinto apresentaram um índice de satisfação superior a 60%.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: describir la satisfacción con la dimensión práctica de los escenarios de simulación clínica de alta fidelidad que desarrollaron los estudiantes de enfermería. Metodo: abordaje cuantitativo, descriptivo y correlacional. Recolección de datos, cuestionario de evaluación de la satisfacción de los estudiantes de enfermería con las experiencias clínicas simuladas en la práctica. Escala de 1 a 10, siendo 10 el valor máximo de satisfacción y 1 valor mínimo de satisfacción. Participaron 115 estudiantes. Se cumplió con requerimientos éticos. Resultados: satisfacción con aprendizajes alcanzados, media de 7.08 cuarto año y quinto año, media de 7,05. Motivación para asistir a clases prácticas, media de 7,46, cuarto año y media 7,16, quinto año. Dinamismo de las clases prácticas, cuarto año, media 7,27 y quinto año, media 6,66. Participación activa en los escenarios desarrollados, cuarto año, media de 7,41 y quinto año, media 7,30. Interacción con sus compañeros, cuarto año, media de satisfacción superior a 8,14, quinto año, media 7,45. Interacción con los docentes ambos cursos presentaron una media de 7,73. Satisfacción con el grado de dificultad de los escenarios, cuarto año, media de 7.25 y quinto año, media 7,32. Productividad durante las clases prácticas cuarto año, media de 7,12 y quinto año, media 6,95. Conclusión: cuarto año presentó mayor satisfacción para la práctica, por sobre el 70 %, y quinto año, una satisfacción por sobre el 60% de las opciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe the satisfaction with the practical dimension of the high fidelity clinical simulation settings developed by the nursing students. Method: a quantitative, descriptive and correlational approach. Data collection, questionnaire to assess the nursing students' satisfaction with the simulated clinical experiences in the practice. Scale from 1 to 10, with 10 being the maximum satisfaction value and 1, the minimum satisfaction value. A total of 115 students took part. The ethical requirements were met. Results: satisfaction with the achieved learning: fourth year, mean of 7.08; fifth year, mean of 7.05. Motivation to attend practical classes: fourth year, mean of 7.46; fifth year, mean of 7.16. Dynamism of the practical classes: fourth year, mean of 7.27; fifth year, mean of 6.66. Active participation in the developed settings: fourth year, mean of 7.41; fifth year, mean of 7.30. Interaction with their peers: fourth year, mean satisfaction greater than 8.14; fifth year, mean of 7.45. Interaction with the teachers: both classes showed a mean of 7.73. Satisfaction with the degree of difficulty of the settings: fourth year, mean of 7.25; fifth year, mean of 7.32. Productivity during the practical classes: fourth year, mean of 7.12; fifth year, mean of 6.95. Conclusion: fourth year showed greater satisfaction with the practice, over 70%; and fifth year, a satisfaction level of approximately 60% of the options.
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