Níveis de formação regulamentados
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Técnico |
Superior |
Superior |
Superior |
Superior |
Instituições formadoras
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ETSUS, Institutos Federais, Escolas conveniadas para esse fim segundo critérios de edital público. |
Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas. |
Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas. |
Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas. |
Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas. |
Requisitos de acesso
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Para a etapa formativa I e II: certificado de conclusão do ensino fundamental. Para a etapa formativa III: certificado de conclusão do ensino médio. |
Conclusão do ensino médio e seleção de vestibular/Enem. |
Conclusão do ensino médio e seleção de vestibular/Enem. |
Conclusão do ensino médio e seleção de vestibular/Enem. |
Conclusão do ensino médio e seleção de vestibular/Enem. |
Carga horária
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1200 horas |
4000 horas |
3000 horas |
4000 horas |
3200 horas |
Competências profissionais
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Desenvolver ações que reforcem a competência cultural; Realizar ações que reforcem a orientação comunitária; Desenvolver ações que estimulem e promovam intervenções em saúde pautadas pela orientação familiar; Desenvolver ações de promoção da saúde; Planejar, em equipe, e desenvolver ações de promoção e prevenção da saúde; Desenvolver ações de promoção, prevenção, acompanhamento e monitoramento de indivíduos; Contribuir para o processo de produção e análise dos dados; Desenvolver ações integradas de promoção, prevenção e monitoramento dirigidas às situações de risco no âmbito da Vigilância em Saúde. |
Atenção à saúde; Comunicação e liderança; Gestão; Educação permanente; Ações científicas e ético- políticas. Compreender a natureza humana em todas as suas dimensões; Estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social; Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais; Reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde; Atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos. |
Identificar as demandas presentes na sociedade, formulando respostas profissionais para a questão social; Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos; Compreender o significado social da profissão e de seu desenvolvimento social e histórico. Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais, garantindo direitos civis, políticos e sociais da coletividade. |
Escolher e utilizar instrumentos para coleta de dados; Atuar em ações de caráter preventivo; Atuar de forma inter e multiprofissional; Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios; Analisar o contexto em que atua como profissional e em suas dimensões instituto-organizacionais; Analisar necessidades de natureza psicológica; Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva; Usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional e gerar conhecimento a partir da prática profissional. São possibilidades de ênfases: a) Psicologia e processos de investigação científica; b) Psicologia e processos educativos; c) Psicologia e processos de gestão; d) Psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde; e) Psicologia e processos clínicos; f) Psicologia e processos de avaliação diagnóstica. |
Desenvolver trabalho em equipe; Participar da gestão das instituições; Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; Realizar pesquisas; Produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico; Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária; Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos; Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos; Ensinar disciplinas das Ciências Humanas, Naturais, Exatas e de Linguagem de forma interdisciplinar e adequada; Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; Aplicar criticamente as diretrizes curriculares. |
Matriz curricular
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O Sistema Único de Saúde e a atenção primária à saúde; Território, informação e planejamento; Processo de trabalho e atenção primária à saúde; Família, promoção, prevenção da saúde e comunicação; Instrumentalização geral; Cuidado, educação e promoção da saúde; Bases e instrumentos para o cuidado e a promoção da saúde da família e do indivíduo no seu ciclo vital; Saúde e ambiente: bases conceituais e normativas; Ações integradas de promoção e vigilância em saúde. |
Bases biológicas e sociais da Enfermagem; Fundamentos de enfermagem; Assistência de enfermagem; Administração de enfermagem; Ensino de enfermagem. |
Fundamentos teóricos e metodológicos da vida social; Fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira; Fundamentos do trabalho em serviço social. |
Fundamentos epistemológicos e históricos; Fundamentos teórico-metodológicos em Psicologia; Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional; Fenômenos e processos psicológicos; Interfaces com campos afins; Práticas profissionais. |
Núcleo básico articulando conhecimentos pedagógicos, didáticos e de gestão; Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos voltados para as teorias da educação; Núcleo de estudos integradores que compreende a participação em seminários, projetos de iniciação científica, monitoria e extensão. |
Perfil dos docentes
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Outras profissões de nível superior, sobretudo enfermeiros da APS. |
No geral, especialistas, mestres ou doutores, pares de profissão. |
No geral, especialistas, mestres ou doutores, pares de profissão. |
No geral, especialistas, mestres ou doutores, pares de profissão. |
No geral, especialistas, mestres ou doutores, pares de profissão. |
Estágio
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Não há menção. |
Estágio obrigatório, com mínimo de 500 horas, supervisionado por pares. |
Estágio obrigatório, sem mínimo definido de carga horária, supervisionado por pares. |
Estágio obrigatório, com mínimo de 15% da carga horária total do curso, supervisionado por pares. |
Estágio obrigatório, com mínimo de 300 horas, supervisionado por pares. |
Certificação
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Garantida por instituição educacional devidamente credenciada que oferta o CTACS previamente autorizado. A certificação não é pré-requisito para o exercício profissional. |
Garantida por instituição formadora reconhecida pelo MEC e pré-requisito para o exercício profissional. |
Garantida por instituição formadora reconhecida pelo MEC e pré-requisito para o exercício profissional. |
Garantida por instituição formadora reconhecida pelo MEC e pré-requisito para o exercício profissional. |
Garantida por instituição formadora reconhecida pelo MEC e pré-requisito para o exercício profissional. |