• Untitled document Editorial

    Martins, Carla Macedo; Fonseca, Angélica Ferreira; Pereira, Isabel Brasil
  • Work, sociability and invidualization Ensaio

    Lessa, Sergio

    Abstract in Portuguese:

    O ensaio argumenta que o fato de vivermos em uma sociedade que se reproduz enquanto uma 'imensa coleção de mercadorias' faz com que a mercadoria seja a relação social predominante entre os indivíduos. Como, entre as características decisivas da mercadoria, está o desprezo da utilidade dos produtos do trabalho na mesma propoprção do predomínio do lucro (o predomínio do valor de troca sobre o valor de uso), uma sociedade mercantil é aquela na qual a produção tem por objetivo não as necessidades humanas, mas o lucro. Com a crise estrutural do capital que se instaura a partir dos anos 70 (Mészáros), a manutenção de uma sociedade que se reproduz pela mediação da reprodução da mercadoria impõe aos seres humanos uma vida crescentemente alienada. Alienada em dois sentidos: as necessidades humanas comparecem de modo cada vez mais débil na produção social e, por outro lado, a produção perdulária e destrutiva torna-se a expressão predominante da desumanidade do capital. É neste conjunto de fatores que se baseiam as determinações fundamentais que articulam, hoje, o trabalho, a totalidade social (a sociabilidade) e a reprodução dos indivíduos (a individuação).

    Abstract in English:

    The essay argues that the fact of us living in a society that reproduces while a 'huge collection of merchandize' forces the merchandize to be predominant social relation between individuals. Since, among the decisive characteristics of the merchandize, we have the contempt for the usefulness of the products of labor (the supremacy of the Exchange value over the vale of use), a Merchant society is that in which the production has as its purpose not the human needs, but profit. With the structural crisis of capital which is installed from the 1970's, (Mészáros), the maintenance of a society which reproduces by the mediation of reproduction of merchandize imposes to the human beings a life increasingly alienated. Alienated in two senses: the human needs present themselves in a manner that is weaker and weaker in social production and, on the other hand, the spendthrift and destructive production becomes the predominant expression of the inhumanity of capital. It is in this group of factors that the fundamental determinations that articulate, today, labor, social wholeness (sociability) and reproduction of individuals (individuality) is based.
  • Interdisciplinary and rhizomatic perspectives in the formation of the health professionals Artigos

    Bagnato, Maria Helena Salgado; Monteiro, Maria Inês

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem como objetivo problematizar aspectos das perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação de profissionais da área da saúde. Ambas as atitudes requerem olhares plurais e outras posturas dos educadores nas relações que estabelecem com os sujeitos e com os conhecimentos, visando a superar maneiras fragmentadas dos processos de trabalho e de produção de ciência, recuperando o caráter dialético da realidade social. Os desafios postos por estas perspectivas convidam todos os educadores envolvidos eticamente neste processo a refletirem sobre a inclusão de temas e dimensões que perpassam transversalmente o processo de formação profissional e a produção de conhecimentos, movimentando territórios, compreensões e subjetividades, o que pode possibilitar interpretações inovadoras e polissêmicas, bastante desejáveis para se lidar com a complexidade da realidade, inclusive na área da saúde.

    Abstract in English:

    This purpose of this article is to problemize aspects of the interdisciplinary and rhizomatic in the formation of professionals from the health area. Both attitudes require plural looks and other postures from the educators in the relationships that they establish with the subjects and with the knowledge, seeking to overcome fragmented manners of the labor processors and the production of science, recovering the dialectic character of the social reality. The challenges posed by these perspectives invite all the educators ethically involved in this to reflect on the inclusion of themes and dimensions that pass transversally by professional formation process and the production of knowledge, moving territories, comprehensions and subjectivities, which can enable innovative and polysemic interpretations, very desirable to deal with the complexity of reality, also in the health area.
  • Public policies at work, education and technology: a history in course Artigos

    Ribeiro, Marlene

    Abstract in Portuguese:

    Políticas públicas em trabalho, educação e tecnologia têm sido objeto de intensos confrontos entre forças sociais antagônicas. Este é o tema deste artigo, que visa a levantar questões para um debate sobre algumas das políticas públicas na área da educação profissional e tecnológica. Com este propósito, resgata-se a discussão sobre a relação trabalho-educação — que, no início da década de 1980, justificou a criação do grupo de trabalho intitulado "Trabalho e educação", na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) — para, a partir daí, acumular elementos que permitam avaliar os avanços e retrocessos das atuais políticas públicas para a educação profissional e tecnológica. O artigo fundamenta-se no acompanhamento e participação no debate sobre trabalho-educação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e em pesquisas sobre o tema.

    Abstract in English:

    Public policies at work, education and technology have been object of active confrontation between antagonistic social forces. This is the theme of this article that aims to initiate a debate about some public policies on professional and technical education field. In this sense, we recover the discussion on work-education relationship — which at the beginning of the 1980's justified the creation of the work team called "Work and Education", at the National Association of Post Graduation and Research (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped) — to gather elements which enable the assessment of advances and retrocession of current public policies related to professional and technical education. The article is base don the follow-up and participation in the debate on work-education of the Guidance Law and Basis of National Education (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB) and on researches about this theme.
  • Public health education in Brazil: beforetime in Rio de Janeiro Artigos

    Santos, Luiz Antonio de Castro; Faria, Lina

    Abstract in Portuguese:

    Busca-se neste artigo recuperar as primeiras décadas do ensino da saúde pública no Rio de Janeiro, uma vez que a antiga capital federal revelou-se importante centro formador de profissionais sanitaristas. No Rio de Janeiro, o governo federal implantou centros de saúde pioneiros e contou com o auxílio técnico e os recursos humanos da Fundação Rockefeller. Partindo do contexto socioeconômico e político da década de 1920, o trabalho abrange o ensino da saúde pública durante a Primeira República, estende-se aos tempos de Vargas e Capanema e se encerra, aproximadamente, no início da década de 1960. Analisa-se a trajetória dos cursos de saúde pública e higiene no Rio de Janeiro, desde os tempos de médicos empreendedores de renome — como Carlos Chagas, Afrânio Peixoto, João de Barros Barreto e José Paranhos Fontenelle ainda no primeiro quartel do século XX. Esses nomes ligaram-se intimamente à história dos primeiros cursos para formação de profissionais na área de saúde pública, na capital da República e em todo o Brasil.

    Abstract in English:

    This paper aims to recover the first decades of public health education in Rio de Janeiro, since the former Federal Capital was an important graduating center of sanitarian professionals. In Rio de Janeiro, the Federal Government established pioneers health centers and count on the technical aid and on the human resources of "Fundação Rockefeller". Concerning to socioeconomic and political structure of the 1920's, the work includes the public health education during the First Republic, and goes through Vargas and Capanema eras and finishes, approximately in the beginning of the 1960's. This paper analyses the trajectory of public health and hygiene courses in Rio de Janeiro, since the era of well-known physicians who were also entrepreneurs — such as Carlos Chagas, Afrânio Peixoto, João de Barros Barreto and José Paranhos Fontenelle —, still in the first quarter of century XX. These names were closely bound to the first courses of Professional graduation in public health area, in the Republic's Capital and in all Brazilian Territory.
  • Nursing history education on graduation courses in Santa Catarina Artigos

    Padilha, Maria Itayra C. de S.

    Abstract in Portuguese:

    Partindo da idéia de que o ensino da história da enfermagem é fundamental para a formação dos alunos do curso de graduação e de que a forma como se ministra o seu conteúdo proporciona ou não a aderência a este conhecimento, esta pesquisa pretende estabelecer uma rede de contatos com todas as escolas de enfermagem de Santa Catarina para traçar um diagnóstico do ensino de história da enfermagem. Este poderá subsidiar a criação de uma política para nortear a reformulação curricular da disciplina, face às necessidades do Estado. A metodologia é qualitativa e a coleta de dados inicial identificou, a partir de 15 escolas de enfermagem do Estado, o modus operandi do desenvolvimento da disciplina ao longo do curso. Uma análise inicial indica que as estratégias educacionais e curriculares são variadas, havendo interfaces entre elas. Percebe-se um avanço relativo à carga horária e às estratégias de ensino-aprendizagem, porém a inserção do conteúdo em questão ainda carece de reflexão coletiva sobre a sua importância no currículo dos cursos.

    Abstract in English:

    Concerning to the idea that the nursing history education is fundamental to the development of students of graduation course and that the way this instruction is given determines if its content provides or not the adherence to this information, this research aims to establish a network with all Nursing Schools of Santa Catarina to determine a education diagnosis of nursing history education. This may be a subsidy for a policy creation to guide the curricular reformulation of this subject, in view of the State needs. The methodology is qualitative and the initial data collection identified, from 15 nursing schools of the State, the modus operandi of the subject development along the course. An initial analysis indicates that the educational and curricular strategies are varied, and there are interfaces between them. We note an advance related to the grade hours and to learning-education strategies, however the insertion of said content still needs a collective reflection about its importance on the courses curriculum.
  • Discussing the education-learning process in nursing graduation related to mental health Artigos

    Barros, Sônia; Lucchese, Roselma

    Abstract in Portuguese:

    O artigo apresenta um projeto de pesquisa que problematiza a formação de graduandos na área de saúde mental, especialmente os de enfermagem. Reconhecemos que é necessário aprofundar estudos junto às novas tendências pedagógicas, visando a romper com o modelo tradicional de educação que privilegia a transferência de conhecimento como um fim em si mesmo, a pouca flexibilidade dos currículos e a rigidez dos papéis do professor e do aluno, fatores que impedem a formação crítico-reflexiva dos profissionais. Diante desta problemática, fomos buscar na pedagogia das competências amparo teórico para a mudança necessária no sentido de melhorar e atualizar o processo ensino-aprendizagem. Propomos um diálogo entre a prática e o ensino da assistência de enfermagem psiquiátrica e de saúde mental, em que docentes e enfermeiros trabalhadores possam indicar um caminho para a identificação e construção das competências necessárias para que o enfermeiro atue eficazmente em situações reais na saúde mental.

    Abstract in English:

    The article shows a research project which discusses the graduation program within mental health field, specially the nursing course. We admit that it is necessary to improve studies concerning to new pedagogical tendencies, aiming to overcome the traditional education model which privileges the knowledge transference as a purpose itself, the little flexibility of curriculums and the professors and students stiff performance, factors that prevent the critical-reflexive development of professionals. Before this problem, we searched on competencies pedagogy, a theoretical support for necessary changes in the sense to improve and update the education-learning process. We suggest a dialogue between practice and assistance education on psychiatric and mental health nursing, on which teachers and nurses may indicate a way to identify and build necessary capacities to enable nurses to act with efficacy in real situations present in mental health.
  • Reviewing the citizenship concept: notes for a polytechnic education Debate

    Geisler, Adriana

    Abstract in Portuguese:

    A contrapelo de um projeto de sociedade e de escola que vem negando cidadania efetiva a um amplo contingente de jovens e trabalhadores no Brasil, a concepção politécnica surge como parte de um projeto emancipador que se distancia da ideologia liberal e de seus reflexos no campo do trabalho e da educação. Ao recolocar a questão do significado da cidadania hoje, este texto tem como objetivo identificar a que conceito de cidadania a noção de politecnia se filia, considerando o campo das práticas educativas e suas interfaces com a atual configuração do mundo do trabalho.

    Abstract in English:

    In opposition to a community and school project which have been denying the effective citizenship to a great contingent of youth and Brazilian workers, the polytechnic conception emerges as a part of an emancipating project which is far from the liberal ideology and from its reflexes on the education and work fields. Retaking the issue of the citizenship meaning nowadays, this text aims to identify to which citizenship concept the polytechnic conception belongs, considering the educational practices field and its connection to the current aspect of the world of work.
  • Brief annotations on polytechnic education as a part of emancipating project Debate

    Arantes, Esther Maria de Magalhães

    Abstract in Portuguese:

    Ao problematizar a crise da modernidade o artigo evidencia os desafios colocados à educação como parte de um projeto emancipador. Endossa a crença dos educadores de que nenhuma mudança estrutural se fará apenas com a educação, embora nenhuma mudança significativa possa se fazer sem ela.

    Abstract in English:

    The discussion of the 'crisis of modernity' of this article evidences the challenges attributed to education as part of emancipating project. It supports educators' belief that no structural change will happen only with education, although no significant change may be fulfilled without it.
  • Citizenship as belonging: a reflection from psychoanalysis Debate

    Plastino, Carlos Alberto
  • Permanent education: citizenship right, state responsibility Debate

    Moraes, Carmen Sylvia Vidigal

    Abstract in Portuguese:

    Com o objetivo de manter interlocução com as formulações de Adriana Geisler, que analisam o significado da cidadania no Brasil hoje e propõem "identificar a que conceito de cidadania a noção de politecnia se filia", o texto procura contribuir para a contextualização do debate na realidade social brasileira, apresentando algumas reflexões sobre a forma assumida pelos direitos sociais e a condução das políticas governamentais no sentido de firmar sua universalidade no país. Neste percurso, discorre, em primeiro lugar, sobre o significado da educação permanente como direito social coletivo, e, em seguida, analisa, a partir das transformações na natureza e atuação do Estado nos anos 1990, as mudanças na configuração dos direitos sociais e das políticas públicas de educação e trabalho. Por fim, retoma-se a discussão da educação politécnica procurando dimensioná-la, bem como sua importância, nas condições atuais de escolarização da população brasileira.

    Abstract in English:

    Aiming to maintain a dialogue with the conception of Adriana Geisler, which analyze the meaning of citizenship in Brazil today and propose " identifying to which concept of citizenship the notion of polytechnic is affiliated" the text tries to contribute with the composition of Brazilian social reality structure, showing some reflections as assumed by social rights and the process of governmental policies to establish its totalities in the country. In this sense, the text considers, at first, the meaning of permanent education as a collective social right, and in continuation, since alteration on the nature and performance of the State in the 1990's, it analyzes the changes on the aspects of social rights and public policies of education and work. Finally, it recovers the discussion on polytechnic education trying to measure it, as well as its importance, on current conditions of the education fo Brazilian population.
  • Which citizenship, which democracy, which education? Debate

    Rodrigues, José

    Abstract in Portuguese:

    O texto tem o fito de dialogar criticamente com o texto Revisitando o conceito de cidadania: notas para uma educação politécnica, de Adriana Gleisler, que procura "recolocar a questão do significado da cidadania hoje", na perspectiva de "identificar a que conceito de cidadania a noção de politecnia se filia". Nesse sentido, o presente texto, organizado em três momentos, pretende oferecer uma visão alternativa àquela posta pela autora. Na seção, Qual cidadania, em qual democracia, discutimos sumariamente os conceitos de cidadania e democracia, articulando-os aos respectivos contextos da chamada redemocratização e do governo Lula. Procuramos, com isso, revelar a opção política das forças que trabalharam pela 'transição democrática', atualizadas — de certa forma — no atual governo. Em Qual educação politécnica, retomamos o conceito de educação politécnica e, a partir dele, tentamos mostrar como a opção política de cariz aliancista acabou por arrefecer o ímpeto socialista, desarmando o discurso educacional crítico de sua mais importante base: a luta pela superação da sociedade de classes. Finalmente, em As duas faces de uma miragem, procuramos (re)apresentar de forma sintética a relação de subordinação política tanto no aspecto mais geral, quanto no aspecto do debate educacional.

    Abstract in English:

    The text has the intent of dialoguing critically with the text Revising the concept of citizenship: notes for a polytechnic education, of Adriana Gleisler, which seeks to "putting forward again the question of the meaning of citizenship", in the perspective of "identifying to which concept of citizenship the notion of polytechnic is affiliated". In this sense, this text, organized in three moments, intends to offer an alternative view to the one posed by the author. In the section, Which citizenship, in which democracy, we briefly discuss the concepts of citizenship and democracy, articulating them to the respective contexts of the so-called redemocratization and the Lula government. We seek, with this, to reveal the political option of the forces that work for the 'democratic transition' updated — in a certain manner — in the current government. In Which polytechnic education, we retake the concept of polytechnic education and, from it, we try to show how the political option of the alliancist countenance ended up cooling the socialist impetus, disarming the critical educational speech of its most important base: the fight for the overcoming of the class society. Finally, in The two faces of a mirage, we seek to present (once again) in a synthetic manner, the relation of political subordination both in the more general aspect and in the educational debate aspect.
  • On the currentness of voluntary servitude Debate

    Fontes, Virgínia

    Abstract in Portuguese:

    Os processos de sujeição voluntária parecem consubstanciais à expansão do capitalismo. A transformação ocorrida no caráter da propriedade, tornando-a móvel e flexível, sob a forma dinheiro, tem sua contrapartida em nova mobilidade dos trabalhadores, expropriados do controle do conjunto do processo produtivo e tornados disponíveis como mera capacidade produtiva. A liberdade contemporânea não é mero engodo, pois expressa longa luta pela redução dos laços de controle de tipo senhorial, levada a efeito pelos camponeses e pelos trabalhadores urbanos. Mas também não pode ser considerada como expressão de uma real libertação humana, uma vez que repousa sobre formas de expropriação que, de maneira aparentemente 'natural', impõem aos trabalhadores sua própria sujeição. Na atualidade, o aprofundamento da separação realizada entre a propriedade econômica e as possibilidades de intervenção política agrava as condições dessa "servidão voluntária" e vem sendo, de forma quase sarcástica, apresentado como "trabalho voluntário".

    Abstract in English:

    The processes of voluntary subjection seem consubstantial to the expansion of capitalism. The change that took place in the nature of property, making it mobile and flexible, under the form of money, has its counterpart in the new mobility of the workers, expropriated from the control of the productive control group and made available as a mere productive capacity. The contemporary freedom is not a mere enticement, for it expresses a long fight for the reduction of the manorial control ties, taken into effect by the peasants and by the urban workers. But it also can not be considered as an expression of actual human freedom, since it rests on forms of expropriation that, on an apparently 'natural' manner, impose to the workers their own subjection. Currently, the deepening of the of the separation that took place between the economic property and the possibilities of political intervention aggravates the conditions of this "voluntary servitude" and is being, on an almost sarcastic manner, presented as "voluntary work".
  • Rethinking the evaluation: creative perspectives for the professional education in the worker's health area Relato

    Moreira, Marilda

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho propõe a discussão de formas alternativas às provas e aos testes na avaliação escolar. Sendo assim, foram apresentadas duas experiências realizadas com alunos do Curso Técnico de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, unidade da Fundação Oswaldo Cruz, que visavam à ruptura com o modelo tradicional de avaliação, marcado pela relação verticalizada entre professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem. Argumenta-se que, dependendo da forma como é conduzida, a avaliação pode ser um instrumento autoritário, punitivo e estigmatizante e, nesse sentido, cabe aos profissionais da área de educação uma reflexão sobre seu posicionamento ideológico e político, a fim de perceberem se sua prática docente estaria contribuindo para a manutenção das desigualdades sociais.

    Abstract in English:

    This work proposes the discussion of alternative forms to the exams and the texts in school evaluation. Thus, two experiences were presented, performed with students from the Technical Course of Sanitary Vigilance and Environmental Health, the Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health, Fundação Oswaldo Cruz unit, which sought to break with the traditional model of evaluation, marked by the verticalized relationship between teacher and pupil in the teaching-learning process. It is argued that, depending on the way it is conducted, the evaluation can be an authoritarian, punitive and stigmatizing instrument and, in this sense, it is up to the professionals from the education area a reflection on its ideological and political positioning, so as to perceive if its teaching practice would be contributing to the maintenance of social unequalness.
  • Entrevista: Yves Schwartz Entrevista

  • Pensamento crítico e movimentos sociais: diálogo para uma nova práxis Resenhas

    Jezine, Edineide
  • A profissionalização da enfermagem brasileira Resenhas

    Timoteo, Rosalba Pessoa de Souza
  • Saúde e democracia: história e perspectivas do SUS Resenhas

    Koifman, Lilian
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revtes@fiocruz.br