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Filme, espelho e caleidoscópio: infância, nulificação, docilidade e medo em Aniki-Bóbó, de Manoel de Oliveira

Cinema, mirrors and kaleidoscopes: Infancy, sweetness, oblivion and fear in Aniki-Bóbó by Manoel de Oliveira

Film, miroir et kaléidoscope: enfance, annulation, douceur et crainte dans l’Aniki-Bóbó de Manoel de Oliveira

Cine, espejo y caleidoscopio: infancia, anulación, mansedumbre y reverencia en Aniki-Bóbó de Manoel de Oliveira

Resumo

A despeito de certa lacuna na historiografia cinematográfica portuguesa - a ausência de trabalhos que aprofundem a leitura histórica de determinado filme -, a proposta aqui é colocar em destaque o filme Aniki-Bóbó (1942) e analisá-lo à luz de uma matriz histórico-cultural-social. Embora haja uma imensa referência ao filme em notícias de jornais, artigos científicos e livros, Aniki-Bóbó é, quase sempre, estudado como os demais filmes portugueses: em conjunto e/ou em uma visão panorâmica. Portanto, este artigo, ao trabalhar o filme de Manoel de Oliveira, procura responder, ao mesmo tempo, a uma ausência na historiografia e a uma necessidade de compreender o filme como um texto da sociedade e do tempo em que foi produzido, desvelando identidades, histórias e pertenças sociais dessa criação artística.

Palavras-chave:
sócio-história; cinema; Aniki-Bóbó.

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