Objetivo da intervenção
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Aperfeiçoamento da gestão e da qualidade das ações da Atenção Básica |
RE 1, RE 4, RE 6, RE 7, RE 9, RE 11, RE 17, RE 20, RE 22, RE 25, RE 26, RE 27, RE 30, RE 31, RE 35, RE 38 |
Integração institucional |
RE 1, RE 8, RE 16, RE 20, RE 22, RE 25, RE 33, RE 35, RE 37, RE 38 |
Metodologias das intervenções de apoio institucional
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Implementação de ações de planejamento em saúde |
RE 1, RE 2, RE 4, RE 5, RE 6, RE 7, RE 10, RE 12, RE 14, RE 16, RE 17, RE 21, RE 25, RE 29, RE 30, RE 33, RE 37 |
Cooperação horizontal entre atores |
RE 1, RE 3, RE 5, RE 7, RE 11, RE 22, RE 25, RE 27, RE 31, RE 35, RE 37, RE 38 |
Territorialização do SUS |
RE 1, RE 2, RE 3, RE 4, RE 10, RE 17, RE 20, RE 21, RE 22, RE 25, RE 33, RE 37, R 38 |
Implementação de ações de Educação Permanente em Saúde |
RE 1, RE 4, RE 5, RE 8, RE 15, RE 20, RE 21, RE 22, RE 25, RE 27, RE 33, RE 34, RE 35, RE 37, RE 38 |
Construção de espaços coletivos |
RE 7, RE 8, RE 18, RE 22, RE 29, RE 33, RE 37 |
Atividades, instrumentos e estratégias utilizados
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Reuniões periódicas |
RE 1, RE 2, RE 8, RE 10, RE 22, RE 23, RE 25, RE 26, RE 29, RE 35, RE 37, RE 38 |
Encontros ou oficinas presenciais |
RE 1, RE 4, RE 5, RE 11, RE 17, RE 18, RE 20, RE 25, RE 29, RE 33, RE 34, RE 37 |
Encontros virtuais |
RE 37 |
Visitas técnicas |
RE 9, RE 13, RE 17, RE 19, RE 21, RE 22, RE 25, RE 30, RE 33, RE 34, RE 35 |
Roda de conversas |
RE 1, RE 5, RE 6, RE 15, RE 27, RE 37 |
Fóruns |
RE 29, RE 34 |
Contato via e-mail e telefone |
RE 26 |
Instrumento de monitoramento |
RE 4, RE 6, RE 12, RE 14, RE 16, RE 17, RE 29, RE 30, RE 33 |
Construção coletiva de agendas |
RE 1, RE 2, RE 4, RE 5, RE 37 |
Análise compartilhada de informações de saúde |
RE 6, RE 7, RE 10, RE 16, RE 21, RE 25 |
Dramatização |
RE 8 |
Inserção nas atividades do grupo apoiado |
RE 5, RE 18, RE 25, RE 27 |
Estágio de vivências no SUS |
RE 28 |
Grupo terapêutico |
RE 16, RE 23 |
Práticas corporais voltadas para a Saúde do Trabalhador |
RE 5, RE 24 |
Curso |
RE 12, RE 29, RE 31, RE 34, RE 35, RE 37, RE 38 |
Repasse de informações e orientações |
RE 10 |
Grupo de estudos |
RE 8 |
Efeitos e resultados relacionados à intervenção do AI
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Aumento da adesão a políticas e programas de saúde |
RE 1, RE 4, RE 17, RE 19, RE 21, RE 27 |
Valorização e fortalecimento do trabalho em equipes |
RE 1, RE 3, RE 4, RE 5, RE 20, RE 23, RE 24, RE 33, RE 35, RE 37 |
Maior responsabilização por parte das equipes de ESF e grupos apoiados |
RE 10, RE 12, RE 17, RE 18, RE 20, RE 31, RE 40 |
Ampliação de seus conhecimentos |
RE 3, RE 8, RE 17, RE 33 |
Aprendizagem de habilidades de sistematização |
RE 3 |
Maior conhecimento da realidade local |
RE 3, RE 5, RE 16, RE 21, RE 25, RE 27 |
Maior horizontalidade no modelo de gestão |
RE 12, RE 17, RE 18 |
Implementação de espaços coletivos de discussão de processos de trabalho |
RE 3, RE 12, RE 37, RE 40 |
Reorganização do processo de trabalho das equipes |
RE 4, RE 11, RE 13, RE 14, RE 16, RE 17, RE 18, RE 26, RE 39 |
Institucionalização da avaliação |
RE 14, RE 25 |
Fomento à ação comunitária e à participação na gestão da Atenção Básica |
RE 18 |
Fomento de novos projetos de Educação Permanente em Saúde |
RE 33, RE 37 |
Fortalecimento da dinâmica, relações e comunicações na rede de serviços |
RE 5, RE 18, RE 20, RE 35, RE 37 |
Fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família |
RE 7, RE 12, RE 20, RE 25, RE 27 |
Integração entre equipes e gestão |
RE 7, RE 13, RE 16, RE 17, RE 18, RE 20, RE 25, RE 26, RE 27 |
Integração intraorganizacional |
RE 7, RE 33 |
Fortalecimento dos vínculos na relação federativa |
RE 21 |
Desafios identificados
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Rearranjo de agendas, garantia de sistematicidade e regularidade dos encontros |
RE 1, RE 24 |
Mudanças na equipe de AI |
RE 2 |
Número grande de equipes apoiadas |
RE 5, RE 14, RE 18, RE 22 |
Desarticulação do AI após conclusão das metas previstas nos programas |
RE 18 |
Logística e aporte financeiro necessário |
RE 21 |
Disponibilidade de tempo para planejamento e alinhamento das ações |
RE 21 |
Integração do trabalho em equipe |
RE 2, RE 6, RE 17 |
Concepções e práticas de gestão influenciadas pelo modelo da administração clássica |
RE 7, RE 16, RE 17, RE 31 |
Integração entre políticas na construção de linhas de cuidado |
RE 22 |
Articulação: entre atores e setores institucionais |
RE 11, RE 21 |
Mudanças no modelo de atenção, com foco na Atenção Básica |
RE 29 |
Institucionalização do AI |
RE 29 |
Aplicação do AI na gestão federal |
RE 34 |