DROGAS E SOCIEDADE: MATERIAL DE APOIO A ATIVIDADES EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA

DRUGS AND SOCIETY: SUPPORTING MATERIAL FOR EDUCATIONAL ACTIVITIES IN THE EMANCIPATORY PERSPECTIVE

DROGAS Y SOCIEDAD: MATERIAL PARA APOYAR LAS ACTIVIDADES DE EDUCACIÓN EN LA PERSPECTIVA EMANCIPADORA

Iara Ribeiro Paixão Cassia Baldini Soares Luiza Carraschi de Oliveira Luciana Cordeiro Carla Andrea Trapé Celia Maria Sivalli Campos Sobre os autores

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o processo de elaboração de material educativo para apoiar ações com jovens, na temática das drogas, resultado de pesquisa-ação emancipatória, desenvolvida ao longo de 14 oficinas, com pesquisadores e trabalhadores da saúde. Foi organizado em três eixos: o da dimensão estrutural, que analisa o fenômeno produção-distribuição-consumo de drogas no contexto da estrutura e da dinâmica social contemporânea; o da dimensão superestrutural, que discute ideologia e valores hegemônicos na sociedade contemporânea e sua relação com o fenômeno das drogas; e o eixo que analisa as respostas da juventude frente às contradições sociais, com discussão sobre a possibilidade de organização política como processo de fortalecimento da juventude para o enfrentamento dos desgastes. As partes que compõem cada eixo são: um texto-base; indicação de filmes e textos complementares; questões para aprofundar a discussão; e estratégias pedagógicas. O material didático favorece processos educativos críticos e radicais, aqueles que expõem as contradições sociais que estão na base do fenômeno produção-circulação-consumo de drogas, e superam formações que tomam como foco a droga e que culpabilizam o usuário, processos que comumente afastam os jovens da discussão.

usuários de drogas; educação em saúde; jovens; enfermagem; pesquisa-ação

Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revtes@fiocruz.br
Accessibility / Report Error