UM CURRÍCULO NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS E POSSÍVEIS EFEITOS CULTURAIS

A SYLLABUS IN THE TEACHING-SERVICE INTEGRATION OF THE MORE DOCTORS PROGRAM AND POSSIBLE CULTURAL EFFECTS

UN CURRÍCULO EN LA INTEGRACIÓN ENSEÑANZA-SERVICIO DEL PROGRAMA MÁS MÉDICOS Y POSIBLES EFECTOS CULTURALES

Maria Patrícia Silva Marlucy Alves Paraíso Sobre os autores

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar mudanças em curso na formação de profissionais da medicina desencadeadas pelas demandas do Programa Mais Médicos. As discussões foram guiadas de acordo com formulações dos estudos culturais no campo do currículo. Analisaram-se artigos e relatórios de pesquisa sobre efeitos que conectam trabalho, aprendizado e mudanças nas práticas de médicos inseridos no Programa. O contexto de fortalecimento e construção do Sistema Único de Saúde, algumas reformas e agendas políticas que alcançam o currículo formal e, recentemente, a implementação do Programa Mais Médicos propriamente dito, são ações identificadas como possibilidades criadas e como espaços onde acontecem novas práticas no interior de uma cultura profissional ainda biomédica/flexneriana. Os resultados confirmaram micromudanças no Programas Mais Médicos que são tratadas como efeitos culturais, postas em prática na integração ensino-serviço, em que se verifica a aproximação de um trabalho mais humanizado.

Palavras-chave
Programa Mais Médicos; educação e saúde; currículo; estudos culturais

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