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CONDIÇÕES SOCIAIS, ESCOLARIZAÇÃO E HÁBITOS DE ESTUDO NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE CONCLUINTES DA ÁREA DA SAÚDE

SOCIAL CONDITIONS, SCHOOLING AND STUDY HABITS IN THE ACADEMIC PERFORMANCE OF FINALISTS IN THE FIELD OF HEALTH

CONDICIONES SOCIALES, ESCOLARIZACIÓN Y HÁBITOS DE ESTUDIO EN EL DESEMPEÑO ACADÉMICO DE GRADUADOS DEL ÁREA DE LA SALUD

Resumo

Vários fatores contribuem para a dificuldade no acesso e permanência na Educação Superior no Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar a diferença de desempenho dos estudantes por condições socioeconômicas, escolarização e hábitos de estudo. Foi realizado estudo transversal analítico com base nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, em amostra de 196.856 alunos dos cursos de saúde em 2013. A nítida barreira que estudantes de classes sociais menos favorecidas apresentam para ingresso e permanência na Educação Superior requer uma permanente busca de maior justiça social. Enquanto se mantiver a atual situação, é papel do governo proporcionar estratégias que viabilizem o acesso à Educação Superior por meio de políticas afirmativas e recursos para viabilizar que pessoas com piores condições socioeconômicas possam investir em sua formação. A bolsa-permanência apresentou-se como essencial na busca da equidade, assim como a bolsa acadêmica permitiu melhor desempenho, em especial, pelo maior vínculo com a Instituição de Educação Superior.

Palavras-chave
educação superior; condições socioeconômicas; escolarização; hábitos de estudo; equidade

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