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Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 6, Número: 2, Publicado: 2008
  • Documento sem título Editorial

    Pereira, Isabel Brasil; Fonseca, Angélica Ferreira; Martins, Carla Macedo
  • Desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação Ensaio

    Saviani, Dermeval

    Resumo em Português:

    Busca-se aqui discutir os desafios que se antepõem à tarefa da construção do sistema nacional de educação, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação, tema retomado por iniciativa do Ministério da Educação. Com base nas imprecisões e confusões reinantes nessa área, começa-se pela discussão do próprio significado da expressão 'sistema nacional' a partir de sua configuração histórica. Em seguida, aborda-se o tema propriamente dito, ou seja, os desafios para a construção do sistema, os quais são agrupados em quatro modalidades: econômicos, traduzidos na tradicional e persistente resistência à manutenção do ensino público no Brasil; políticos, expressos na descontinuidade das iniciativas de reforma da educação; ideológicos, representados pelas idéias e interesses contrários ao sistema nacional de educação; e legais, correspondentes à resistência à aprovação de uma legislação que viabilize a organização do ensino na forma de um sistema nacional em nosso país.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the article is to discuss the challenges that are faced in the task of building the national education system in the context of the Plan for the Development of Education, an issue that has come back under the spotlight by initiative of the Ministry of Education. Based on the inaccuracies and confusion that prevail in this area, the discussion begins with the meaning of the expression 'national system' itself, as based on its historical configuration. It then approaches the theme, i.e., the hurdles that must be overcome to build the system, which are grouped in four modes: economics, translated in the traditional and persistent resistance to maintaining public education in Brazil; political, expressed by the lack of continuity in educational reform initiatives; ideological, represented by ideas and interests that are contrary to the national education system; and legal, involving the resistance against the approval of legislation that may make organizing education as a national system in our country viable.
  • Educação de qualidade: um dos dilemas fundamentais para a definição das políticas educativas Artigos

    Bianchetti, Roberto Gerardo

    Resumo em Português:

    'Educação de qualidade' e 'qualidade da educação' são termos repetidos nos documentos e discursos que acompanham as propostas de ação no terreno educativo e que são utilizados para justificar determinadas estratégias de políticas educativas. Este artigo busca explicitar estes conceitos, considerando que os diferentes usos ou suas diferentes interpretações podem ser conseqüência dos processos histórico-sociais que atravessaram os países nas últimas décadas. O estudo afirma que o conceito de 'qualidade' converte-se num dilema para a definição das políticas educacionais, já que pode ser utilizado com sentidos e conteúdos muito diferentes, e, em alguns casos, antagônicos. Reconhece também a existência de um conteúdo ideológico do conceito quando vinculado à educação.

    Resumo em Inglês:

    'Education of quality' and 'quality of education' are terms repeated in documents and speeches that go with propositions of action in educational field and that are used to justify specific strategies of educational policies. This article intends to explain these concepts, considering that the different uses or different interpretations might be consequences of historical-social processes that pervaded countries in the last decades. The study sustains that the concept of 'quality' becomes a dilemma for the definition of educational policies, because it can be used with very different senses and contents and, in some cases, antagonical, and recognizes the existence of an ideological content of the concept when linked to education.
  • O arcaico e o moderno no Brasil: variações em torno de uma educação interrompida Artigos

    Bueno, André

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa alguns aspectos e problemas da modernização conservadora do capitalismo no Brasil, tendo como foco o período do pós-guerra e a ditadura militar que começa em 1964 e se radicaliza em 1968. As relações entre cultura, educação e política são analisadas tendo como referência o ensaio "Cultura e política, 1964-69", de Roberto Schwarz.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes a few aspects and problems of the conservative modernization of capitalism in Brazil, focusing on the post-war and military dictatorship period in Brazil, which started in 1964 and became more radical in 1968. The relationship between culture, education, and politics are analyzed using Roberto Schwarz's "Cultura e política, 1964-69" (Culture and politics, 1964-69) essay as a reference.
  • Valer (vá ler?): formação de trabalhadores sob a ideologia do mercado na universidade corporativa da Vale Artigos

    Ramos, Giovane Saionara; Santos, Aparecida de Fátima Tiradentes dos

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo discutir a concepção de educação dos projetos de formação profissional promovidos pela Valer, a Universidade Corporativa da Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale). O controle sobre a formação dos trabalhadores assume um papel estratégico para a otimização dos resultados organizacionais. Entretanto, demandado pelo mercado, o aumento da oferta de escolaridade para a satisfação das demandas da reestruturação produtiva dista de uma perspectiva de formação omnilateral, sendo marcada, ao contrário, pela lógica do imediatismo e da instrumentalização, além da adesão à cultura organizacional e captura da subjetividade. Sob a ótica das competências necessárias para a execução das tarefas, o trabalho vem se deteriorando e, com ele, o trabalhador. A investigação está referendada no materialismo histórico, que comporta a tarefa de desvendar a realidade fragmentada e articulada com o senso comum. Como instrumento analítico, utilizamos a análise do discurso.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to discuss the concept of education in the professional qualification projects undertaken by the 'Valer,' the Corporate University of the Companhia Vale do Rio Doce (currently Vale). The control over the workers' training takes-on a strategic role that is aimed at optimizing organizational results. However, under market pressure, the increase in the supply of schooling to meet the demands imposed by productive restructuring is far from a perspective of providing omnilateral qualification; rather, it is marked by the logic of immediatism and instrumentalization and adheres to the organizational culture and to capturing subjectivity. From the viewpoint of the competencies that are required to perform the tasks, work has been deteriorating and, with it, the workers. The investigation is endorsed by historical materialism, which bears the task of unveiling the fragmented, articulated reality via common sense. We used the Analysis of Discourse (AD) as an analytical instrument.
  • Categoria, teoria, conceito (para dizer o ser em múltiplos sentidos) Artigos

    Valle, Lílian do

    Resumo em Português:

    Qualquer que seja o ponto de partida dessa experiência que se denomina pensar, seu desenvolvimento e efetividade tomam a forma de uma manifestação. Como não há manifestação sem espectador, o pensamento depende, pois, do outro a quem ele se endereça: nem que, precária e temporariamente, eu seja para mim mesmo a figura desse outro. Assim, se os humanos são 'feitos de mundo', o pensamento humano é feito das palavras que, engendradas nesse e por esse mundo, fornecem, por sua vez, ao mundo os sentidos que o fazem ser para nós. Assim, talvez uma das primeiras tarefas da reflexão filosófica da educação seja a de contribuir para o questionamento dos sentidos e das torções de sentido a que os modismos, ou a simples rotina, submetem as palavras: neste artigo, entre tantas ocorrências que se poderia invocar, interessou examinar a noção de 'categoria', cuja trajetória parece especialmente ilustrativa dos riscos a que o uso dogmático pode submeter a reflexão.

    Resumo em Inglês:

    No matter what the starting point for this experience called thought, the development and existence of thought take on the shape of an event. Just as there cannot be an event without spectators, a thought depends on the person to whom it is addressed; even if precariously and temporarily, I become, for myself, the figure of this other person. Thus, if human beings are 'made of the world,' human thought is made of words which, created in and by this world, lead, in turn, to the world of meanings and what they signify to us. As such, perhaps one of the first tasks of philosophical reflection on education is to contribute to questioning the meanings and distorsions of meaning that trends, or simple routine, impose on words. In this article, among the many occurrences that could be mentioned, the goal was to examine the notion of 'category,' the path of which seems to be especially illustrative of the risks that dogmatic use can impose on reflection.
  • Construtores de casa e artífices de cidadania: modos cooperativos de trabalhar e viver Artigos

    Lima, Silvana Mendes; Gomez, Carlos Minayo

    Resumo em Português:

    Este artigo centra-se na análise de uma cooperativa da construção civil orientada por princípios da economia solidária. Buscou-se compreender em que medida essa experiência associativa, além de constituir uma estratégia de sobrevivência e de resistência diante do desemprego e subemprego, pode contribuir para a invenção de novas formas de trabalho e vida produtoras de saúde. Realizou-se um estudo qualitativo voltado ao conhecimento das principais questões que atravessam o processo produtivo cooperativo, sua viabilidade econômica e técnica e as relações estabelecidas entre os associados. Encontrou-se que o empreendimento rompe com a lógica habitual de trabalho implantada nos canteiros de obra, investe na qualificação de trabalhadores e expande um novo sentido formativo, de partilha, de sentimento associativo e de compromisso social com a comunidade local. Apesar das limitações decorrentes da falta de financiamento compatível com a especificidade de iniciativas dessa natureza, constitui uma referência exemplar de sucesso sob premissas da economia solidária.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses on the analysis of a civil construction cooperative guided by the principles of solidary economy. The goal was to understand to what extent this associative experience, in addition to building a strategy of survival and of resistance to unemployment and underemployment, can contribute to the invention of new forms of work and of life that can produce health. A qualitative study was carried out to get to know the main issues involved in the cooperative productive process, its economic and technical viability, and the relationships established among the members. It was found that the project breaks away from the habitual logic of work that is deployed at construction sites, that it invests in worker qualification, and expands a new qualification sense, one of sharing, of associated feeling, and of social commitment to the local community. In spite of the limitations derived from the lack of funding compatible with the specificity of initiatives of this nature, it is an exemplary reference of success under the premises of the solidary economy.
  • Integração ensino-serviços de saúde: o internato rural médico da Universidade Federal de Mato Grosso Artigos

    Neves, Marco Aurelio Bertúlio das; Spinelli, Maria Angelica

    Resumo em Português:

    Este estudo é uma pesquisa avaliativa que reconstitui e analisa os objetivos do programa de integração ensino - serviços de saúde, instituído entre a Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Teles Pires, em Mato Grosso, no ano de 2000. É um estudo de caso que utilizou abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados se deu em fontes secundárias e primárias por meio de entrevistas semi-estruturadas com gestores e agentes implementadores das instituições. Os resultados demonstram, entre outros aspectos, que: não houve formulação prévia e comum dos objetivos para o programa entre as instituições; ao serem reconstituídos, verificou-se que foram elevados os percentuais de objetivos não alcançados; as atividades desenvolvidas não foram suficientes para o alcance dos objetivos; mesmo entre os atores de uma mesma instituição, os objetivos foram distintos; dos objetivos reconstituídos, 75% foram objetivos de organização de serviços ou objetivos acadêmicos. O estudo conclui que as instituições visaram seus objetivos específicos. Recomenda o estabelecimento de referencial teórico sobre integração ensino-serviços de saúde que paute a definição de objetivos, metas, atividades, responsabilidades e indicadores para futuras avaliações sistemáticas do programa.

    Resumo em Inglês:

    This study is an assessment survey that reconstitutes and analyzes the objectives of the teaching-health service integration program instituted by the Federal University of Mato Grosso (UFMT), by the Mato Grosso State Health Department, and by the Inter-municipal Consortium of Health of the Teles Pires Region (Mato Grosso), in 2000. It is a case study based the qualitative and quantitative approach. Data were collected from secondary and primary sources by means of semi-structured interviews conducted with managers and agents who implemented the institutions. The results show, among other aspects, that there was no previous and common formulation of program objectives among the institutions; when reconstituted, it was noticed that the index of unachieved objectives was very high; the activities that were carried out were insufficient to reach the objectives; even among the players of a same institution, the objectives were distinct; of the reconstituted objectives, 75% were service organization or academic objectives. The study concludes that each institution sought its specific objectives and recommends the establishment of a theoretical referential on the teaching-health service integration process to guide the definition of the objectives, goals, activities, responsibilities, and indicators for future systematic program assessments.
  • Assédio moral e saúde mental do trabalhador Artigos

    Freire, Paula Ariane

    Resumo em Português:

    A globalização e o neoliberalismo geraram uma precarização do trabalho, com conseqüências em todo o mundo. O 'produtivismo', fundado no modo de produção capitalista, traz à cena uma nova forma de gerir recursos humanos no interior das empresas. Essa nova gestão se compõe por uma série de exigências, traduzidas pelos gestores, no cotidiano, como uma maior pressão por metas e cobranças personificadas em resultados quantitativos crescentes. Tudo isso traz uma brutal mudança no meio ambiente de trabalho - assim entendido como conjunto de condições externas e internas do local de trabalho e sua conexão com a saúde dos trabalhadores. Essas alterações tornam o ambiente de trabalho hostil, desumano e, portanto, qualitativamente desequilibrado, o que afeta abruptamente a saúde mental do trabalhador, visto que o empregado passa grande parte de sua vida desenvolvendo suas relações interpessoais e sociais no ambiente de trabalho. Portanto, a qualidade de sua vida depende imediatamente da qualidade no seu ambiente de trabalho. É nesse ambiente, marcado por pressões pelo desempenho quantitativo e alcance de metas, e pela despersonalização do trabalhador - este tratado como objeto de produção - que acontece o denominado assédio moral, um processo de violência psicológica extremado contra o trabalhador, causando-lhe uma série de danos psicológicos.

    Resumo em Inglês:

    Globalization and neoliberalism generated a precarization of work, one which has had consequences for everyone. "Productivism," based on the capitalistic production mode, brings to scene a new way to manage human resources in companies. This new management is composed of a series of requirements, translated by the managers, in everyday life, as increased pressure to achieve goals and personalized impositions for growing quantitative results. Combined, this has caused a brutal change in the workplace - understood as a set of conditions that are external and internal to the workplace and its connections to the workers' health. These changes render the work environment a hostile, inhumane place and, thus, qualitatively unbalanced with abrupt effects on the workers' mental health, since employe-es spend most of their lives developing interpersonal and social relations at work. Therefore, their quality of life is largely dependent on the quality of their work environment. It is in this environment, marked by quantitative performance and target-reaching pressures, and by the workers' depersonalization - treated as an object of production - that the socalled mobbing takes place, a process of extreme psychological violence against the worker that causes a series of psychological damages to them.
  • Uma experiência pedagógica no ensino médio integrado: pesquisando os agentes comunitários de saúde Relato

    Braga, Ialê Falleiros; Lopes, Marcia Cavalcanti Raposo

    Resumo em Português:

    Este texto tem como proposta relatar uma experiência pedagógica com alunos do ensino técnico na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fiocruz (EPSJV/Fiocruz). Essa experiência, que teve duração de um semestre, enfocou a temática "Agentes comunitários de saúde (ACS) - política, formação e trabalho", com o objetivo de proporcionar aos alunos uma introdução à pesquisa, seguindo a proposta de iniciação à educação politécnica em saúde da EPSJV. Alunos e preceptoras entraram em contato com as políticas voltadas à formação e ao trabalho dos ACS e conversaram com pesquisadores da área e ACS. O trabalho resultou na elaboração de um vídeo-documentário e na produção coletiva deste relato. O trabalho introdutório de pesquisa em questão retirou alunos e preceptoras dos lugares de 'mestres sábios' e 'aprendizes ignorantes', dando-lhes a oportunidade de romper com o modelo bancário de educação e levando-os a olhar o processo de aprendizagem e o objeto de estudo numa perspectiva crítica.

    Resumo em Inglês:

    This article reports on a teaching experience carried out with technical education students at Fiocruz's Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health (EPSJV/Fiocruz). This experience, which lasted one semester, focused on "Community Health Agents (CHA) - policy, qualification, and work," and aimed to provide the students with an introduction to research following the proposal of initiation to EPSJV's polytechnic education in health. Students and educators analyzed the CHA qualification and work policies and had a chance to discuss the issue with researchers involved in this area and with CHAs. The outcome of the work was the production of a documentary video and the collective preparation of this report. This introductory work in research repositioned students and educators away from the standard condition of "wise master" and "ignorant apprentice," and gave them the chance to break away from the banking model of education and to gain an critical view of the learning process and of the study's object.
  • Documento sem título

    Resumo em Português:

    Marcos Cueto é formado em história e ciências sociais e professor do Departamento de Ciências Sociais e Saúde da Faculdade de Saúde Pública e Administração da Universidade Cayetano Heredia em Lima, Peru. Desde 1991 vem lecionando e pesquisando temas que envolvem a história da saúde pública, bem como as relações com a saúde internacional e a saúde global. Sua preocupação em estabelecer um diálogo entre as ciências sociais e a saúde tem produzido estudos sobre a história das doenças epidêmicas no Peru, a história da saúde pública na América Latina e, mais recentemente, tem realizado pesquisas sobre a história da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 1998, ganhou com a publicação de El regreso de las epidemias: salud y enfermedad en el Perú del siglo XX o prêmio ibero-americano de melhor livro de ciências sociais e humanidades sobre a América Latina publicado em espanhol. Nesta entrevista1, concedida à revista Trabalho, Educação e Saúde em 2006, Cueto expõe reflexões decorrentes de suas últimas pesquisas sobre saúde internacional, saúde global e a atuação dos organismos internacionais como a OMS e a Opas.

    Resumo em Inglês:

    Marcos Cueto is a history and social sciences graduate and professor at the Department of Social Sciences and Health of the College of Public Health and Administration of Cayetano Heredia University, in Lima, Peru. Since 1991, he has been teaching and researching issues related to the history of public health, in addition to the relationship with international and global health. His concern with setting dialogue between social sciences and health has resulted in studies on the history of epidemics in Peru, the history of public health in Latin America, and, more recently, he has researched the history of the Pan American Health Organization (PAHO) and of the World Health Organization (WHO). In 1998, he was granted with The Return of Epidemics: Health and Society in Perú during the Twentieth Century the Iberian-American award for the best book in social sciences and humanities about Latin America and published in Spanish. In this interview, granted to the Trabalho, Educação e Saúde journal in 2006, Cueto discusses his reflections on his latest research on international health, global health, and on the performance of international bodies such as the WHO and the PAHO.
  • Público e privado na política de assistência à saúde no Brasil: atores, processos e trajetórias Resenhas

    Matta, Gustavo Corrêa
  • O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas Resenhas

    Santos, Marco Antônio
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