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Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 3, Número: 2, Publicado: 2005
  • Documento sem título Editorial

  • Ainda a educação politécnica: o novo decreto da educação profissional e a permanência da dualidade estrutural Ensaio

    Rodrigues, José

    Resumo em Português:

    O ensaio analisa o recente decreto sobre educação profissional, nº 5.154/04, considerando os limites estruturais impostos pelo modo de produção capitalista à educação, que se manifestam no fenômeno da dualidade estrutural escolar. A partir daí, retoma a concepção de educação politécnica, como um (ainda) novo horizonte de debate teórico, político e pedagógico para o campo da educação profissional.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the recently promulgated 5.154/04 decree on professional education, taking into account the structural limitations imposed by capitalism on education, manifested in the structural dualism of the school system. From there on, the article brings back the idea of polytechnic education as (still) a new perspective for the theoretical, political and pedagogical debate on professional education.
  • Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise Artigos

    Batista, Nildo Alves

    Resumo em Português:

    O desenvolvimento docente é uma temática importante em um momento em que a graduação de todos os cursos superiores em saúde passa por transformações curriculares e metodológicas. Neste artigo, analisam-se concepções, propostas e características deste processo. A partir de um diálogo crítico com a literatura, discutem-se a docência universitária em saúde como prática social complexa e interdisciplinar e o desenvolvimento docente em saúde, buscando apreender singularidades, possibilidades e desafios. Neste contexto, a prática do professor é considerada eixo estruturante dos processos formativos.

    Resumo em Inglês:

    The development of professors is a highly important subject at a time when undergraduate programs in all higher-education health courses are going through changes in their curricula and methodologies. This article analyses ideas, propositions and characteristics of the process. By dialoguing with the existing literature, we analyze not only teaching for higher-education in health as a complex and interdisciplinary social practice but also the development of health professors, seeking, thus, to learn the peculiarities, potentials and challenges of the processes. This way, the practice of the professor is considered a crucial axis in training health professionals.
  • A noção de empregabilidade nas políticas de qualificação e educação profissional no brasil nos anos 1990 Artigos

    Alberto, Maria Angélica

    Resumo em Português:

    O objetivo principal deste artigo é mostrar os sentidos que a noção de empregabilidade assumiu na concepção e no desenvolvimento das políticas de formação da força de trabalho no Brasil na década de 1990, processo este marcado pelas influências do pensamento neoliberal. Para isso, debruçou-se, basicamente, no exame de documentos produzidos pelos Ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e da Saúde, particularmente os que tratavam das políticas educacionais e de formação, bem como aqueles que se referiam à execução de tais políticas. Conclui-se que o campo educacional, particularmente quando nas mãos dos Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, constituiu-se em um dos principais veículos de divulgação da noção de empregabilidade e que a utilização desta noção condicionou padrões de pensamento e comportamento tanto nos processos educacionais como nas relações de trabalho. O Ministério da Saúde utilizou a noção de empregabilidade política de mão-de-obra à froid, na tentativa de minimizar os impactos da falta de qualificação da força de trabalho na área da saúde.

    Resumo em Inglês:

    This article's main objective is to present the different meanings that the term employability has acquired both at the conception and throughout the development of training policies for the work force in Brazil in the 1990's, a process which was highly influenced by neoliberal thinking. In order to do so, we minutely examined various documents produced by the Ministry of Education, the Ministry of Labor and Employment and the Ministry of Health, particularly those documents that touched upon education and training policies and the implementation of such policies. The conclusion is that education, particularly while administered by the Ministry of Education and the Ministry of Labor and Employment, was one of the major means through which the notion of employability was disseminated. Another conclusion is that the use of this notion has conditioned thinking and behavior in educational processes and labor relations. The Ministry of Health also applied the notion of political employability of workers in the attempt of minimizing the impact of the lack of qualification of the work force in the area of health.
  • A formação do enfermeiro: uma aproximação à recente produção científica (2001-2005) Artigos

    Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo apresentar resultados preliminares da produção científica sobre a formação profissional do enfermeiro divulgada em periódicos científicos brasileiros. As fontes deste estudo são a Revista Latino-Americana de Enfermagem e a Revista Mineira de Enfermagem (Reme), escolhidas entre 129 periódicos brasileiros na área da enfermagem, cujos textos completos estão disponibilizados on-line no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre editoriais, artigos de pesquisa, artigos originais, revisões bibliográficas, relatos de experiências, notas/informativos, foram selecionados 36 textos da Revista Latino-Americana de Enfermagem e 15 da Reme. A análise desse material compreendeu a leitura dos resumos para a identificação do tema central - formação do enfermeiro - e a leitura dos textos completos selecionados, da qual emergiram três núcleos temáticos: fundamentos pedagógicos, ensino de enfermagem e currículo. A análise das produções evidencia uma articulação entre a formação e as recentes políticas públicas para saúde e educação, representando contribuições relevantes para repensar o perfil profissional do enfermeiro a ser formado e a proposta curricular desenvolvida nas instituições de ensino de nível superior.

    Resumo em Inglês:

    This article presents preliminary results of scientific research on training in nursing published in Brazilian scientific journals. The sources for the study were Revista Latino-Americana de Enfermagem and Revista Mineira de Enfermagem (Reme), which were chosen among 129 Brazilian journals on nursing whose complete texts are available on-line at CAPES's [Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel] website. Among editorials, research articles, reviews, case studies and newsletters, 36 texts were selected from Revista Latino-Americana de Enfermagem and 15 from Reme. The analysis of the material included the assessment of the main theme (training in nursing) from the abstracts and the reading of the complete texts, which were, thus, classified into three major themes: pedagogical rationale, teaching in nursing and nursing school programs (curriculum). The analysis of the texts revealed a connection between training in nursing and recent public policies for health and education, which, in turn, contributed to the process of rethinking both the professional profile of the nurse and the nursing curricula of higher education institutions.
  • Educação profissional e gestão em saúde: pressupostos teórico-conceituais na formação de profissionais de nível médio Artigos

    Silva, Ana Lúcia Abrahão da

    Resumo em Português:

    O presente artigo discute os pressupostos teórico-conceituais que norteiam a matriz curricular do curso de Educação Profissional de Gestão em Serviços de Saúde oferecido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, unidade da Fundação Oswaldo Cruz. Examina a estrutura da administração nos serviços de saúde, buscando identificar os conhecimentos essenciais para a formação do técnico de gestão em serviços de saúde, ao mesmo tempo em que dialoga com a estrutura desenhada para a educação profissional a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. O texto finaliza com a proposta de um curso seqüencial estruturado em eixos transversais, objetivando formar profissionais autônomos que interajam com as mudanças propostas, principalmente de descentralização, regionalização e de democratização na área de gestão em saúde.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the theoretical and conceptual premises that serve as guidelines for the program of the Joaquim Venâncio Polytechnic Health School course on Professional Education on Administration of Health Services. The article simultaneously describes how the administration of health services was assembled, seeking to identify the knowledge required of technicians in administration of health services, and debates the configuration that was designed for professional education since the promulgation of the Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Education Guidelines and Principles Act), of 1996. In the end, the article proposes the creation of a sequential course comprised of crossing axes which seek to train independent professionals that comply with the proposed changes, especially those regarding decentralization, regionalization and democratization in health administration.
  • A organização mundial da saúde: do controle de epidemias à luta pela hegemonia Artigos

    Matta, Gustavo Corrêa

    Resumo em Português:

    Este artigo tem o objetivo de discutir o surgimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma agência especializada de âmbito internacional, seu funcionamento, os principais marcos históricos e políticos e as estratégias de luta pela hegemonia no cenário sanitário internacional. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental através de documentos da OMS, discursos de seus diretores gerais, textos de apresentação institucional, artigos e editoriais. Dois momentos fundamentais na influência da OMS nas políticas de saúde internacionais foram identificados: o Programa Saúde para Todos (2000) e a política promovida pela gestão Gro-Brundtland (1998-2002) na direção da OMS, período em que são realizadas profundas transformações nas políticas de saúde internacionais e, em especial, em que há a necessidade de estabelecer nexos metodológicos e políticos com as estratégias de globalização da economia e com as políticas de saúde globais².

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to discuss the emergence of the World Health Organization (WHO) as an international specialized agency. It also debates how the organization operates, major historic and political landmarks and its strategies in the struggle for hegemony in the international sanitary scenario. For such, we researched WHO's documents, directors-general's speeches, texts introducing the institution, articles and editorials. Two specific moments were of fundamental influence to WHO's international health policies: The program Health for All (2000) and the policies fostered by the Gro-Brundtland administration (1998-2002). In this period, not only profound transformations in international health policies were undertaken, but also, the need to establish political and methodological links to the globalization of the economy and the global health policies emerged.
  • A mundialização da educação: neoliberalismo e social-democracia no Brasil e na Venezuela Debate

    Melo, Adriana Almeida Sales de

    Resumo em Português:

    O presente texto tem como objetivo apresentar características do processo de mundialização da educação, considerado um dos elementos de uma nova fase de internacionalização e acumulação capitalistas conduzida hegemonicamente pelos sujeitos políticos coletivos que assumem o projeto neoliberal de sociabilidade - especialmente o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM), condutores das reformas estruturais para a América Latina e o Caribe - definindo as conseqüências da consolidação deste projeto para a redefinição das políticas educacionais na região, especificamente no Brasil e na Venezuela, a partir da década de 1980.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to introduce a few characteristics of the process of globalization of education, considered one of the elements of the new phase of capitalist internationalization and accumulation which has been put through hegemonically by collective political actors that adopted the neoliberal project of sociability (especially the International Monetary Fund (IMF) and the World Bank, the conductors of structural reforms in Latin America and the Caribbean). The article also describes the consequences of this project's implementation on educational policies of the region, specifically Brazil and Venezuela, from the 80's until now.
  • Trabalho, corpo e subjetividade: toyotismo e formas de precariedade no capitalismo global Debate

    Alves, Giovanni

    Resumo em Português:

    Nos últimos trinta anos de desenvolvimento capitalista, ocorreram transformações significativas nas diversas instâncias do ser social, com destaque para o mundo do trabalho e da reprodução social. Desenvolve-se o toyotismo, ideologia orgânica da nova produção capitalista, 'momento predominante' da reestruturação produtiva do capital. Sob o toyotismo, tende a constituir-se, pelo menos como 'promessa frustrada' do capital, o que iremos denominar 'compressão psicocorporal'. Esta constitui-se como um elemento da nova disposição sócio-subjetiva instaurada pelo toyotismo que caracteriza uma nova experiência do corpo, tanto no processo de trabalho quanto no processo sócio-reprodutivo.

    Resumo em Inglês:

    Many significant transformations in various instances of the social being took place over the past thirty years of capitalist development, especially in the sphere of labor and of social reproduction. That is the period when toyotism, the organic ideology of the new form of capitalist production and the most important moment in the productive reorganization of capitalism, was developed. Under the ideology of toyotism, something we will name 'mind-body compression' tends to take place (at least as capitalism's 'unkept promise'). This is a new element of the social and subjective arrangement instituted by toyotism that characterizes a new way of experiencing the body both in labor and social reproduction processes.
  • A institucionalização da educação permanente no programa de saúde da família: uma experiência municipal inovadora Relato

    Cardoso, Ivana Macedo; Murad, Ana Luiza Gualandi; Bof, Sandra Mara Soeiro

    Resumo em Português:

    O Programa de Saúde da Família (PSF), adotado pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (ES) como estratégia de estruturação da atenção primária, tem exigido de seus profissionais conhecimentos e habilidades em geral não valorizados em sua formação acadêmica. Além disso, a oferta constante de novos conceitos e tecnologias e a demanda da população por um serviço de saúde adequado às suas necessidades requerem do profissional da saúde aperfeiçoamento contínuo. A Secretaria de Saúde do município, respondendo a essas necessidades, implantou em 2001 e institucionalizou em 2003 o Programa de Educação Permanente (PEP) para os profissionais de nível superior das equipes de saúde da família. Esse programa tem pautado sua atuação em uma nova concepção de educação continuada, envolvendo aprendizagem contextualizada baseada em evidências e realizada através de metodologias inovadoras, como a revisão entre pares e a aprendizagem baseada em problemas.

    Resumo em Inglês:

    The Family Health Program, which was adopted by the Municipal Health Secretariat of the city of Vitória, in the Brazilian state of Espírito Santo, as a strategy for structuring municipal primary health care, has been requiring its professionals to have knowledge and skills that are generally not stressed in their academic education. Moreover, the constant input of new concepts and technologies and the demand of the population for health services that are appropriate for their specific needs require health professionals to constantly improve. The municipal health secretariat, responding to these needs, has implemented in 2001 (and institutionalized in 2003) the Permanent Education program for graduate professionals of the Family Health Program staff. This program's actions have been guided by a new notion of continued education, which involves evidence-based contextualized learning that uses innovative methodologies such as peer reviewing and problem-based learning.
  • Emir Sader Entrevista

    Resumo em Português:

    Graduado em Filosofia e Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo - com a tese "A crise hegemônica e sua ideologia: teorias do Estado brasileiro durante o regime militar" -, o professor Emir Sader lecionou em instituições públicas nacionais e internacionais, mantendo intensa colaboração com países latino-americanos. Desde 2000, é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e coordenando o Laboratório de Políticas Públicas. Coordena também o grupo de pesquisa Conhecimento, Autonomia e Participação, onde desenvolve pesquisas em Políticas Públicas e Educação. Em 2004, foi agraciado com o Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Entre suas obras mais recentes destacam-se Perspectivas (Record, 2005) e Crisis hegemônicas en tiempos imperiales (Centro de Investigación y Desarrollo, Havana, 2004). Temas como o esgotamento teórico do neoliberalismo - e o papel dos movimentos sociais na resistência a este modelo - e o recrudescimento dos fundamentalismos religiosos são abordados nesta entrevista, em sintonia com a produção acadêmica de Sader, que destaca sua arguta visão desses movimentos e do contexto geopolítico do subcontinente latino-americano, resgatando a perspectiva libertadora presente nas diferentes experiências dos países da região.

    Resumo em Inglês:

    Emir Sader majored in Philosophy and obtained his doctor's degree in Political Sciences at São Paulo University with a thesis entitled "Hegemony crisis and its ideology: theories of the Brazilian State during the military regime". As a professor, he taught in many national and international institutions and maintained an intense collaboration with Latin American countries. Since 2000, he has been teaching at the State University of Rio de Janeiro in the Graduate Program in Sociology and coordinating the Laboratory of Public Policies of the university. Emir Sader also coordinates the research group Knowledge, Autonomy and Participation, which researches Public Policies and Education. In 2004, he won the Jabuti Award, granted by the Brazilian Book Chamber. Among the author's recent books are Perspectivas [Prospects] (Record, 2005) and Crisis hegemónicas en tiempos imperiales [Hegemonic crises in imperial times] (Center for Investigation and Development, Havana, 2004). In this interview, which reveals the author's keen sense of these movements and of the geopolitical context of Latin America (reclaiming the liberating perspective present in the region's historical background), Emir Sader speaks of the weakening of the theory of neoliberalism, the roles of social movements in resisting to this model, and the aggravation of religious fundamentalism.
  • História e memórias da educação no Brasil: Vol. III - Século XX Resenhas

    Sanfelice, José Luís
  • Trabalho, educação e luta de classes: a pesquisa em defesa da história Resenhas

    Monteiro, José Airton; Monteiro, Solange Castellano Fernandes
  • De ferro e flexíveis: marcas do Estado empresário e da privatização na subjetividade operária Resenhas

    Silva, Valdemar Ferreira da; Ramos, Giovane Saionara
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
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