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Entre profecias e prognósticos: Januário da Cunha Barbosa, a escravidão e o futuro da nação (1830-1836)1 1 Antonio Penalves Rocha, "Idéias antiescravistas da ilustração na sociedade brasileira escravista", Revista Brasileira de História, vol. 20, n. 39, São Paulo, 2000, p. 43-79. João Pedro Marques, Os sons do silêncio: Portugal de oitocentos e a abolição do tráfico de escravos, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, 1999. Márcia Berbel; Rafael Marquese; Tâmis Parron, Escravidão e política. Brasil e Cuba, 1790-1850, São Paulo, HUCITEC; Fapesp, 2010. Tâmis Parron, A política da escravidão no Império do Brasil, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2011. Quando este artigo estava quase terminado, entrei em contato com o estudo de Alain El Youseff, Imprensa e escravidão: política e tráfico negreiro no Império do Brasil, Rio de Janeiro, 1822-1850, Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

Neste artigo, busca-se compreender o papel que o embate em torno da escravidão e do tráfico de escravos desempenhou na cultura letrada oitocentista brasileira, com destaque para as formas de imaginar a nação. Analisa-se a forma como o Cônego Januário da Cunha Barbosa, importante político e intelectual ilustrado, relacionava projeções de futuro nacional e tratamento da questão da escravidão, entre os anos de 1830 e 1836. Discute-se o uso de duas modalidades de projeção de futuro: a profecia e o prognóstico. Por meio delas, Januário envolveu-se nos embates políticos em torno do fim do tráfico de escravos e fez uso político da revolta dos malês e do haitianismo. Indica-se a constituição de um horizonte de expectativa antiescravista pelo Cônego, entendido como uma das condições para a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1838).

intelectuais; escravidão; temporalidade


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