Acessibilidade / Reportar erro

“Fonte” [Quelle] e “método” [Methode] na historiografia didática em língua alemã (1699-1904)

“Source” [Quelle] and “method” [Methode] in the didactic historiography in german language (1699-1904)

Resumo:

Este artigo trata dos significados das palavras fonte [Quelle] e método [Methode], expressos nos prefácios e notas introdutórias dos livros didáticos de História publicados em língua alemã, entre os anos 1699 e 1904. Narramos as mudanças de função desses termos, em seus empregos isolado (método/fonte) e conjugado (método de fontes) visando a demonstrar que a principal renovação dos métodos no ensino de História em países de língua alemã - o emprego da crítica histórica - anunciada como fenômeno ocorrido nos Estados Unidos da América, no último quartel do século XIX, era muito mais um discurso de historiadores estadunidenses que propriamente uma prática alemã de transposição de um método da Ciência da História para a disciplina escolar História.

Palavras-chave:
Método; Fonte; Ensino de História

EdUFF - Editora da UFF Instituto de História/Universidade Federal Fluminense, Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 503, 24210-201, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, tel:(21)2629-2920, (21)2629-2920 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: tempouff2013@gmail.com