Acessibilidade / Reportar erro

Rei Henrique Plantageneta em meio aos seus barões: público e consulta territorial em grandes assembleias na Inglaterra (1155-1188)

Resumo:

Este artigo tem como objetivo explorar as dimensões públicas e territoriais dos conselhos gerais na Inglaterra durante o reinado de Henrique II e sua crescente distinção do conselho privado e cerimonial. Na segunda metade do século XII, grandes assembleias foram ampliadas. Isso pode ser verificado a partir de vários aspectos mutáveis, como a terminologia empregada, a frequência de suas reuniões, os assuntos discutidos, a composição das reuniões, o modo de consulta e o desempenho político e cerimonial dos convocados. O rei e sua corte de conselheiros parecem ter se aproveitado dessa transformação institucional aproveitando a reunião de nobres para introduzir um número sem precedentes de reformas e medidas com algum tipo de consentimento baronial, se não apoio e aprovação, e lançando estas resoluções com um nível incomum de publicidade.

Palavras-chave:
Inglaterra Plantageneta; Conselhos Reais; Origens Parlamentares

EdUFF - Editora da UFF Instituto de História/Universidade Federal Fluminense, Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 503, 24210-201, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, tel:(21)2629-2920, (21)2629-2920 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: tempouff2013@gmail.com