Acessibilidade / Reportar erro

Um programa de História num contexto de mudanças sociopolítcas e paradigmáticas: a voz dos professores

A History curriculum in a context of socio-political and paradigmatic changes: the teachers' voices

Un programme d'histoire dans un contexte de changements sociopolitiques et paradigmatiques: la voix des enseignants

Discutem-se resultados de uma pesquisa que visou explicar as reações dos professores em face do programa de História de Minas Gerais de 1987 - baseado no paradigma marxista de interpretação da História - e identificar a direção das mudanças que emergem destas reações: ruptura com o paradigma marxista? Concluiu-se que os professores viviam um processo de transição paradigmática, no qual procuravam conciliar o paradigma marxista e a Nova História, articulado às mudanças sociopolíticas que se produziam na sociedade brasileira e no contexto internacional.

Ensino de História; Mudanças sociopolíticas; Mudanças curriculares


EdUFF - Editora da UFF Instituto de História/Universidade Federal Fluminense, Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 503, 24210-201, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, tel:(21)2629-2920, (21)2629-2920 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: tempouff2013@gmail.com