PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA

PORTFOLIO AS A STRATEGY TO EVALUATE DENTISTRY STUDENTS

PORTAFOLIO COMO ESTRATEGIA DE EVALUACIÓN DE ESTUDIANTES DE ODONTOLOGÍA

Franklin Delano Soares Forte Camila Helena Machado da Costa Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa Annatália Meneses de Amorim Gomes Claudia Helena Soares Morais Freitas Liberata Campos Coimbra Dorlene Maria Cardoso de Aquino Sobre os autores

Resumo

O estudo teve por objetivo compreender a percepção de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba sobre a utilização do portfólio como um dos métodos de avaliação. Os dados referentes a 16 estudantes foram coletados em 2011 por meio da técnica do grupo focal e submetidos à análise de conteúdo. Definiram-se, então, as categorias temáticas: conceituação, papel do discente-docente, metodologias ativas, dificuldades na elaboração do portfólio e sugestões. Os estudantes compreendem o portfólio como instrumento de diálogo entre docentes e discentes, por meio dos relatos das vivências em grupo nos equipamentos sociais e reflexões individuais na construção de conceitos e aprofundamento teórico. Conclui-se que os estudantes percebem o portfólio como ferramenta potente e inovadora para a formação profissional, constituindo-se instrumento de acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, por ser dialógico, interativo, oportunizando uma aprendizagem ativa.

Palavras-chave
formação; portfólio reflexivo; avaliação formativa; metodologias de ensino-aprendizagem

Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revtes@fiocruz.br