• Untitled document Editorial

    Brasil, Isabel; Fonseca, Angélica Ferreira; Martins, Carla Macedo
  • Notas sobre as inflexões da teoria crítica na formação técnica na saúde Ensaio

    Pereira, Isabel Brasil

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo relaciona a herança da Teoria Crítica, sobretudo Theodor Adorno, o problema da educação para a emancipação, não para a barbárie ou a integração cega na sociedade existente, e a formação dos trabalhadores dos serviços de saúde, principalmente a educação técnica de nível médio, para não apenas reproduzir o capitalismo e suas formas de injustiça.

    Abstract in English:

    This article relates the legacy of the Critical Theory, particularly that of Theodor Adorno, the problem of education for emancipation and not for barbarity or blind integration to society, and the education and training of health service workers, especially mid-level technical education, so as not to merely reproduce capitalism and its forms of injustice.
  • Tecnologia e desafios da educação brasileira contemporânea Artigos

    Silva, Roberta Maria Lobo da

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo busca apresentar uma discussão conceitual sobre tecnologia, tendo como horizonte um projeto de educação centrado na liberdade humana. É um resultado parcial da linha de pesquisa Educação, Cultura e Tecnologia/Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (UFRRJ/CNPq), que tem como objetivo desenvolver projetos de pesquisa sobre a relação existente entre educação, cultura e tecnologia a fim de discutir as mudanças do estatuto epistemológico da educação nos séculos XX e XXI. A referência teórica está centrada no pensamento de Herbert Marcuse, em especial em seus conceitos de racionalidade crítica e racionalidade tecnológica. À luz destes conceitos, apresentaremos os desafios da educação contemporânea brasileira diante de uma realidade de imensos territórios segregados espacial e socialmente, bem como do apelo de uma sociedade do espetáculo embrutecedora dos sentidos e intensificadora do fetiche da mercadoria. Partindo deste contexto, apresentaremos as possibilidades da educação preparar os jovens para a participação ativa no mundo da cultura através da exploração da imaginação histórica e estética, tendo como referência a produção audiovisual.

    Abstract in English:

    This article presents a conceptual discussion on technology, as it relates to an educational project centered on liberty. It is a partial result of the Line of Research on Education, Culture and Technology/Critical Theory and Education Research Group, at the Federal Rural University of Rio de Janeiro/National Council for Scientific and Technological Development (UFRRJ/CNPq). The objective of this research group is to develop research projects on the relationship between education, culture and technology, with a view to discussing the changes in the epistemological status of education in the 20th and 21st centuries. The theoretical reference centers on the work of Herbert Marcuse, particularly his concepts of critical rationality and technological rationality. In the light of these concepts, we will present the challenges of Brazilian contemporary education, faced with a reality of immense territories that are spatially and socially segregated, and of the appeal of a society of spectacle that desensitizes the person and intensifies the commercial object as fetish. In this context we will present the possibilities of education to prepare young people for an active participation in the world of culture through the exploration of historical and aesthetic imagination, with a reference in audiovisual production.
  • Auxiliares e técnicos de enfermagem na saúde da família: perfil sociodemográfico e necessidades de qualificação Artigos

    Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães; Costa, Márcio Clébio Fonseca; Rocha, José; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm

    Abstract in Portuguese:

    Estudo exploratório-descritivo, realizado com 38 auxiliares e 17 técnicos de enfermagem que atuavam na Estratégia Saúde da Família (ESF), nos municípios de Acaraú, Chaval, Coreaú, Granja, Marco e Santana do Acaraú, no estado do Ceará, no período de março a abril de 2005, que objetivou traçar o perfil e as necessidades de qualificação desses profissionais. O perfil mostrou que, em sua maior parte, eram mulheres casadas, com idade entre 31 e 40 anos, ensino médio concluído, renda de um salário mínimo, atuando na área rural. Quanto s necessidades de qualificação por eles apontadas, destacam-se os temas biossegurança, internação domiciliar, métodos e técnicas de cuidados com feridas e sondas, esterilização, atividades educativas e acolhimento. A maior parte das necessidades referidas resume-se a técnicas e sugere deficiências na formação profissional. Enfatiza-se a importância de uma política de educação permanente, para melhor capacitação e melhoria na atuação deste segmento profissional na ESF.

    Abstract in English:

    An exploratory and descriptive study, conducted with 38 nursing assistants and 17 nursing technicians who worked in the Family Health Strategy (ESF), in the municipalities of Acaraú, Chaval, Coreaú, Granja, Marco and Santana do Acaraú, in the state of Ceará, from March to April of 2005. The objective was to trace the profile and qualification needs of these professionals. The profile showed that most were married women, between 31 and 40 years of age, having completed high school, receiving a minimum income, and working in the rural area. The main qualification needs they pointed out include biosafety, home care, methods and techniques of treating wounds and probes, sterilization, educational activities and receiving the patient. Most of the needs mentioned are techniques, suggesting deficiencies in professional training. The authors emphasize the importance of a permanent policy of education, to improve the qualification of this professional segment and its work in the ESF.
  • O sofrimento no trabalho docente: o caso das professoras da rede pública de Montes Claros, Minas Gerais Artigos

    Noronha, Maria Márcia Bicalho; Assunção, Ada Ávila; Oliveira, Dalila Andrade

    Abstract in Portuguese:

    Estudos nas últimas décadas têm evidenciado que o adoecimento do professor teria origem no paradoxo entre sua missão e a invisibilidade do trabalho docente aos olhos da organização escolar. O objetivo deste estudo é identificar possíveis interseções entre o excesso e rigor das cobranças, que não vêm acompanhadas das condições necessárias para a realização do trabalho do professor, e os relatos de frustração presente entre esses profissionais. Para avaliar o trabalho em sala de aula de nove professoras, adotou-se a metodologia da ergonomia da atividade de trabalho. Viu-se que as professoras, depois de intervirem inúmeras vezes para separar brigas de alunos em sala de aula, deixam, outras vezes, de dar atenção ao fato. Existe um momento em que elas ignoram a indisciplina, parecendo expressar uma estratégia para lidar com essa perturbação. Os resultados indicam a elaboração de um modelo de planejamento com previsão de tempo para as inúmeras atividades previstas pela nova missão da escola, visando a descongestionar a sala de aula e evitar a sobreposição de tarefas cuja marca mais intensa são as interrupções descritas.

    Abstract in English:

    Studies in the last decades have shown that teachers' illnesses originate in the paradox between their mission and the invisibility of teaching in the eyes of the school organization. The objective of this study is to identify possible intersections between the excess and strictness of the demands, made without providing the conditions needed for the required teaching work, and the reports of frustration among those professionals. To assess the work of nine teachers in the classroom, the authors adopted the methodology of work activity ergonomics. It was found that the teachers, after intervening countless times to separate students fighting in class, at other times do not turn their attention to the fact. In such moments they ignore the lack of discipline, seemingly expressing a strategy to deal with the disturbance. The results indicate the preparation of a planning model with time estimates for the numerous activities established by the school's new mission, aiming to reduce crowding in the classroom and avoid the overlapping of tasks, which contribute markedly to the students' disruptions.
  • O trabalho do enfermeiro nos centros de atenção psicossocial Artigos

    Kantorski, Luciane Prado; Mielke, Fernanda Barreto; Teixeira Júnior, Sidnei

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo trata do perfil e atividades desenvolvidas por enfermeiros nos centros de atenção psicossocial (Caps). Consiste num estudo qualitativo do tipo descritivo. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista estruturada, realizada com 13 enfermeiros dos Caps I e II, pertencentes à área de abrangência da Terceira Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (3ª CRS/RS), onde foram apreendidas informações sobre a clientela atendida no serviço, composição da equipe, atividades realizadas e ações desenvolvidas pelo enfermeiro no Caps. Os enfermeiros elencaram suas atividades na prática cotidiana do Caps e estas foram contextualizadas a partir do referencial da reabilitação psicossocial no interior da reforma psiquiátrica.

    Abstract in English:

    This study concerns the profile and activities carried out by nurses in the Psychosocial Care Centers (Caps). It is a qualitative study of the descriptive type. The research instrument used was the structured interview, conducted with 13 nurses of Caps I and II, belonging to the area covered by the Third Regional Health District of Rio Grande do Sul (3ª CRS/RS). From the interviews, information was obtained about the clientele of the Caps, the team's composition, and the activities the nurses carried out in the Caps. The nurses listed their activities in the routine of the Caps, and they were examined in reference to psychosocial rehabilitation within the psychiatric reform.
  • Atividade de comunicação e de trabalho Artigos

    Figaro, Roseli

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo discute o binômio comunicação e trabalho a partir da perspectiva da ergologia, ou seja, da atividade humana. Faz uma breve retrospectiva das teorias de comunicação, analisando como as correntes teóricas hegemônicas vêem de maneira limitada os processos de comunicação. E discute sobre os conceitos de comunicação e de trabalho, propondo uma abordagem de pesquisa que permita melhor compreender esse binômio.

    Abstract in English:

    This article discusses the communication and work binomial from the perspective of ergology, that is, of human activity. It presents a brief retrospective of communication theories, analyzing the limited view of communication processes by hegemonic theoretical currents, and discusses concepts of communication and work, proposing a research approach that will allow better understanding of this binomial.
  • A importância do ergodesign na avaliação de CD-ROM sobre dengue e doença de chagas na educação em saúde Artigos

    Pimenta, Denise Nacif; Diniz, Heloisa Maria Nogueira; Andrade, Manuel de Almeida Magalhães; Oliveira, Patrícia Rezende de; Silva, Juliana Ferreira da; Dias, João Carlos Pinto; Schall, Virgínia Torres; Santos, Robson

    Abstract in Portuguese:

    Na interseção entre saúde, educação e o controle e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias, consideram-se os conceitos e práticas de ergodesign como elementos fundamentais para geração de interfaces de materiais para aprendizagem interativa em saúde, que reflitam a relação entre usuário, tarefas e ambientes. Relata-se a avaliação de CD-ROM a partir de princípios do ergodesign, com vistas a colaborar para o acesso e disseminação da informação em saúde e auxiliar na aprendizagem interativa para profissionais de saúde de nível médio e superior. Para tal, realizou-se levantamento de 21 materiais digitais de instituições internacionais e nacionais sobre as duas doenças. Os materiais foram avaliados através de uma lista de verificação: ergolist. Verificou-se que os materiais avaliados não atendem plenamente aos critérios de avaliação adotados. A avaliação e produção de tecnologias de informação e comunicação, como CD-ROM educativos e interativos, a partir dos princípios do ergodesign podem servir como instrumento facilitador na disseminação da informação e redução de fronteiras entre educação e saúde.

    Abstract in English:

    In the intersection between health, education and the control and prevention of infectious and parasitic diseases, ergodesign concepts and practices are considered fundamental elements in the generation of interfaces for learning materials in health, reflecting the relationship between user, tasks and environments. The authors conducted CD-ROM assessments based on ergodesign principles, with the aim of contributing to the access and dissemination of information relating to health and assisting in interactive learning for mid- and high-level health professionals. 21 digital materials about the two diseases, from national and international institutions, were surveyed. The materials were assessed through a checklist called the ergolist. It was found that the evaluated materials did not fully meet the evaluation criteria. The evaluation and production of information and communication technologies, such as educational and interactive CD-ROMs, based on ergodesign principles, can be a facilitating instrument in the dissemination of information and shrinking of frontiers between education and health.
  • Avaliação da proposta de construção de um currículo interdisciplinar numa escola técnica de saúde Relato

    Dávila, Paulo Gilberto Simões; Loguercio, Rochele de Quadros; Pino, José Claudio Del; Santos, Fabiano da Silveira

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho busca propiciar espaços para a formação dos professores, agregando a prática por eles desenvolvida ao plano político-peda-gógico da escola e aos entendimentos sobre as diferentes formas e níveis de integração curricular possíveis. Nesse processo foram pesquisados os entendimentos de inter/multi/pluri/transdisciplina-riedade e a forma pela qual ela poderia ser efetivada numa realidade educacional de escola técnica.

    Abstract in English:

    This work aims to provide spaces for the training and education of teachers, adding the practices they developed to the school's political- pedagogical plan and to the views of the various forms and levels of possible curricular integration. The authors researched inter/multi/pluri/transdisciplinarity and the manner in which it could be achieved in the educational reality of a technical school.
  • Entrevista: Carmen Teixeira Entrevista

  • Recursos críticos: história da cooperação técnica Opas-Brasil em recursos humanos para a saúde (1975-1988) Resenhas

    Mott, Maria Lúcia de Barros
  • Riqueza e miséria do trabalho no Brasil Resenhas

    Sabóia, Vivian Aranha
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revtes@fiocruz.br