A importância do ergodesign na avaliação de CD-ROM sobre dengue e doença de chagas na educação em saúde

The importance of ergodesign in the assessment of CD-ROMS about dengue fever and chagas disease in health education

Denise Nacif Pimenta Heloisa Maria Nogueira Diniz Manuel de Almeida Magalhães Andrade Patrícia Rezende de Oliveira Juliana Ferreira da Silva João Carlos Pinto Dias Virgínia Torres Schall Robson Santos Sobre os autores

Na interseção entre saúde, educação e o controle e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias, consideram-se os conceitos e práticas de ergodesign como elementos fundamentais para geração de interfaces de materiais para aprendizagem interativa em saúde, que reflitam a relação entre usuário, tarefas e ambientes. Relata-se a avaliação de CD-ROM a partir de princípios do ergodesign, com vistas a colaborar para o acesso e disseminação da informação em saúde e auxiliar na aprendizagem interativa para profissionais de saúde de nível médio e superior. Para tal, realizou-se levantamento de 21 materiais digitais de instituições internacionais e nacionais sobre as duas doenças. Os materiais foram avaliados através de uma lista de verificação: ergolist. Verificou-se que os materiais avaliados não atendem plenamente aos critérios de avaliação adotados. A avaliação e produção de tecnologias de informação e comunicação, como CD-ROM educativos e interativos, a partir dos princípios do ergodesign podem servir como instrumento facilitador na disseminação da informação e redução de fronteiras entre educação e saúde.

educação em saúde; dengue e doença de Chagas; ergodesign; CD-ROM


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