Acessibilidade / Reportar erro

"Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História

"But not only like this!" Readers, authors, classes as texts and the History of teaching & learning

"Pas seulement comme ça !" Lecteurs, auteurs, les cours comme texte, l'enseignement et l'apprentissage d'histoire

Ao pôr em evidência a "Aula como texto" e seu autor, o professor de História, o artigo possibilita a compreensão das semelhanças e das diferenças entre aqueles que, ao contarem uma história, se tornam historiadores: os escritores da história e os professores de História. Sublinhando o valor do ato de diferentes leituras para a autoria daquela Aula, sublinha-se também a importância de um Texto diferente na formação de novos leitores, aos quais é oferecida, em circunstâncias e situações diversas, a possibilidade de se tornarem autores de novas identidades, construtores da cidadania e de ressignificar a memória.

Aula como texto; Ensino-aprendizagem de História; Relação ensino e pesquisas históricas


EdUFF - Editora da UFF Instituto de História/Universidade Federal Fluminense, Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 503, 24210-201, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, tel:(21)2629-2920, (21)2629-2920 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: tempouff2013@gmail.com