Acessibilidade / Reportar erro

Identificação de Danos Estruturais a partir de um Modelo de Superfície de Resposta Trabalho apresentado no XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional.

RESUMO.

Neste trabalho, aborda-se o problema de identificação de danos estruturais a partir das frequências naturais. Na formulação do problema de identificação de danos é utilizado o Modelo de Superfície de Reposta (MSR) em substituição a um Modelo de Elementos Finitos (MEF) da estrutura. No presente trabalho, a estrutura simulada trata-se de uma viga de Euler-Bernoulli simplesmente apoiada, no qual o problema inverso em questão é definido como um problema de minimização, onde objetivo é minimizar uma função de erro definida a partir dos dados experimentais e de resultados analíticos previstos pelo MSR. A utilização do método Evolução Diferencial (ED) no problema de identificação de danos é considerado. Frente aos resultados numéricos obtidos, a estratégia adotada mostrou-se capaz de localizar e quantificar os danos com elevada acurácia.

Palavras-chave:
identificação de danos estruturais; frequências naturais; modelo de superfície de resposta

Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 , 13561-120 São Carlos - SP, Tel. / Fax: (55 16) 3412-9752 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: sbmac@sbmac.org.br