UEL |
Introdução à saúde em educação física |
Comum |
Relação da educação física com a saúde individual e coletiva a partir de elementos históricos e conceituais. |
UEL |
Envelhecimento humano |
Comum |
Análise do processo de envelhecimento humano a partir das dimensões demográfica e epidemiológica, morfológica, funcional-motora, fisiológica, metabólica, cognitiva, comportamental e suas relações com a educação física. |
UEL |
Fundamentos de saúde coletiva no contexto escolar |
Licenciatura |
Elementos da promoção da saúde. Educação para a saúde na escola. |
UFPel |
Educação física e saúde coletiva |
Comum |
Saúde coletiva posicionada a partir da história e conceitos. A tríade composta pelas políticas públicas, ciências sociais em saúde e epidemiologia. O Sistema Único de Saúde. A relação da educação física com a saúde coletiva. Conceito ampliado de saúde. Discursos e práticas em torno do risco, prevenção e promoção da saúde. Desigualdades e iniquidades em saúde. |
UFPel |
Intervenção em Educação Física 4 - Educação Física e saúde |
Comum |
Intervenções em educação física relacionadas à atuação no âmbito da saúde. Contemplando os cenários da escola, de academias, de atuação no SUS e de treinamento. Interconectando os conhecimentos previamente trabalhados no curso. |
UFPEL |
Saúde na escola |
Licenciatura |
A promoção de saúde e a prevenção de doenças e agravos. Determinantes sociais da saúde. Intersetorialidade educação e saúde. Políticas públicas de saúde e educação. A escola como espaço para promoção de saúde. A saúde como tema contemporâneo transversal. A educação física e a promoção de saúde na escola. |
UFPel |
Epidemiologia da atividade física* |
- |
Histórico, definições e usos da epidemiologia, medidas de ocorrência, efeito e impacto, causalidade, tipos de estudos epidemiológicos, fatores de confusão e modificadores de efeito, viés, validade e repetibilidade. |
UFPel |
Práticas interdisciplinares na formação em saúde* |
- |
Aborda o conceito do Sistema Único de Saúde (SUS), princípios, ações interdisciplinares em saúde, preceitos legais e políticas vigentes do sistema de saúde no Brasil. Engloba a vivência prática com enfoque em ações desenvolvidas nos territórios da Atenção Primária à Saúde (APS), de forma interdisciplinar e envolvendo estudantes e docentes dos dez cursos da área da saúde da UFPel. |
UFRGS |
Educação física e saúde coletiva |
Comum |
Aborda dimensões conceituais da interface educação física e saúde coletiva. Problematiza a atuação profissional da educação física no contexto da determinação e produção sociocultural do processo saúde-doença, cuidado e das políticas públicas de saúde, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS). Instiga o pensar crítico e a sensibilidade ética em contextos complexos, para compreender as expectativas e as necessidades das pessoas em relação à saúde como direito social; estimula uma intervenção ampliada da educação física na saúde em seus diferentes campos de atuação, com destaque aos serviços públicos de saúde. |
UFRGS |
Campos profissionais da educação física |
Comum |
Aborda o universo da educação física no Brasil, identificando a prática profissional dentro dos sistemas de educação, de esporte e lazer e de saúde. Problematiza o cotidiano laboral da educação física nos âmbitos público e privado em serviços educacionais, de saúde, de lazer e de esporte. Promove visitas a espaços como escolas, serviços públicos de saúde, praças e parques, academias e centros de treinamento, clubes, escolas de formação esportiva etc. Instiga a reflexão sobre os dilemas ético-normativos da intervenção profissional de forma integrada. |
UFRGS |
Arte, saúde e educação* |
Licenciatura |
Transversalmente, discutir espaços educativos atravessados pela arte, saúde e educação, tais como: museu da loucura, oficina de criatividade em hospitais, centros de apoio psicossocial, centros comunitários, unidades de saúde, consultórios de rua. Produção de planejamentos de intervenção em arte, saúde e educação. Produção em arte, saúde e educação. Leituras em arte, saúde e educação. Estudos em arte, saúde e educação. |
UFRGS |
Educação ambiental e sustentabilidade* |
Licenciatura |
Problematizar o histórico da criação de órgãos e acordos internacionais e normativas federais que se debruçam sobre questões do meio ambiente; aprofundar conceitos como educação ambiental, saúde ambiental, sustentabilidade e mínimo impacto na interface com a educação física; refletir sobre as transformações nos valores sociais, gostos e demandas contemporâneas em relação às questões planetárias e à necessidade e oportunidade para uma atualização dos conteúdos das práticas corporais. |
UFSC |
Educação física escolar e promoção da saúde |
Licenciatura |
Saúde como tema transversal na escola. Promoção da Saúde: evolução das principais concepções e práticas. Compromissos sociais da escola e da educação física escolar relativos à Promoção da Saúde nos âmbitos individual e coletivo. Programas de Promoção da Saúde na escola com foco nos conteúdos da educação física escolar. Prática pedagógica sob orientação e supervisão docente compreendendo atividades de reflexão, observação dirigida ou experiências de ensino. |
Unicentro (Guarapuava) |
Introdução à saúde pública |
Comum |
Estudo dos processos de saúde-doença. Análise da evolução das políticas públicas de saúde no Brasil, bem como as leis que regem a organização, o funcionamento e o financiamento do Sistema Único de Saúde. Redes de atenção em saúde, Atenção Primária à Saúde e Estratégia Saúde da Família. Políticas de saúde e cuidados a grupos específicos e minorias, população negra e indígena, pessoas com deficiências e mobilidade reduzida. Estratégias de organização e gestão política do sistema de saúde e da participação popular. |
Unicentro (Guarapuava) |
Práticas integradas em saúde pública |
Comum |
Possibilitar um espaço de convergência, integração e articulação dos conteúdos curriculares dos cursos da área de saúde que favoreça o trabalho em equipe no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Utilização das práticas de saúde baseadas em evidências, desenvolvimento de projetos de prevenção e promoção da saúde. Atividades de vigilância em saúde em unidades básicas de saúde (UBSs) e comunidades. Atuação em conselhos locais e municipais de saúde. |
Unicentro (Guarapuava) |
Epidemiologia da atividade física |
Comum |
Perfil e frequência de doenças associadas à prática insuficiente de atividades físicas. Estudo dos métodos e interpretação de dados epidemiológicos em atividade física e seus indicadores de saúde populacional. Compreensão da importância da atividade física na prevenção de doenças e na promoção da saúde. |
Unicentro (Irati) |
Saúde coletiva e interdisciplinaridade |
Comum |
Conceito ampliado de saúde. Políticas públicas de saúde. Articulação ensino-serviço em saúde. Participação social em saúde. Campo e núcleo de saberes e práticas em saúde coletiva. |
Unioeste |
Educação física e saúde |
Licenciatura |
Estudo do contexto histórico, evolução e elementos atuais da saúde no contexto escolar. Discussão de abordagens pedagógicas da educação física escolar voltadas à promoção da saúde. Apresentação e análise de técnicas de avaliação relacionadas à qualidade e ao estilo de vida saudável no âmbito da educação física escolar. |
Unipampa |
Inclusão e direitos humanos |
Comum |
A formação se dará com a abordagem dos direitos humanos aplicadas ao SUS e outras políticas públicas relacionadas à acessibilidade e à inclusão: tecnologia, educação inclusiva, trabalho e empregabilidade, cultura, comunicação e informação. Serão também discutidas as deficiências sensoriais, cognitivas e físicas, os espaços na cidade, movimentos sociais, sexualidade e gênero, ética e alteridade, referenciadas numa metodologia de pesquisa e ensino que tem como objeto a acessibilidade e inclusão como direito humano. |
Unipampa |
Educação e saúde |
Comum |
Compreende o estudo dos conceitos, concepções, histórico e procedimentos em educação e saúde, aprofundando no entrelaçamento das políticas sociais nessas duas áreas. Aborda o controle e prevenção de doenças com ênfase na vigilância em saúde, organização de serviços, educação ambiental em saúde, comportamentos sociais e estilos de vida. São estudados os principais enfoques do processo saúde-doença, recuperando conceitos que explicitam as práticas adotadas pela educação e pela saúde no que tange ao processo educativo em saúde, com ênfase no ensino da educação em saúde na escola, ressaltando as diferenças entre os modelos teóricos e metodológicos. |
Unipampa |
Prática como componente curricular IV |
Comum |
Compreende o estudo da educação física como área profissional atuante na promoção da saúde coletiva. Estuda o diagnóstico em saúde, considerando os determinantes sociais, enfatizando a importância da atividade física como uma ferramenta promotora de um estilo de vida saudável. Aborda os processos pedagógicos, sociológicos e fisiológicos da atividade física na promoção da saúde das coletividades. |