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USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO NA SAÚDE: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

USING ACTIVE LEARNING METHODOLOGIES FOR EDUCATION IN HEALTH: SCIENTIFIC PRODUCTION ANALYSIS

USO DE METODOLOGÍAS ACTIVAS DE APRENDIZAJE PARA LA EDUCACIÓN EN LA SALUD: ANÁLISIS DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar a produção científica sobre o uso de metodologias ativas de aprendizagem na educação na saúde. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura utilizando-se para seleção dos artigos a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. A pesquisa ocorreu nos meses de setembro a novembro de 2012. Na busca selecionaram-se 15 artigos completos. Os resultados evidenciaram que o uso das metodologias ativas motiva o discente e o direciona para buscar informações no intuito de solucionar impasse e promover seu próprio desenvolvimento, fazendo com que ele perceba que a nova aprendizagem é um instrumento necessário e significativo para ampliar suas possibilidades e caminhos. Essas metodologias também têm contribuído para mudanças no modo de pensar e agir dos profissionais de saúde, os quais passaram a interagir em um espaço plural de interesses, potencialidades e capacidades.

Palavras-chave
metodologias ativas de aprendizagem; educação na saúde

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